quarta-feira, 30 de junho de 2010

Wober Júnior desiste de tentar a reeleição e será candidato a vaga de deputado federal

WOBER JR O vereador de Areia Branca, Alderi Batista de Souza (PPS), deve estar suspirando aliviado. O presidente estadual do seu partido, deputado estadual Wober Júnior, desistiu de tentar a reeleição para Assembleia Legislativa e será candidato a uma vaga de deputado federal.

A alguns dias Wober Júnior esteve em Areia Branca para tentar evitar a migração de apoiadores importantes à sua reeleição para o palanque do estreante George Soares (PR), filho do ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, e candidato a deputado estadual. Em nível local Soares faz dobradinha com o deputado federal João Maia (PR), que conquistou apoios significativos.

ALDERI COM MACEDO E CANDIDATOS O cuidado de Wober Júnior era não perder o apoio do único vereador do seu partido na Câmara Municipal de Areia Branca, Alderi Batista (na foto, o primeiro pela ordem). O que deixara o presidente estadual do PPS de “orelha em pé” teria sido o fato de o ex-vereador Francisco Antônio de Macedo (que recentemente deixou o PPS) ter fechado apoio à dobradinha João Maia e George Soares (foto). Essa mudança de Macedo poderia refletir na ida de expoentes do PPS local para o seu lado. Inclusive o vereador Alderi Batista, já que ambos são muito amigos.

O PPS fez ontem, 29, a convenção estadual a partir das 9h, na Assembleia Legislativa. Wober Júnior afirmou que o projeto de ser candidato a deputado federal é antigo e trata-se de um ptrojeto do partido.

Ele confirmou que a chapa proporcional com o PSB, PTB, PT e PPS é difícil para federal, já que tem dois candidatos a reeleição: a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB), além do vereador Adenúbio Melo. “É uma aliança complicada, mas politicamente nossa decisão está correta. Esse é um projeto do partido”, frisou Wober Júnior.

DIAP aponta Garibaldi e Agripino favoritos para o Senado e Wilma com “chance média”

GARI E AGRIPINO O senador Garibaldi Filho (PMDB), candidato à reeleição, é um dos que possui maior chance de se reeleger para a cadeira que atualmente ocupa no Senado. Quem avalia é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que preparou levantamento nacional sobre o assunto, indicando por partido e por estado quais os pré-candidatos que têm chances de se eleger ou reeleger.

Publicada no site Congresso em Foco de ontem, 29, a reportagem informa que no Rio Grande do Norte há "chance alta para a reeleição do senador Garibaldi Filho". A avaliação é um raio-x da eleição para o Senado no Brasil.

WILMA COM CHANCEMEDIA;JPG No Rio Grande do Norte, o único candidato classificado da mesma maneira que Garibaldi Filho é o senador José Agripino Maia (foto acima), do DEM. A ex-governadora Wilma de Faria (foto), terceira candidata a uma das vagas no Senado, é avaliada como tendo "chance média".

Além de informar quem possui melhores chances de chegar ao Senado, o site também mostra uma listagem de todos os pré-candidatos que correm risco de não concorrer na eleição que se aproxima devido às sanções da "lei da Ficha Limpa".

Veja abaixo as chances de cada um dos partidos em cada estado:

PSB

O partido tem dois senadores. Poderá ter quatro representantes.
Veja os candidatos do partido com mais chances, segundo o Diap:

Rio Grande do Norte - chance média com a ex-governador Wilma Faria.

DEM

O partido tem atualmente 14 senadores, sendo que oito terminam o mandato em 2011. Veja os candidatos do partido com mais chances, segundo o Diap:

Rio Grande do Norte - chance alta de reeleição do senador Agripino Maia.

PMDB

O PMDB, atualmente com 17 integrantes do Senado, não tende a crescer. O levantamento mostra entre 14 e 16 cadeiras para o partido. Veja os candidatos do partido com  mais chances, segundo o Diap:

Rio Grande do Norte - chance alta para a reeleição do senador Garibaldi Alves.

· Fonte: Congresso Em Foco (Lúcio Lambranho)

terça-feira, 29 de junho de 2010

Ponto facultativo não altera expediente nas escolas do município que terão aulas, hoje

ESCOLA PROFESSORA GERALDA CRUZ A Prefeitura de Areia Branca decretou ponto facultativo em todas as suas repartições nesta terça-feira, 29, dia de São Pedro. Os serviços considerados essenciais, como as unidades de saúde, não sofrerão alteração. O decreto foi baixado pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), ontem, 28.

Em Areia Branca, o ponto facultativo não atinge as escolas da rede municipal de ensino (foto), que terão aulas normais, hoje. A informação é do secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda, explicando que foi feito um acordo com os educadores, que folgaram ontem, 28, para trabalharem hoje.

O Governo do Estado, o Poder Judiciário e o Ministério Público também decretaram ponto facultativo em todas as suas repartições neste feriado de São Pedro. A medida vale para todos os órgãos da Administração Direta, Indireta, autarquias e fundações. Exceto os serviços considerados essenciais, como de saúde e segurança, que funcionam normalmente.

Ao contrário do que muita gente acredita Dia de São Pedro, 29, não é feriado. Mas, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Areia Branca decretaram ponto facultativo e todas as repartições e órgãos da administração direta e indireta do estado e da capital estarão fechadas, neste dia.

Coligação com Iberê e Vagner candidatos ao Governo vai se chamar “Vitória do Povo”

IBERÊ E VAGNER Du­ran­te a con­ven­ção que oficializou a candidatura do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) à reeleição, no domingo, 27, tam­bém foram ho­mo­lo­ga­das as can­di­da­tu­ras da ex-governadora Wilma de Faria ao Se­na­do, com Luís Cláu­dio "Shopp" (PSB) e Ter­cei­ro Melo (PSB) para pri­mei­ra e se­gun­da su­plên­cia, res­pec­ti­va­men­te, e o ex-secretário da Casa Civil Vag­ner Araú­jo (PSB) para vice-governador. O PSB tam­bém ho­mo­lo­gou 10 can­di­da­tos a de­pu­ta­do es­ta­dual e qua­tro à Câ­ma­ra Fe­de­ral.

A co­li­ga­ção que tem Iberê como can­di­da­to vai se cha­mar "Vi­tó­ria do Povo", for­ma­da por PSB, PT, PPS, PTB, PHS, PTN e PRB. Iberê tam­bém conta com os apoios in­for­mais do PR e das li­de­ran­ças do PMDB que se­guem o de­pu­ta­do fe­de­ral Hen­ri­que Eduar­do Alves (PMDB).

Quem tam­bém ma­ni­fes­tou apoio ao go­ver­na­dor foi o de­pu­ta­do es­ta­dual Luíz Almir (PV), mesmo seu par­ti­do apoian­do a can­di­da­ta de opo­si­ção, senadora Rosalba Ciarlini (DEM). 

Chapa “puro sangue” com Iberê Ferreira, governador, e Vagner Araújo, vice (em foto reproduzida do Diário de Natal Online), foi homologada em convenção partidária, domingo passado, no Ginásio Machadinho, em Natal, perante quase 10 mil pessoas, segundo estimativas.

Areia Branca: Pagamento dos servidores e solenidade na Marinha são os destaques

Contracheque "gordo"

SOUZA ANUNCIA O PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO O prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (foto), confirma para terça-feira, 29, o início do pagamento da folha de junho do funcionalismo público municipal de Areia Branca. A novidade, segundo o prefeito, é que além dos proventos do mês, o servidor vai receber, junto, a antecipação de 50% do 13º salário. O desembolso será concluído nesta quarta-feira, 30.

Selo Unicef

SONY DSC                     A Comissão Municipal de Articulação Pró-Selo Unicef,  em Areia Branca, realizou mais uma reunião de planejamento com os setores (foto). O planejamento faz parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano, visando a definição de metas essenciais para o município atingir seu grande objetivo, que é a conquista do Selo Unicef - Município Aprovado 2010-2012.

Cidadela Junina

CIDADELA JUNINA A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos Programas Municipais de Apoio à Criança e ao Adolescente (Promad) e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizará nos dias 9 e 10 de julho o projeto "São João na Cidade de Todos - Cidadela Junina... da seca à festa da colheita". A coordenação do projeto estima a participação de quase 500 crianças e adolescentes nas atividades.

Sempre belas

LUCIANA BICHÃO E JAMILE DANTAS Areia Branca, terra de mulheres bonitas. Que o diga as sempre belas Luciana Bichão e Jamile Dantas (foto), tia e sobrinha, respectivamente. Jamile celebrou idade nova nessa segunda-feira, 28, sendo comemorada junto com a primeira vitória do Brasil nessa fase decisiva da Copa do Mundo 2010.

Arraiá do Ancião

CASA DO ANCIÃO DE IV No âmbito da municipalidade existe arraiá para todos os gostos. E também aqueles que envolvem um público muito especial, os idosos. É o caso do IV Arraiá do Ancião, que tem como tema este ano, "No tempo do pé de serra". Esse irreverente arraiá organizado pela Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes de Souza (foto) será apresentado dia 30, às 16h. Haverá comidas típicas, quadrilhas, forró, bingo e sorteio de balaio junino e outras novidades.    

D E S T A Q U E S

JORGE BASTOS FILHO DA SALINAS E DO SINDPESCA O empresário Jorge Bastos Filho (foto), da  Salinas Indústria de Pesca e presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindpesca), considera a redução da alíquota do ICMS um grande benefício para  o setor pesqueiro.

AGENTE DA CAPITANIA DOS PORTOS, CAPITÃO FRANCISCO CAVALCANTE I O Agente da capitania dos Portos em Areia Branca, capitão-tenente Francisco Cavalcante (foto), confirma para esta terça-feira, 29, às 9h, na sede do órgão, a inauguração das novas instalações do Ensino Profisisonal Marítimo.

CLEODON BEZERRA DA RÁDIO FM O empresário Cleodon Bezerra (foto) comemorou muito a classificação de C para B, pelo Ministério das Comunicações, da Rádio Costa Branca (FM 104,3). Assim, a emissora vai poder operar com até 5kW de potência. Ótimo!

 

Z O N A  F R A N C A

A urbanização e arborização da rua Desembargador Filgueira é uma obra muito esperada pelos moradores e pelos proprietários de veículos, que mediante a celeuma que está se tornando o trânsito em Areia Branca, estão buscando alternativas para desafogar o tráfego nas principais vias públicas da cidade. A rua asfaltada e urnanizada, com seus canteiros padronziados, será uma opção para os motoristas, já que tem ligação direta com a Calafates e a Fortaleza, no bairro Nordeste, a principal via de saída e acesso ao centro da cidade.

***

O projeto de urbanização da Desembargador Filgueira segue o padrão das demais ruas no perímetro urbano que já receberam o benefício, como a Deputado Manoel Avelino, Duque de Caxias e parte da Francisco Ferreira Souto. A  meta da atual administração municipal é padronizar e pavimentar todas as ruas da cidade.

***

Sem que as autoridades e os próprios pais se apercebam, a Associação dos Universitários  Areia-branquenses (AUA) e a categoria (parte dela) estão em vias de um confronto corporal. Há dias circulam rumores acerca do clima tenso que impera entre os estudantes que se deslocam diariamente para Mossoró. Antes, as reclamações eram decorrentes da falta de transportes. Hoje, além da questão dos ônibus, os usuários reclamam da má gestão na associação e da cobrança de uma taxa, instituída pela entidade, que está dando o que falar.

***

Direto e indiretamente, este será o ano em que Areia Branca terá mais candidatos a cargos proporcionais nas eleições de outubro próximo. Serão dois postulantes à Câmara Federal e um  à Assembleia Legislativa. O vereador por Natal, Paulo Wagner (PV), que é areia-branquense, será candidato a deputado federal, assim como o engenheiro do Dnit, Walter Fernandes (PCdoB), que não é daqui, mas sua mãe faz questão de colocar Areia Branca como ponto de partida da sua campanha. O outro filho da terra na disputa por uma cadeira de deputado estadual é Jocsã Cerqueira (PCdoB.

***

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) partiu na frente na defesa da indústria salineira no Brasil e apresentou no Congresso Nacional proposta que prorroga a isenção por mais 10 anos da taxa de Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). De acordo com a Lei nº 9432 de 1997, a indústria salineira fica isenta dessa taxação até janeiro de 2012.

***

"Se não conseguirmos prorrogar esse prazo, a indústria salineira, principalmente o sal produzido no Rio Grande do Norte, vai sofrer sérios prejuízos, tendo em vista que o nosso principal concorrente, o sal exportado do Chile tende a engolir a produção nacional, já que eles são isentos de qualquer taxação", explica Sandra Rosado, alertando que dessa forma se torna inviável a exportação do sal potiguar, por exemplo, para a região centro-sul do Brasil.

***

O educador social Carlos Júnior, da Estação Digital Areia Branca, foi um dos 20 educadores sociais de todo o Brasil selecionados pela ONG Programando o Futuro, para participar da 9ª Oficina de Inclusão Digital realizada de 22 a 24 deste mês, em Brasília. Uma semana antes, Areia Branca foi destaque no III Encontro Nacional das Estações Digitais, com o programa que desenvolve em parceria com a Associação de Apicultores, prefeitura e Instituto Dantas Monteiro (IDM).

***

Está confirmado para 8 de julho a inauguração do Restaurante Popular de Areia Branca. Havia uma previsão de entrega neste final de mês, mas apesar do ritmo acelerado das obras de readaptação do prédio da antiga Pizzaria Sabor da Terra, onde funcionará o empreendimento, os serviços só estarão concluídos em julho. O  restaurante popular local distribuirá 500 refeições diárias, ao preço de R$ 1,00.

***

O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), está reivindicando mais um importante benefício, junto ao Governo do Estado. Desta feita o benefício tem como público alvo as pessoas que vivem da agricultura familiar. "Souza" está solicitando ao governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) um conjunto de implementos agrícolas que inclui um trator e um caminhão-caçamba. O Governo do Estado vai entregar este mês 80 tratores e 10 caminhões caçamba para fortalecer a agricultura familiar no interior do RN.

***

Na sexta-feira, 25, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social visitou a localidade de São Cristóvão. O objetivo da visita foi realizar uma reunião preparatória com os moradores, visando a implantação do Programa Projovem Adolescente naquela vila/praia. Na oportunidade os moradores ficaram inteirados sobre a pré-inscrição dos candidatos ao programa, que será lançado breve, em São Cristóvão.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Arraiá Estrelar de Areia Branca fica em 15º lugar concorrendo com 300 participantes

ESTRELAR ok  III Concorrendo com 300 grupos da região Nordeste, o Arraiá Estrelar (fotos) da cidade de Areia Branca ficou com o 15º lugar geral, no Festival de Quadrilhas Juninas, destaque na programação do Mossoró Cidade Junina. O concurso foi realizado na quinta-feira, 24, onde se consagraram os representantes do estado do Ceará, que conquistaram as três primeiras colocações.

O Arraiá Estrelar, grupo de quadrilha junino estilizada, estreou este ano, sendo, portanto, sua primeira participação em festivais do gênero. Além da comemorada classificação no Mossoró Cidade Junina, o grupo areia-branquense conquistou o 1º lugar em Porto do Mangue no domingo, 27; foi 2º lugar em Apodi; e 3º lugar em Rodolfo Fernandes.

ESTRELAR OK Quanto ao resultado do Festival de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina, o 1º lugar foi a Quadrilha Ceará Junino; 2º lugar, Cumpade Justino e 3º lugar o grupo Filho do Sertão. Os três grupos são cearenses e considerados muito bons, além de possuírem grande número de participantes e esbanjarem luxo e glamour.

Para se ter uma ideia, no Ceará Junino, vencedor do certame, dançaram 100 casais, com roupas que custaram em média R$ 700,00 por pessoa. A título de comparação, um dançarino do Arraiá Estrelar gastou algo em torno de R$ 120,00 na preparação de todo o seu figurino.

TRE/RN adota plantão para receber pedidos de registros de candidaturas até 5 de julho

EXPEDITO FERREIRA II Nos dias 3 e 4 de julho, os setores de Protocolo, Secretaria Judiciária, Suporte e Sistemas Eleitorais da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) estarão de plantão, das 8h às 13h, para receber os pedidos de registro de candidatos escolhidos por partidos e coligações.

“É muito importante que os partidos não deixem para a última hora”, chama a atenção o presidente do Tribunal, desembargador Expedito Ferreira de Souza (foto). O prazo final para o registro de candidaturas encerra-se na segunda-feira, 5 de julho, às 19h.

domingo, 27 de junho de 2010

PCdoB homologa nome do areia-branquense Jocsã Cerqueira para deputado estadual

PCdoB EM CONVENÇÃO Sábado, 26, na Cidade da Esperança, em Natal, foi homologada a chapa do PDT/PCdoB ao Governo do Estado com Carlos Eduardo e Álvaro Dias, e Sávio Hakcradt para Senador. Com uma nominata em torno de 30 candidatos a deputado estadual, figura o jovem areia-branquense Jocsã Cerqueira (foto), que fez seu discurso voltado para juventude, educação, segurança, emprego e moradia.

O candidato local falou das potencialidades da região da Costa Branca e do Rio Grande do Norte. "A região da Costa Branca e o RN precisam de um deputado jovem que lute por políticas públicas voltadas a juventude e o emprego. E nós, nos propomos a ser a voz incansável de Areia Branca e da região”, disse o candidato.

PCdoB CONVENÇÃO III Já o candidato a governador Carlos Eduardo (foto), no seu discurso, reservou espaço para diversos pontos da sua administração na Prefeitura de Natal, com citação de obras como o Parque da Cidade, o aterro sanitário, o saneamento de Capim Macio e de Nossa Senhora da Apresentação e o ginásio 38poliesportivo da Zona Norte. E não deixou de lembrar sua parceria com o governo do presidente Lula em muitas dessas ações.

Carlos Eduardo definiu Lula como "parceiro de primeira hora em nossos projetos" e afirmou que essa aliança administrativa "será avivada em nosso governo pela candidata Dilma Roussef”.

Carlos Eduardo encerrou seu pronunciamento reafirmando os motivos que o levaram a ser candidato a governador. "O que me move nessa luta é o apelo das ruas, é o anseio do povo por seriedade, ética, honestidade, planejamento e capacidade de gerenciamento... Atributos que evidenciam a diferença entre nós e eles", comparou, alfinetando os adversários.

Final de semana teve assalto e tentativa de arrombamento na agência Banco do Brasil

BANCO DO BRASIL DE AREIA BRANCA Enquanto as obras da barreira policial seguem em ritmo acelerado, na entrada da zona urbana de Areia Branca, os malfeitores continuam aprontando das suas em diversos pontos da cidade. Na sexta-feira, 25, quando era comemorada a classificação da seleção brasileira para as oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul, os larápios (dois elementos armados, numa moto) faziam uma “limpeza” num comércio de bebidas em pleno centro, de onde teriam levado a quantia de R$ 3 mil em espécie, fugindo sem deixar pistas.

Na madrugada de sábado para domingo, ontem, 27, houve uma tentativa de roubo na agência do Banco do Brasil (foto) local. Segundo colheu o Blog, bandidos invadiram o prédio e tentaram arrombas os caixas eletrônicos. A parte da frente de dois equipamentos foi violada, possivelmente usando “pé-de-cabra”, mas não há informação se levaram o dinheiro dos caixas.

Coincidência ou não, no sábado à tarde ação semelhante foi praticada numa agência do Banco do Brasil na cidade de Jucurutu. O modus operandi foi o mesmo. De acordo com informações da polícia, os ladrões tentaram roubar o dinheiro do caixa, violando a parte da frente do equipamento, mas esbarraram numa blindagem que foi colocada pelo banco.

Há 15 dias, o banco foi roubado e levaram em torno de R$ 15 mil do mesmo caixa. O setor de segurança do banco descobriu a forma como os bandidos tinham agido, ou seja, retirando a parte da frente do caixa e blindaram a parte seguinte.

Ao perceberem que não iriam conseguir levar o dinheiro novamente, os ladrões fugiram. Esse grupo estaria em um veículo tipo Siena, de cor azul.

Caravana do Micareia visitará o Vale do Açu para divulgação da maior micareta do litoral

CHICO PAIVA, MEDEIROS E EDUARDO Neste domingo, 27, sairá de Areia Branca a Caravana do Micareia para divulgar o maior carnaval fora de época do litoral nos principais municípios do Vale do Açu. A equipe leva farto material de publicidade e também CDs das bandas que vão animar a micareta nos dias 7 e 8 de agosto.

Os responsáveis pela caravana, Chico Paiva, Medeiros Maia e Eduardo Marques (foto), disseram ao Blog ontem, 26, que o objetivo é propagar o evento na região por meio de folheteria com todos os dados sobre vendas de abadás e as facilidades para pagar. Acompanha a equipe um paredão de som exclusivo, que durante o percurso vai tocando as músicas das bandas Inala, Grafith, Garota Safada e Chicabana que vão animar o Micareia 2010.

Segundo Chico Paiva, nas cidades onde a caravana for passando, um time de belas garotas vai fazendo a panfletagem. O pessoal de Areia Branca também ficará informado da movimentação deles no Vale do Açu, pois durante esta manhã os caravaneiros da folia vão participar do programa “Domingão da 104”, das 8h às 12, via telefone.

No programa, os ouvintes vão poder participar por telefone, como é uma praxe todos os domingos, e concorrer a CDs da banda Garota Safada e senhas para a festa da escolha da Musa do Micareia 2010 dia 3 de julho na Quadra de Esportes Nazir Pereira Júnior, na Cohab.

Sobre os abadás, as vendas continuam a todo vapor na loja do Micareia, no segundo piso do Supermercado Show de Preço. Os preços: Pista, R$ 100,00 (4 x de R$ 27,50); Vip, R$ 150,00 (4 x de R$ 40,00) no cartão. E pelo site (www.micareia.com.br) em até 10 vezes.

sábado, 26 de junho de 2010

Concurso “Na Copa, meu quarteirão é uma festa” selecionará mais uma rua decorada

RUA MARECHAL DEODORO, UMA DAS MAIS DECORADA Nesta segunda-feira, 28, pela manhã, a comissão do concurso “Na Copa, meu quarteirão é uma festa!” estará percorrendo as ruas da cidade com o objetivo de selecionar o terceiro quarteirão que vai se juntar aos outros dois já escolhidos, para concorrer ao prêmio de rua mais decorada para a Copa do Mundo (foto).

Na sexta-feira, 25, o quarteirão selecionado foi o da rua Francisco Ferreira Souto que cruza com as ruas Joaquim Nogueira e dos Calafates. O primeiro trecho havia sido na rua Mestre Silvério Barreto, dias passados.

O concurso lançado pela Prefeitura de Areia Branca tem como objetivo incentivar a população a enfeitar as ruas para a Copa do Mundo. A cada jogo da seleção brasileira, uma nova rua será selecionada e assim sucessivamente, até o final da competição.

Lembrando que a rua mais bem decorada para a Copa receberá como prêmio principal uma benfeitoria que será apontada pelos próprios moradores.

Eleição do futuro governador do Estado terá influência na sucessão municipal de 2012

IBERÊ CANSADO 1 Enquanto a Copa do Mundo da África do Sul entra na reta final, no Rio Grande do Norte está sendo dado o pontapé inicial para uma campanha eleitoral que promete surpresas. E não serão poucas. Três candidatos disputam, em potencial, o Governo do Estado. Mas para Areia Branca as atenções estarão voltadas para duas candidaturas: a do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que tenta a reeleição, e da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), pela oposição.

No ponto de vista político, quem vencer dos dois, Iberê Ferreira (foto) ou Rosalba (foto abaixo), influenciará na sucessão municipal de 2012. Em Areia Branca o governador conta com o apoio do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e do seu grupo político. Exceto o presidente do PMDB, empresário Cleodon Bezerra de Oliveira, que mesmo sendo aliado ao governismo local, no plano estadual marchará ao lado da senadora mossoroense.

ROSALBA CIARLINI Conhecida pela suas belezas naturais que serviram de cenário para importantes produções do cinema brasileiro, Areia Branca é, também, uma cidade emblemática quando o assunto é política. Aqui, o acirramento de ânimos no decorrer dos embates eleitorais fez história. Hoje, nem tanto. Mas nos bastidores dos partidos e coligações já começam a surgir focos de discussões, cujo tema é a sucessão do prefeito “Souza” daqui a pouco mais de dois anos.

Hoje, seria leviandade apontar eventuais candidatos à prefeitura areia-branquense. Mas as ruas estão cheinhas deles. E o povo, naturalmente, começa a se posicionar nesse sentido. A pesquisa boca a boca é infalível e em qualquer esquina da cidade já se ouve a voz do povo sobre quem poderá conquistar a cadeira atualmente ocupada pelo prefeito “Souza”, que reeleito em 2008, não poderá concorrer a cargo majoritário no pleito em 2012.

CARLOS EDUARDO DO PDT Mas antes de qualquer articulação em torno da distante sucessão municipal, todos devem estar atentos ao veredito das urnas de 3 de outubro próximo. Faltam exatos 99 dias para a eleição do novo governador do RN.

Se por acaso, nem Iberê Ferreira nem Rosalba sair vitorioso da disputa, mas sim o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (foto), que é candidato pelo PDT ao Governo do Estado por via própria, aí muda o enredo da história. Mortos poderão ressuscitar, projetos antigos e empoeirados sairão das gavetas...

É aguardar, pois na política, assim como no futebol, só há emoção quando os times estão em campo.

Opinião: em debate o futuro da Associação Universitária Areia-branquense - AUA

AUA Nunca um assunto rendeu tanto quanto essa “queda-de-braço” entre a Associação Universitária Areia-branquense (AUA) e seus associados. O Blog abriu espaço para que o debate coerente seja travado, mas no sentido que seja encontrada uma saída para o problema que se arrasta há tempos e parece sem solução. Na foto, membros da atual diretoria da AUA.  A postagem a seguir, é de quem já passou pela associação e emite sua opinião sobre a crise que se instalou na entidade. Leiam.

A cada ano que passa um fato têm trazido uma dor de cabeça para quem está à frente da Associação Universitária Areia-branquense ( AUA), visto que, a problemática se dá devido ao aumento de universitários em Areia Branca.

É bem verdade que o ingresso nas universidades por parte dos areia-branquenses é um fato bastante positivo, porém, por outro lado, traz também consigo problemas que cresce como uma bola de neve a cada ano.

Como todos sabem, a cada ano entra mais pessoas na faculdade do que sai. Consequentemente, daí o elevado número de alunos. É importante ressaltar que as facilidades promovidas pelo governo federal através do PRO-UNI tem sido outro fator positivo para a elevação dos números de universitários.

É preciso ser realizado um fórum para debater essa problemática, pois, se algo não for feito pra ontem, as coisas podem piorar ainda mais, visto que, a contrapartida do poder Executivo chegou ao seu limite. Os recursos para a contratação de um ônibus é outro problema e por sinal o mais difícil de todos de resolver, pois, como se sabe, muitos dos que lá já se encontra, acha que não tem responsabilidade com quem acaba de entrar. Realmente, é uma situação muito complicada.

Afinal, de quem é a responsabilidade? Quando se têm uma instituição constituída para dar guarda a seus membros, desde já, é essa instituição que têm o dever de encontrar meios para solucionar tais problemas, claro que para tal ação deve ter a contrapartida de seus membros, principal interessado. Muito embora, sabemos que sempre haverá relutância por parte de alguns poucos. Porém, não se deve ver esse impasse como um obstáculo insuperável.

A responsabilidade é de todos que fazem essa instituição, que está aí por mais de duas décadas ajudando os universitários areia-branquenses.

Glauco Araújo

Areia Branca – RN, 22 de julho de 2010.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grande festa marcará inauguração da maior imagem católica do mundo, neste sábado

ALTO DE SANTA RITA A partir deste sábado, 26, o Rio Grande do Norte terá a maior imagem católica do mundo. No município de Santa Cruz foi construída a imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia (incluindo o pedestal com 6 metros) que será inaugurada neste sábado, durante uma programação intensa de festividades. A obra teve um investimento de cerca de R$ 6milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença. Além da imagem gigante, o complexo "Alto de Santa Rita" oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela.

“Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma idéia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes”, observa o reitor do Santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.

Desde o dia 5 de junho, a cidade já começou a se preparar para a inauguração. No topo da igreja, ficou um relógio com a contagem regressiva de 22 dias. O número 22 também remete ao dia da santa padroeira do município, Santa Rita.

Programação

Dia 26/6 - Sábado
12h – Terço de Santa Rita e encerramento da missão santuário
16h – Missa
17h – Procissão luminosa para o Santuário com a imagem de Santa Rita
19h – Bênção no Santuário, solenidade de inauguração e iluminação da estátua de Santa Rita
20h – Retorno da procissão para a matriz
22h – Homenagens e Show Joana e José Augusto

Dia 27/6 - Domingo
7h – Missa na Matriz e início da visitação no Santuário
9h – Terço de Santa Rita no Santuário e início das confissões
10h – Missa na Matriz
12h – Adoração e Bênção do Santíssimo no Santuário
17:30h – Missa transmitida pela REDE VIDA para todo o Brasil
19h – Shows Pe. João Carlos e Elimar Santos

Creche-modelo de Serra do Mel custará mais de R$ 1 milhão e atenderá a 250 crianças

CRECHE MODELO EM SERRA DO MEL MAQUETE II Recursos da ordem de R$ 1,2 milhão estão sendo investidos na construção de uma creche-modelo (foto da maquete do blog: www.blogdoaldoaraujo.blogspot.com) na cidade de Serra do Mel, com capacidade para atender 250 crianças de 0 a 6 anos. O benefício foi conquistado pelo município junto ao Pró-Infância, programa do governo federal vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prefeito serrano Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB) adianta que a creche atenderá em média 250 crianças, com uma estrutura de ponta para receber os alunos, em instalações modernas com acessibilidade, fraldário, bibliotecas, salas de leitura, informática e todo um aparato para garantir uma educação infantil de qualidade desde o berçário.

A creche-modelo está sendo construída ao lado da sede da prefeitura, na Vila Brasília. Os recursos para execução do projeto totalizam R$ 1.200.000 e serão liberados de forma parcelada, sendo que 50% desse valor, R$ 600 mil, já foram creditados na conta da Prefeitura de Serra do Mel.

Definidos os confrontos das oitavas-de-final da Copa do Mundo; Brasil jogará com o Chile

SELEÇÃO BRASILEIRA Após o jogo entre Espanha e Chile pelo grupo H, nesta sexta-feira, 25, os confrontos das oitavas-de-final da Copa do Mundo estão definidos. Gigante do futebol mundial irão se enfrentar, mas equipes sem expressão também farão duelos não muito atraentes.

O único duelo envolvendo seleções campeãs do mundo é entre Alemanha e Inglaterra. O pentacampeão Brasil medirá forças com o Chile, reeditando o confronto de 1998, quando a seleção canarinho venceu os chilenos por 4 a 1. A Argentina, por sua vez, pegará a seleção mexicana, enquanto o Uruguai medirá forças com a Coreia do Sul.

57552839 Entre "eternos candidatos" ao título, que nunca chegaram, o destaque é para o jogo entre Espanha e Portugal. A Holanda, também famosa por ter bons times, mas não conseguir a taça, joga com a estreante Eslováquia.
Os jogos começam já neste sábado, às 11h. Confira as disputas:

Sábado (26/6)
Uruguai x Coreia do Sul - 11h
Estados Unidos x Gana – 15h30

Domingo (27/6)
Alemanha x Inglaterra - 11h
Argentina x México – 15h30

Segunda-feira )28/6)
Holanda x Eslováquia - 11h
Brasil
x Chile – 15h30

Terça-feira (29/6)
Paraguai x Japão - 11h
Espanha x Portugal - 15h30

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rosalba reafirma luta em defesa do projeto da ponte integrando Areia Branca a Grossos

CLEODON BEZERRA COM ROSALBA A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) voltou a defender a construção de uma ponte sobre o canal do rio Apodi/Mossoró, ligando Areia Branca ao vizinho município de Grossos. Entusiasta do projeto idealizado pelo empresário Cleodon Bezerra, à época que era vereador e presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, a pré-candidata ao Governo do Estado, pela oposição, disse que vai permanecer na luta pela efetivação do pleito.

Domingo passado a senadora Rosalba Ciarlini e o seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, empreenderem visita a alguns municípios da Costa Branca. Depois de passarem por Tibau e Grossos fizeram a travessia do rio, de balsa, até Areia Branca. Aqui, foram recebidos por Cleodon Bezerra (foto).

Além de política, abordaram temas relacionados à região, momento em que a senadora lembrou a necessidade da ponte interligando a Costa Branca. “Essa ponte, que podemos chamar de ponte da amizade, da solidariedade, do futuro, trará grandes benefícios para as cidades envolvidas, pois vai atrair mais turistas, mais visitantes e, dessa forma, vai projetar as belezas naturais e os atrativos da Costa Branca. Vamos lutar por essa ponte”, disse.

Para Cleodon Bezerra, a manifestação da senadora Rosalba Ciarlini não o surpreende, pois conhece a parlamentar e sabe da sua capacidade de aglutinação de forças em torno do projeto. “Ter o apoio da senadora Rosalba e meio caminho andado para que esse nosso sonho se torne realidade. Nos deixa feliz saber que pessoas como Rosalba e outros tantos que estão abraçando a causa vêem nossa idéia como a saída para o desenvolvimento regional, pois vai injetar ânimo no setor turístico e com isso surgirão novas oportunidades de trabalho e a economia será aquecida , acrescenta.

Resultado da mobilização de Cleodon Bezerra junto à classe política local e do Estado, o projeto da ponte já deu os primeiros passos. O governo estadual iniciou o processo de contratação da empresa que vai elaborar um documento sobre custos da obra e a questão ambiental.

As expectativas são as melhores possíveis sobre o início das obras, que vai absorver a mão-de-obra local. “Esse será o primeiro benefício social que a obra trará”, conclui Cleodon.

Estudante de engenharia da UNP esmiúça o impasse entre universitários e a associação

UniversidadePotiguar O impasse entre a classe universitária e a entidade que deveria ser exemplo, já que foi criada com o objetivo de defender os interesses da categoria, não é de hoje. Mas agora o problema tomou proporções inimagináveis, transformou-se num barril de pólvora, prestes a explodir. É verdade, o Blog tem espaço aberto para debates coerentes. Daí, acolher a bem elaborada análise da atual situação vivida pelos universitários e associados areia-branquenses, lavra de um estudante da Universidade Potiguar (UNP) que acompanha o caso de perto. Leiam.

Tenho convivido no ambiente universitário há 8 anos onde passei por instituições como CEFET (Atual IFRN), UERN e fui membro da diretoria da Associação Universitária Areia-branquense (AUA) há alguns ano. Hoje sou um mero aluno na UNP. Convivi nestas instituições envolvidas e afirmo sem rodeios: a ingerência da associação somada com certos apadrinhamentos gerou o atual conflito.

UERN Os estudantes da UERN como da UNP, como da UFERSA são Universitários acima de qualquer forma de ingresso. A UNP como uma instituição/empresa tem compromisso com os clientes/alunos e seu ano letivo tem prazo para terminar quando começa, não tem greves, forma turma todos os semestres e em média formará ainda este ano pelo menos 20 areia-branquenses.

A UERN por sua vez é uma instituição sofrida pelo tempo e pelo poder, seu semestre letivo inicia num ano e termina em outro, alunos que em média passaria 4 a 5 anos pra a formatura na UERN aumenta para 6 a 7 anos devido a greve, o que aumenta o tempo de permanência  dos seus alunos e o uso do transporte. Isto talvez não tenha relevância alguma, pois todos são universitários e de acordo com o estatuto da AUA deve gozar de benefícios (entre eles utilizar o ônibus), desde que cumpra com suas obrigações legais.

Antigamente cobrava-se uma taxa até maior, R$ 35,00 e não tinha tanta confusão, todos pagavam não só os alunos secundaristas e da UNP, mas todos.

UFERSA EM MOSSORÓ A grande questão que envolve o famoso “inchaço” nos ônibus é gerada único e exclusivamente pelos estudantes secundaristas. Triste verdade, pois a maioria se desloca diariamente em busca de qualificação profissional (Senai/Cepep/Sesi, etc) e melhores estruturas de ensino (Geo/Diocesano/Pequeno Príncipe/Dom Bosco, etc). 

Mas associação gerida por pessoas de bem e orientadas também muitas vezes pelo próprio poder público, até porque este último é o fornecedor sem obrigação deste transporte, foi adequando sua estrutura para receber este pessoal, erradamente. Uma hora esta bomba iria explodir.

CEFET MOSSORÓ Lembro-me que em meados de 2000/2002 conclui meus ensinos básicos em uma escola particular em Areia Branca, na qual era bolsista. Boa parte daquela turma iria para outra instituição particular também aqui na boa terra. Mas alguns de maior poder aquisitivo iriam estudar em escolas particulares em Mossoró, as mesmas citadas acima. Ônibus universitário para estes alunos era absurdo naquela época e teria que ir de transporte fretado o que hoje ainda existe, mas a grande maioria acomodou-se nos ônibus universitários. 

Areia Branca oferece ensino médio e já ofereceu cursinho pré-vestibular, não oferece mais, pois todos resolveram ir pra Mossoró, já que tinha o ônibus Universitário e o sentimento é que a prefeitura quem paga e teriam direito a vir porque o dinheiro é público apesar de gerido pela Associação.

DIOCESANO Tá na hora da Secretaria de Educação, Poder Legislativo (vereadores), Associação, Ministério Público convocar os envolvidos e realizar uma audiência pública para o impasse, propostas não falta, soluções também, só falta mesmo o bom senso prevalecer.

Se não me engano, algo desse tipo foi feito para os mototaxistas da cidade e me parece que resolveu os anseios daquela classe. UNIVERSITÁRIOS não podem estar se agredindo verbal e fisicamente, os ensinamentos adquiridos nas academias hoje não permite mais esse tipo de comportamento à diferença de idéias e ideais deve ser respeitadas e debatidas, esta na hora de resolver. Poder Público deve entrar em Ação.

Thiago Augusto Tavernard Leite - Aluno do 3º Período do Curso de Engenharia Civil - UNP

Um dos melhores trios elétricos do Brasil e carro de apoio vão animar o Micareia 2010

TRIOOVNY NA MICAREIA Uma equipe de profissionais trabalha a todo vapor na preparação do primeiro grande carnaval fora de época de Areia Branca, o Micareia 2010. A micareta acontece nos dias 7 e 8 de agosto, com “arrastões” e shows nos palcos armados na arena que será montada no Largo de Eventos. Animarão os foliões as bandas Inala, Grafith, Garota Safada e Chicabana.

Para os dois “arrastões”, uma inovação do carnaval local que se tornou a sensação no reinado de Momo, em Areia Branca, a organização do Micareia contratou um dos melhores trios elétricos do Brasil, o Ovny (foto). O trio conta com um design arrojado e chamativo, uma estrutura de 25 metros de comprimento, revestida de alumínio, com 3,20m de largura,  4,90m de altura até o PA e 3m de altura até o piso.

O Ovny é considerado pelos artistas e maiores formadores de opinião do país como um dos 5 melhores trios elétricos do Brasil. Um dos grandes diferenciais é o espaço de palco com 5 metros de largura por 10 metros de comprimento, todo revestido com grama sintética, que possibilitam que o artista cante com muito espaço.

CARRO DE APOIO DO TRIO OVNY Além disso, ainda conta com um luxuoso e aconchegante camarim, que possui banheiro, ar-condicionado programável, sofás em couro, copa com frigobar, aparador e espelho. No espaço reservado para convidados e patrocinadores, um toalete independente (masculino e feminino).

Segundo os responsáveis pela micareta, junto com o trio Ovny vem seu carro de apoio (foto), com uma estrutura de 19,20 metros, com 3,20 de largura e 4,40 de altura. O carro de apoio dispõe de um bar com balcão rebaixado, permitindo um excelente espaço para servir bebidas e lanches; uma enorme área livre no camarote vip, que comporta com segurança e conforto aproximadamente 100 pessoas; capacidade para atendimento simultâneo aos toaletes de 20 pessoas, tendo ainda 1 toalete masculino e 1 feminino no camarote vip, dando mais conforto e segurança aos convidados.

Serviço

Evento: Micareia 2010

Data: 7 e 8 de agosto

Local: Areia Branca (RN)

Atrações: Inala, Graflth, Garota Safada e Chicabana

Venda/abadás: Loja do Micareia – Piso superior do Supermercado Show de Preço

Educador social de Areia Branca selecionado para oficina de inclusão digital em Brasília

carlosjuniored O educador social Carlos Júnior, da Estação Digital Areia Branca, encontra-se em Brasília (DF) deste a terça-feira, 22, participando da 9ª Oficina de Inclusão Digital promovida por diversos órgãos e que neste ano conta com a participação da Programando o Futuro, Organização Não-Governamental (ONG) da capital federal responsável pela seleção dos 20 educadores sociais de todo o Brasil para formar a equipe da entidade, na referida oficina.

Na semana passada aconteceu o III Encontro Nacional das Estações Digitais, no qual Areia Branca foi destaque com o programa que desenvolve em parceria com a Associação de Apicultores, prefeitura e Instituto Dantas Monteiro (IDM).
A oficina iniciada na terça-feira termina nesta quinta-feira, 24, no Centro de Eventos e Treinamentos (CET), da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

Segundo o representante de Areia Branca no evento, Carlos Júnior, a oficina para Inclusão Digital é uma realização do Governo Federal para promover o debate de ações e projetos voltados para a ampliação do acesso da população brasileira aos serviços de informática e às novas tecnologias de comunicação da era digital.

educdorn Um de seus objetivos é estimular a participação da sociedade na discussão de políticas públicas e diretrizes de inclusão digital, tendo como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão social e o desenvolvimento do país em suas múltiplas dimensões.

Após contemplar todas as regiões do país, a oficina retorna a Brasília, onde foram realizadas suas duas primeiras edições, em 2001 e 2003. Nos anos seguintes, o evento foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Belém e Belo Horizonte.

A 9ª edição do evento ocorre no momento em que governo, sociedade e iniciativa privada discutem a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujo objetivo é universalizar a internet de alta velocidade para cidadãos, instituições do governo, entidades da sociedade civil e empresas, de modo a promover oportunidades, desconcentrar renda e incorporar os cidadãos hoje excluídos desse serviço. A meta é expandir de 11,9 milhões para cerca de 40 milhões o número de domicílios com esse tipo de conexão até 2014.

Foto 1: Carlos Júnior (Areia Branca) e Kenerson Fonseca (João Pinheiro-MG)
Foto 2: Educadores sociais do Rio Grande do Norte participando do III Encontro Nacional das estações digitais.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jornalista areia-branquense sofre infarto e morre em Mossoró; sepultamento amanhã

O Blog registra, com muito pesar, o falecimento do jornalista Nilo Santos (na foto com a deputada estadual Larissa Rosado), que atuava na TV Cabo Mossoró (TCM). Natural de Areia Branca, Nilo era uma figura afável e sempre simpática. Ele faleceu na manhã nesta quarta-feira, 23, no Hospital Wilson Rosado, após sofrer um infarto. Nilo Santos, 59 anos, era diabético e há meses vinha enfrentando problemas de saúde. Sua morte é uma perda lamentável para o jornalismo potiguar. A seriedade e a honestidade são seus grandes legados como pessoa e como jornalista. Segundo informações de familiares, o corpo de Nilo Santos está sendo velado na Capela Santa Terezinha, em Mossoró. Seu sepultamento está previsto para esta quinta-feira, 24, às 8h, no Cemitério São Sebastião, Centro, Mossoró.
terça-feira, 22 de junho de 2010

Líder estudantil proporá ao Executivo uma solução para impasse com os universitários

DIGITAL CAMERA                 Diariamente centenas de estudantes se deslocam de Areia Branca para Mossoró. A maior parte tem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) como destino. Outros estudam na Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Potiguar (Unp) e os demais são cursistas.

A Prefeitura de Areia Branca faz a sua parte cedendo sete ônibus diariamente para o transporte dos universitários. Esses veículos são contratados por meio de convênio com o Ministério da Educação (MEC). Tendo em vista o aumento da demanda, a Associação dos Universitários Areia-branquenses (AUA) resolveu contratar mais dois ônibus (sendo que um é microônibus). Assim mesmo, o problema não foi resolvido e quase diariamente há confusão, principalmente por conta da cobrança da tal taxa de R$ 30.

Para os estudantes da Uern, a cobrança é injusta, pois eles utilizam os ônibus cedidos pela prefeitura. “A taxa deve ser cobrança dos estudantes excedentes, principalmente os cursistas e os que estudam em universidade particular. Não temos nada com isso, a associação está equivocada”, desabafa um aluno da Uern.

Um dos que teme ser prejudicado em razão desse impasse, é o estudante Jocsã Cerqueira Cunha (foto), bolsista do Programa Universidade Para Todos (ProUni) na Unp. Ele disse que vai consultar uma assessoria jurídica a respeito do caso e que pretende lançar uma proposta ao Executivo municipal na tentativa de solucionar o problema.

Jocsã Cerqueira tem larga experiência nessa questão que envolve a classe estudantil, pois foi por duas vezes presidente do Centro Estudantil Areia-branquense (CEA) e membro de entidades representativas dos estudantes secundaristas nas esferas estadual e federal. É, também, pré-candidato a deputado estadual, pelo PCdoB, nas eleições deste ano.

Corte de ônibus por falta de pagamento foi o motivo da revolta dos universitários, ontem

UNP EM MOSSORÓ Sem que as autoridades e os próprios pais se apercebam, a Associação dos Universitários Areia-branquenses (AUA) e a categoria (parte dela) estão em vias de um confronto corporal. Há dias circulam rumores acerca do clima tenso que impera entre os estudantes que se deslocam diariamente para Mossoró. Antes, as reclamações eram decorrentes da falta de transportes. Hoje, além da questão dos ônibus, os usuários reclamam da má gestão na associação e da cobrança de uma taxa exorbitante, instituída pela entidade, que está dando o que falar.

Ontem, 21, à noite, o Blog recebeu inúmeras ligações telefônicas de alunos narrando um princípio de tumulto entre membros da AUA e um grupo de universitários. O furdunço teria sido causado pela falta de um dos ônibus alugado pela associação parta transportar os alunos que estuda na Universidade Potiguar (Unp - foto). Um estudante disse que o ônibus em questão teria sido “cortado” por falta de pagamento.

O argumento do proprietário do transporte gerou a revolta nos universitários, já que eles afirmam que pagam uma taxa mensal no valor de R$ 30, cada, justamente para custear o aluguel do ônibus. Um dos inconformados com a situação disse que considerando que cerca de 400 estudantes pagam a tal taxa, a associação teria uma arrecadação mensal de R$ 12 mil. “O que não dá para entender é o fato da associação não estar pagando o ônibus, já que o aluguel mensal é em torno de R$ 5.900”, informou a fonte, acrescentou que por causa desse impasse faltou muito pouco para um “quebra-pau” entre as partes envolvidas, ontem na saída dos transportes para Mossoró.

O Blog não conseguiu contato com os dirigentes da AUA, mas o espaço está aberto para os devidos esclarecimentos.

Empresário comemora classificação B da FM Costa Branca e anuncia novidades em breve

CLEODON BEZERRA NA RÁDIO FM Breve, a Rádio Costa Branca (FM 104,3) estará levando mais longe o seu som digital. Isso, graças a um aumento significativo em sua potência, que poderá passar dos atuais 500 watts para 5.000 watts. Essa revolução será possível porque a emissora acaba de receber o certificado de classificação B do Ministério das Comunicações. Durante mais de 8 anos operou como emissora padrão C que permite capacidade de potência inferior a 1.000 watts (1 kilo).

Para o diretor da FM 104, empresário Cleodon Bezerra (foto), a mudança de classificação era aguardada com expectativa, pois existe em gestação em projeto ousado idealizado por ele, que tem como objetivo tornar a emissora mais competitiva, em termos regionais. “Aumentar a potência da emissora é uma das nossas metas”, diz Cleodon, entusiasmado.

RÁDIO COSTA BRANCA O empresário costuma dizer que a FM 104 (foto) é uma “pequena atrevida”. De fato, desde que foi inaugurada em Areia Branca a rádio tem buscado se destacar pela sua qualidade, bom gosto, variedade da sua programação e modernização das suas instalações. Dessa forma, logo conseguiu conquistar o reconhecimento e carinho do seu público, levando alegria, entretenimento e informação aos seus ouvintes.

Desde o início a emissora tem se mantido entre as mais ouvidas FM na região. Uma grande responsável por este sucesso é a sua programação musical bastante diversificada, com grandes sucessos atuais e de outras décadas, atingindo assim, o público de todas as idades e estilos.

“A Costa Branca FM é a única rádio que consegue manter-se no primeiro lugar em todos os segmentos em Areia Branca e cidades próximas, atingindo um público de todas as faixas etárias, classes sociais, níveis de instrução e atividade”, completa Cleodon Bezerra.

Servidor público terá contracheque “gordo” com 50% de antecipação do seu 13º salário

SOUZA AB Os servidores públicos do município de Areia Branca ficaram satisfeitos com a notícia dada pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), sobre a antecipação da metade do 13º salários para todas as categorias funcionais.

Segundo anunciou “Souza” (foto), a prefeitura fará o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais junto com os vencimentos de junho, que serão pagos no final deste mês.

Com o pagamento da folha no final do mês e com 50% de antecipação do 13º salário, serão injetados recursos vultosos na economia do município. Algo em torno de R$ 2 milhões.

"Embora nossa preocupação ainda seja com as consequências da crise econômica para a arrecadação do município, o foco da administração é valorizar nosso potencial humano, gerando motivação e comprometimento com a excelência dos serviços da prefeitura”, disse o prefeito.

“Souza” disse ainda, que o mais importante é que praticamente 100% desses valores circularão na economia local.

A antecipação ocorre graças à política implantada pela atual gestão, que mantém suas contas em dia.

Sandra Rosado quer que indústria salineira seja isenta de taxação por mais 10 anos

SANDRA DEFENDESETOR  SALINEIRO A indústria salineira no Brasil pode acumular prejuízos incalculáveis a partir de 2012, caso passe a valer a cobrança da taxa de Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). De acordo com a Lei nº 9432 de 1997, a indústria salineira fica isenta dessa taxação até janeiro de 2012.

Considerando a proximidade da expiração do benefício, a deputada Sandra Rosado (PSB) apresentou no Congresso Nacional proposta que prorroga a isenção por mais 10 anos.

SAL EM AREIA BRANCA “Se não conseguirmos prorrogar esse prazo, a indústria salineira, principalmente o sal produzido no Rio Grande do Norte (foto), vai sofrer sérios prejuízos, tendo em vista que o nosso principal concorrente, o sal exportado do Chile tende a engolir a produção nacional, já que eles são isentos de qualquer taxação”, explica Sandra Rosado(foto), alertando que dessa forma se torna inviável a exportação do sal potiguar, por exemplo, para a região centro-sul do Brasil.

Sandra Rosado defende a competição e valorização da produção local, sem que taxações venham onerar os custos do produto nacional e assim abrir concorrência desleal com os exportadores estrangeiros. “Precisamos impedir que as já acentuadas desigualdades regionais existentes sejam agravadas com surpreendentes acenos econômicos à concorrência internacional. A isenção dessa taxa tem que ser mantida e para isso vou lutar até o fim”, diz Sandra Rosado.

Para Carlos Eduardo, areia-branquense tem totais condições de eleger um filho da terra

JOCSÃ CARLOS EM AREIA BRANCA O pré-candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo (PDT), iniciou uma verdadeira maratona de visitas ao interior do Estado. No sábado, 19, ele esteve em Areia Branca participando da convenção municipal do PCdoB, que marcou o lançamento das candidaturas de Jocsã Cerqueira e Walter Fernandes para deputados estadual e federal, respectivamente. A festa comunista aconteceu no plenário da Câmara Municipal, que recebeu um público expressivo.

Diversas lideranças políticas da região da Costa Branca, além de líderes estaduais, como o presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, e o pré-candidato a senador Sávio Hackradt (também do PCdoB) participaram do evento. Vereadores local e de municípios vizinhos, bem como representantes de movimentos sindicais, também prestigiaram a convenção municipal.

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador, Carlos Eduardo, elogiou a iniciativa de Jocsã Cerqueira em tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. “Jocsã é um jovem idealista que tem compromisso. Considero importante para uma cidade do porte de Areia Branca ter um candidato da cidade. O povo areia-branquense tem totais condições de eleger um filho seu”, acredita o pré-candidato.

Para o pré-candidato ao Senado, Sávio Hackradt, a administração estadual passada não conseguiu acompanhar o desenvolvimento do Governo Lula no Rio Grande do Norte. Sávio ainda destacou a parceria com Carlos Eduardo: “A administração de Carlos Eduardo em Natal foi um exemplo de gestão pública. O PCdoB aqui no Rio Grande do Norte foi capaz de compreender esse processo e fazer essa aliança correta”, apontou.

Durante seu discurso, Jocsã Cerqueira explicou o motivo que o levou a se candidatar a deputado estadual. “Precisamos renovar o cenário político do nosso Estado. É difícil, mas vou buscar fazer uma campanha marcada na conversa e em propostas para o povo”, revelou.

Jocsã ainda criticou o fato da cidade de Areia Branca possuir um Produto Interno Bruno (PIB) elevado, cerca de R$ 474 milhões, e uma renda per capita de R$ 20 mil. “Temos muitos problemas por aqui, como segurança, saúde e uso de drogas. A região da Costa Branca possui um PIB elevado em função do petróleo, mas ainda falta muito investimento para nossa população. Vamos buscar uma cadeira na Assembleia para tentar trazer esses investimentos para nossa cidade”, destacou Jocsã.

O candidato a deputado federal, Walter Fernandes (PCd B), cuja mãe é areia-branquense, também relatou a falta de benefícios e investimentos para o chamado Pólo Costa Branca. “É inconcebível que a Costa Branca não tenha benefícios tendo um destaque desses na economia”, observou.

Além de Areia Branca, Carlos Eduardo no sábado Ainda percorreu a região Seridó. Em Jardim do Seridó, concedeu à tarde uma entrevista à rádio Cabugi do Seridó, em cadeia com outras emissoras. No período da noite, Carlos Eduardo esteve em Caicó, participando de encontros com representantes de movimentos sociais, nos quais terá a companhia do deputado estadual Álvaro Dias (PDT), pré-candidato a vice-governador na sua chapa.

Foto (pela ordem): Sávio, Walter Fernandes, Jocsã e Carlos Eduardo.

domingo, 20 de junho de 2010

Resultado de eleição suplementar fortalece projeto político de Rosalba na Costa Branca

ROSALBA VITORIOSA EM TIBAU A senadora e pré-candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), foi a grande vitoriosa nas eleições suplementares para prefeito e vice do município de Tibau, realizada neste domingo, 20, com participação de 95,22% dos eleitores aptos ao voto. Ela e seu grupo político deram respaldo ao sistema de oposição, em nível local, que derrotou a prefeita interina Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), que pleiteava a reeleição.

A vitória do estudante Brígido Rafael Freire (PMDB), filho do ex-prefeito Sidrônio Freire (PMDB), fortaleceu o projeto político de Rosalba Cialirni (foto) na região da Costa Branca. E foi uma prova de fogo para a pré-candidata que venceu o primeiro confronto direito contra o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que deu apoio integral à prefeita “Neinha”.

Observadores da cena política regional consideram que a presença da senadora Rosalba Ciarlini no palanque do prefeito eleito Rafael Freire, o “Didi”, lhe rendeu pontos preciosos. Ao passo que o desastre eleitoral protagonizado pela prefeita “Neinha”, foi ruim para o governador que busca a reeleição e que segundo se comentava na cidade nos últimos dias, tinha a reeleição de “Neinha” como questão de honra.

No geral, a senadora Rosalba Ciarlini sai capitalizada no pleito eleitoral realizado neste domingo, em Tibau.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações