quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Caixa adia o resultado da Mega-Sena devido a uma pane elétrica no sistema de loterias

Uma pane elétrica tirou do ar o sistema das lotéricas da Caixa Econômica Federal. A pane ocorre no dia do sorteio da Mega-Sena (que tem o maior prêmio entre as loterias do país), da Quina, da Lotomania e da Lotofácil.megaGPane elétrica afeta sistema de loteiras da Caixa

Devido ao problema, o banco resolveu adiar o sorteio, que deveria ter sido feito às 20h, até a Caixa conseguir fechar a arrecadação do prêmio.

O sorteio, feito pelo caminhão da sorte, é independente do sistema. Entretanto, sem o resultado da arrecadação, não é possível definir o valor da premiação. A Caixa espera que o resultado da Mega-Sena saia ainda nesta noite.

Enquanto a população clama por segurança, soldados do Exército dançam o “Enfinca”

ENFICANa foto reproduzida do vídeo, soldados curtindo o “Enfinca”  

Apesar do Carnaval 2012 ter terminado há uma semana, para um grupo de soldados do Exército, em Natal, as lembranças da folia de Momo estão fresquinhas.

Quatro soldados do Exército fardados foram flagrados dentro do Batalhão dançando o hit mais executado no período momesco: a música conhecida como “Enfinca”, do grupo Grafith.

Imagens cedidas pela TV Ponta Negra ao Diário de Natal Online mostram os militares dançando de forma obscena. O fato aconteceu em um dos alojamentos da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada Felipe Camarão, em Natal, segundo diz um dos saldados durante a gravação do vídeo.

As imagens foram transmitidas durante a programação da emissora. Em entrevista a reportagem do DN Online na manhã desta quarta-feira, 29, o Chefe de Estado Maior, coronel Rodrigues, informou que o vídeo foi feito por ex-soldados, licenciados no começo do mês de janeiro e deixando, portanto, de serem soldados do Exército Brasileiro.

O coronel afirmou ainda que o Exército já tomou a decisão de abrir um processo administrativo, que deverá apurar se houve transgressão da disciplina e se houve crime militar. Caso seja concluído algum prejuízo criminal relacionado a administração público militar, eles vão responder na esfera judicial.

Abordagem sobre importância da educação abre calendário letivo na Escola Norsal

Escola Norsal 2012Engenheiro Luiz Santiago fala aos presentes na abertura do ano letivo na escola da empresa 

Na última segunda-feira, 27, foi iniciado o calendário letivo 2012 da Escola Norsal. O evento aconteceu na base da empresa e reuniu alunos (funcionários) do Ensino Fundamental e Médio.

Estiveram presentes no ato de abertura das atividades letivas do ano em curso, o Diretor-Industrial da Norsal, engenheiro Luiz Santiago; a gerente do Serviço Social da Indústria (Sesi/Mossoró), Silvana Fernandes; a Coordenadora de Educação do Sesi, Rita de Cássia Leite; e o gerente da Juventude da Prefeitura de Areia Branca, Jocsã Cerqueira, que falaram sobre o Programa Educação do Trabalhador e sobre a importância da educação nos dias atuais.Escola NorsalRepresentantes da Norsal e do Sesi ladeando as professores Aparecida Oliveira, Maria José Gaspar e Mariane Melo

Na oportunidade foi apresentada a nova equipe de professoras composta por Maria José Gaspar, Aparecida Oliveira e Mariane Melo e exibido o plano de aula proposto para este ano.

Gestores de Assú, Janduís e Pau dos Ferros conquistam Prêmio Prefeito Empreendedor

SEBRAESolenidade foi realizada na tarde de hoje, em Natal

Da cidade polo de uma das regiões mais férteis do Rio Grande do Norte e com elevado potencial econômico devido, sobretudo, à fruticultura, o Vale do Açu, foi o grande vencedor da etapa potiguar do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, levou o troféu de melhor projeto estadual e ainda conquistou o título de destaque temático na categoria Promoção ao Desenvolvimento Rural. O anuncio dos campeões foi feito em solenidade realizada pelo Sebrae-RN no Olimpo Recepções, em Natal,  na tarde desta quarta-feira, 29.

O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, venceu nas categorias destaques temáticos Lei Geral Municipal e Compras Públicas dos Pequenos. O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, também levou dois troféus da etapa estadual, vencendo nas categorias destaques temáticos Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual e Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável.

“Esse prêmio é um instrumento de divulgação da cidade em âmbitos estadual e até nacional. Com ele, o Sebrae reconhce a eficiência da gestão para crescimento da economia municipal, assim como apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios”, declara o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Um dos motivos que sagrou Ivan Lopes Júnior como o grande vencedor da etapa estadual foi a implantação em Assú, de um programa de incubadora de pequenas empresas para resgate da cultura do algodão no município, com ênfase nos pequenos produtores. A outra frente de ação do gestor foi estimular a cultura do umbu, contemplando cerca de 300 famílias.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) também prestigiou a solenidade de entrega do prêmio e destacou a importância de premiação para reconhecer o trabalho administrativo realizado nos municípios. Rosalba Ciarlini por duas vezes foi uma das vencedoras do concurso em edições anteriores, quando era prefeita de Mossoró.


A sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu número recorde inscrições de todas as edições da premiação realizadas no Rio Grande do Norte. Foram 51 prefeituras inscritas. Desse total, 39 prefeitos tiveram seus projetos bem avaliados e chegaram à fase final do concurso.

Os três vencedores irão concorrer com os respectivos campeões de outros estados do Nordeste. Já os projetos que obtiverem melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, cuja premiação está prevista para ocorrer em maio, em Brasília (DF). (Com informações do Sebrae-RN).

Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus é o novo ministro da Pesca e Aquicultura

MARCELO CRIVELLAMarcelo Crivella é o novo titular da pasta da Pesca

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e senador, Marcelo Crivella (PRB-RJ), é o novo ministro da Pesca e Aquicultura, em substituição a Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ) que deixou o cargo.

A mudança ocorre para incorporar o PRB ao governo, partido que integra a base aliada, segundo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

A nota informa que "a presidenta está segura de que, à frente do ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil".

No texto, a Presidência informa que Luiz Sérgio prestou "inestimável contribuição ao governo" no ministério da Pesca e anteriormente na Secretaria de Relações Institucionais. Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará o exercício do mandato. (Com informações da Agência Brasil).

Municípios firmam parceria com Caern para repor pavimentação em ruas e avenidas

Areia Branca e mais 37 municípios das regiões do Vale do Açu, Seridó, Alto Oeste, Central, Oeste, Salineira, Grande Natal, Litoral Sul, Agreste, Mato Grande e Potengi mantêm convênios com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para a reposição de pavimentação em ruas e avenidas.AREIA BRANCA COMÉRCIO NOVAAreia Branca é uma das cidades contempladas com acordo firmado pela Caern

A informação é da Assessoria de Imprensa da Caern, adiantando que os convênios incluem a retirada de vazamentos, serviços de corte e religação de água e esgotos e a execução de ramais prediais.

O número deve crescer nas próximas semanas, pois os acordos com Taipu, Várzea e Pedra Preta estão em fase de elaboração ou com negociação em andamento.

O volume total de recursos envolvidos está em torno de R$ 1,2 milhão. Quando chegar a 41 municípios nas próximas semanas, a parceria terá um crescimento de 21% comparado a junho de 2011, quando participavam 32 cidades.

Os acordos em vigor contemplam os municípios de Assu, Acari, Água Nova, Angicos, Areia Branca, Baía Formosa, Bom Jesus, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Cerro-Corá, Currais Novos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Jaçanã, Japi, Jardim do Seridó, Lajes, Macau, Monte Alegre, Parelhas, Patu, Pendências, Pureza, São João do Sabugi, São José de Campestre, São José de Mipibu, São Miguel, São do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Upanema, Vera Cruz, São Pedro, São Gonçalo do Amarante, Alto do Rodrigues e Caiçara do Rio do Vento.

Câmara retoma as atividades com discussão sobre a mudança de horário das sessões

CÂMARA MUNICIPAL DE AREIA BRANCA NOVO VISUALCasa do Povo tem sessões ordinárias às terças e quintas-feiras

A leitura da mensagem anual do Executivo abriu oficialmente ontem, 28, os trabalhos referentes ao calendário ordinário de 2012, no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca.

A sessão realizada excepcionalmente às 19h30, teve caráter solene e contou com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), além de diversas autoridades, inclusive o vice-prefeito do município, José Bruno Filho (PMDB).

A próxima sessão na Câmara, será nesta quinta-feira, 1º de março. A mesa diretora cogita o retorno das sessões para o horário regimental das 19h, como anteriormente.

Atualmente a reunião dos vereadores acontece às 9h da manhã, às terças e quintas-feiras.

A mudança do horário regimental das sessões realizadas na Casa deverá ser votada na sessão de amanhã. Os vereadores vão decidir se o horário muda ou não para o período da noite, como anteriormente.

Aluguel da nova residência da governadora gira em torno de R$ 30 mil mensais

ROSA CASAVisual da nova residência oficial da governadora (Foto: Alberto Leandro)

A mudança da residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) é o assunto do momento na imprensa potiguar. Ela deverá trocar o bairro de Morro Branco, onde mora desde que assumiu o Governo do Estado, pelo San Vale, localizado na zona Sul.

Com a atual residência oficial (onde moraram os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira) o governo desembolsa R$ 12 mil mensais pelo aluguel. Mas Rosalba estaria reclamando da má conservação do imóvel, sendo o principal agravante o "odor de mofo".

ROSA CASA OFICIALAtual residência oficial, em Morro Branco

Na nova residência, no San Vale, que tem 2.500 metros quadrados de área, com dois pavimentos (térreo e primeiro andar) o aluguel é mais salgado: em torno de R$ 30 mil mensais, conforme as negociações que estariam em fase conclusiva, garantem fontes próximas ao governo potiguar.

Para não perder sintonia com o Planalto, PR cogita lançar Tiririca para prefeito

Em meio às negociações de alianças na corrida eleitoral e de mais espaço no governo federal, o PR cogita lançar o deputado Tiririca na disputa pela Prefeitura de São Paulo.tiririca1Tiririca poderá concorrer à Prefeitura de São Paulo pelo PR

Segundo lideranças da legenda, o movimento tem dois objetivos principais. O primeiro é evitar indisposições tanto com PSDB quanto com o PT. Atualmente, o PR é aliado do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas teria dificuldade em apoiar o tucano José Serra por estar, em âmbito nacional, mais próximo de Dilma Rousseff do que da oposição.

Ao mesmo tempo, caso apoie o petista Fernando Haddad ficaria "a pão e água", segundo palavras de uma liderança do partido, caso Serra ganhasse.

Outra ideia com o lançamento do nome de Tiririca é puxar votos para os vereadores da capital. A cúpula do PR acredita que, na disputa, Tiririca seria um cabo eleitoral mais forte.

Lideranças do PR, porém, negam que as negociações aconteçam para pressionar o Palácio do Planalto a indicar um novo ministro para os Transportes.

Questionado, o deputado diz achar que tem capacidade para administrar a maior cidade do país.

"Acho que isso (a possibilidade de ser candidato) é um reconhecimento do meu trabalho aqui (na Câmara). De 513 eu sou um dos poucos que nunca faltou. Isso me surpreendeu, mas quem bota lá (quem elege o prefeito) é o povo", disse. Segundo Tirirca, sua decisão depende apenas do partido.

"Pela votação dele (Tiririca), ele tem todo o direito de ser candidato. Além disso foi uma surpresa positiva aqui na Câmara", afirmou o líder do PR na Casa, deputado Licoln Portela (MG).

Tiririca foi o deputado federal mais votado do país, com cerca de 430 mil votos somente na capital paulista. (Com informações da Folha.com).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sandra pede que CPMI da Violência Contra a Mulher visite o Rio Grande do Norte

SANDRA ROSADOSandra Rosado condena violência contra a mulher

A líder do PSB na Câmara, deputada Sandra Rosado (PSB), apresentou nesta terça-feira, 28, requerimento para que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher visite o Rio Grande do Norte e a cidade de Mossoró. A Comissão foi instalada nesta quarta-feira (28) e tem o objetivo de diagnosticar as lacunas existentes na área e apontar medidas para aperfeiçoar os mecanismos de proteção à mulher.

A deputada aponta que apesar do Rio Grande Norte ser um estado em que as mulheres são culturalmente guerreiras, a ocorrência de crimes contra a mulher tem tirado o sossego da população. “Eu gostaria que a comissão acompanhasse o derramamento de sangue que infelizmente vem ocorrendo no nosso Estado. Não é admissível que mulheres sejam brutalmente assassinadas. Além disso, a gente vê a omissão quando vai atrás de um legista ou da polícia”, protesta.

A parlamentar citou, por exemplo, o caso de Cristiana Barreto Viana, de 36 anos, funcionária da deputada estadual Larissa Rosado. No fim de semana, a mulher foi encontrada morta em Mossoró após levar quatro tiros. “Lembro que ela saiu às 18h30 da casa da minha filha porque resolveu conversar comigo justamente sobre violência contra a mulher e relatou que já sofreu com isso. Mas, hoje, se um homem viesse fazer algo contra ela, levaria um soco. Infelizmente ela não teve tempo”, contou a deputada.

Royalties pagos neste mês superou em 37% valor repassado no mesmo período em 2011

O Rio Grande do Norte recebeu em fevereiro o maior repasse de royalties pagos pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar já registrado. O montante, que chegou a R$ 38,82 milhões, superou em 37% o valor repassado no mesmo período em 2011. MACAUMacau continua liderando ranking como município que mais recebe royalties 

De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Governo do Estado recebeu R$ 19,7 milhões neste mês. O valor demonstra um crescimento de 30% em relação ao repasse realizado no mesmo período em 2011.

Já os 93 municípios beneficiados com royalties, receberam o montante R$ 19,1 milhões, valor que é 44% superior ao repasse realizado em fevereiro do ano passado.

Municípios produtores

Valor pago em janeiro (R$)

Macau

                        2.823.906,01

Guamaré

                        2.691.090,01

Pendências

                        2.334.035,84

Alto do Rodrigues

                        2.313.712,22

Mossoró

                        2.260.286,85

Areia Branca

                           814.056,61

Apodi

                           516.366,56

Assú

                           475.203,88

Governador Dix-sept Rosado

                           431.516,64

Carnaubais

                           409.230,39

Porto do Mangue

                           314.345,66

Upanema

                           256.004,78

Caraúbas

                           227.972,63

Felipe Guerra

                           196.667,10

Serra do Mel

                           174.252,90

Afonso Bezerra

                               4.298,97

Prefeito vai à Câmara, hoje, para leitura da mensagem que abre trabalhos na Casa

SOUZA LÊ MENSAGEMA exemplo de anos anteriores, “Souza” estará no plenário da Câmara, hoje, para fazer a leitura da sua mensagem anual

A leitura da mensagem anual do Executivo abre oficialmente nesta terça-feira, 28, a partir das 19h30, os trabalhos referentes ao calendário ordinário de 2012, no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca.

A sessão terá caráter solene e contará com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP).

O presidente da Casa, Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), disse que está tudo pronto para a abertura dos trabalhos referentes ao ano em curso.

Durante o recesso parlamentar a estrutura da edilidade passou por reformas e inclusive a fachada principal do edifício ganhou um novo visual.

O prefeito “Souza” nunca deixou de prestigiar a abertura solene dos trabalhos legislativos no município. Hoje, ele pretende fazer uma prestação de contas de suas realizações, principalmente neste ultimo ano de administração, quando deverá enumerar as várias conquistas obtidas pelos areia-branquenses ao longo do seu governo iniciado em 2005.

De acordo com a assessoria do prefeito “Souza”, ele deverá apresentar um balanço geral de todas as realizações alcançadas pelo município nos últimos sete anos, além de uma projeção do que deverá ser feito até final do seu mandato, em 31 de dezembro deste ano.

“Souza” tem afirmado que a cidade tem tudo para terminar a sua gestão com uma boa infraestrutura graças à reconstrução de praças públicas, urbanização de ruas, reforma de logradouros públicos, além de muitas outras iniciativas. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até agora pela nossa gestão, pois o trabalho de nossa equipe esteve ao longo de todo o tempo voltado unicamente para o engrandecimento da cidade”, disse o gestor num recente contrato com o Blog.ALDO DANTAS INFORMA QUE CALENDÁRIO DE 2011 ENCERRA DIA 15 DE DEZEMBROAldo Dantas diz que sessão tem caráter solene e é aberta à população

Na oportunidade “Souza’ frisou, ainda, que em 2012 muitas outras ações serão desenvolvidas para concretizar antigas reivindicações de todos os segmentos sociais de Areia Branca. Como destaque ele citou a reconstrução do futuro Hospital Dr. Wilon Alves Cabral e Maternidade Sara Kubitschek, uma obra esperada há mais de 40 anos e que vai beneficiar todo o município e cidades vizinhas, além da entrega de novas Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas nas zonas urbana e rural, considerados como grandes feitos na área de saúde.

Parceria assegura realização de cursos para as marisqueias da praia de Ponta do Mel

Uma parceria da Prefeitura de Areia Branca com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Petrobras está beneficiando diretamente 20 marisqueiras que residem na localidade de Ponta do Mel, neste município.MARISQUEIRAS DE PONTA DO MELMarisqueiras de Ponta do Mel em reunião com representantes do município e da Petrobras

As contempladas pertencem à Associação das Marisqueiras de Ponta do Mel e desde ontem, 27, elas participam da capacitação sobre associativismo, com foco em como desenvolver uma associação. As atividades do curso vão até amanhã, 29.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Areia Branca, Maria Edvanda Pereira, ao todo a parceria Prefeitura, Sebrae e Petrobras vai oferecer 20 cursos dirigidos à Associação das Marisqueiras de Ponta do Mel.

Nessa etapa o curso abordará também temáticas sobre cooperativismo e meio ambiente. Nas etapas seguintes, as marisqueiras receberão informações e aulas práticas sobre processamento de pescados e mariscos com visão empreendedora.

Para as marisqueiras de Ponta do Mel, a Prefeitura de Areia Branca, Souza, está dando contribuições muito valiosas com ações voltadas para beneficiar a categoria.

Lista com aprovados para cargo de professor e pedagogo será divulgada nesta terça-feira

15/09/11 - Enem e Investimento na Educação - Investimentos na educação do RN e sobre o desempenho dos alunos da rede pública no Enem.
Fotos:Aldair Dantas/h/selecionadas
Betânia Ramalho diz que novos servidores deverão trabalhar nas escolas que apresentem a maior demanda

O Governo do Rio Grande do Norte divulgará na edição desta terça-feira, 28, do Diário Oficial do Estado (DOE), a lista com os aprovados no concurso para o cargo de professor e pedagogo da rede estadual de ensino.

Foram mais de 30 mil candidatos inscritos e 13 mil candidatos aprovados na primeira etapa, composta de provas objetivas (1ª Fase) e de redação (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos participaram então da prova de Títulos, de caráter classificatório.

"Temos 2.900 vagas para professores e 600 para suporte pedagógico, nossa prioridade é de efetivar professores no lugar de estagiários e depois substituir os professores temporários que foram contratados em caráter emergencial", disse a secretária de Estado da Educação Betânia Ramalho.

Segundo a secretária, com a homologação do resultado no Diário Oficial do Estado ficam faltando agora apenas alguns procedimentos para que os aprovados tomem posse. "Nossa determinação é que os alunos não acumulem mais prejuízos por falta de professor em sala de aula", declarou Betânia.

Sobre a lotação dos professores e pedagogos, Betânia Ramalho afirmou que os novos servidores deverão trabalhar nas escolas que apresentem a maior demanda.

Piso nacional do magistério para 2012 sobe para R$ 1.451, um aumento de 22,22%

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.PROFESSORValores pagos ao professor ainda estão distantes da realidade

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950.

A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

No Rio Grande do Norte, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN) briga pelo pagamento de 1/3 de férias, de forma integral, em folha suplementar ainda, este mês, e por um reajuste de 22,22%, baseada na lei Federal de nº 11.738/08, a lei do piso nacional. (Com informações da Agência Brasil).

Sucessão municipal na região ainda conta com muitas indefinições quanto a nomes

BRUNO SÓ Faltando pouco mais de sete meses para as eleições de 7 de outubro, praticamente nenhum município da Costa Branca (os mais próximos de Areia Branca) tem chapa majoritária fechada. A exceção poderá ser Mossoró, onde as especulações apontam a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) e o secretário municipal de Serviços Públicos, Alex Moacir (PMDB), como sendo os nomes que comporão a chapa que concorrerá à sucessão da prefeita Fafá Rosado (DEM).

Bruno Filho deverá ter companheiro de chapa indicado por “Souza”

Em Areia Branca, existem três pré-candidatos a prefeito, mas nenhum deles com companheiro de chapa definido. O atual vice-prefeito e pré-candidato José Bruno Filho (PMDB) deverá ter como vice um nome indicado pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP). O pré-candidato Francisco Antônio de Macedo (PR) ainda não se pronunciou sobre o assunto, a exemplo da enfermeira Iraneide Rebouças (DEM), que também pretende concorrer à prefeitura.VERONILDE OTIMISTA COM O CARNABALVeronilde Caetano ainda não anunciou quem apoiará este ano

Em Grossos a situação é idêntica, pois os dois pré-candidatos declarados à sucessão do prefeito Veronilde Caetano da Silva (PSB), no caso João Dehon da Silva (PMDB) e Enilson Fernando (DEM) ainda estão “solteiros”. O governismo, em Grossos, ainda não definiu quem apoiará nas eleições deste ano. NALDINHO PRÉ“Naldinho de Zé Maria” não deverá ter dificuldades para definir o vice

No município de Tibau, onde o prefeito Rafael Freire (PMDB) será o único a disputar a reeleição, poderá haver repetição da chapa que venceu a eleição suplementar em 20 de junho de 2010, com o atual vice-prefeito José Francisco da Silva, "Padeca" (DEM). O principal nome da oposição, Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho de Zé Maria” (PSD), está “costurando” apoios à sua pré-candidatura e buscando um companheiro de chapa.BIBI E CIONE serraCione trabalha seu nome para contar com o apoio do prefeito Bibiano  

A situação em Serra do Mel também está indefinida com relação ao segundo nome na chapa majoritária. O ex-chefe de Gabinete do município, Paulo Silas (PR), só não está em campanha porque a legislação eleitoral não permite, mas é pré-candidato declarado a prefeito, assim como o sindicalista Manoel Cândido (PT). Ligado ao governismo, o vereador Cione Bezerra (PMDB) também é pré-candidato, mas os três ainda estão sem nomes para fechar as respectivas chapas. No caso de Cione, sendo consolidado como candidato da situação, o prefeito Bibiano deverá indicar o nome para vice-prefeito.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Governismo em Mossoró define chapa para a sucessão municipal: Ruth e Alex Moacir

Saiu no bem informado blog Visão política, do Diário de Natal Online desta segunda-feira, 27: a candidata do DEM à Prefeitura de Mossoró será mesmo a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM). ruth e alexRuth Ciarlini e Alex Moacir: está seria a chapa do governismo em Mossoró

Uma fonte ligada à prefeita Fafá Rosado (DEM) informou ao Visão Política que a renúncia da gestora para assumir a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma manobra da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para permitir a candidatura da irmã, deverá ocorrer no próximo mês.

O vice da chapa, segundo a fonte, também já foi definido. Será o secretário municipal de Serviços Urbanos, Alex Moacir (PMDB). A prefeita, a vice e o secretário, inclusive, já intensificaram suas agendas juntos, para aproximar a chapa da população.

Venha Ver: um pedaço do paraíso escondido entre serras e mistério das três fronteiras

VENHA 7Bonita praça no centro de Venha Ver

Venha Ver está localizado na região do Alto Oeste`Potiguar, na micorregião da Serra de São Miguel. Trata-se de um município novo, desmembrado de São Miguel em 26 de junho de 1992, quando ainda era denominado Distrito de Padre Cosme. Entretanto, a instalação oficial do município só ocorreu em 1997, com a posse do primeiro prefeito do município, Expedito Salviano, eleito para o cargo em 1996 e reeleito em 2000.VENHA 6Outro belo cartão-postal da cidade serrana

Em 2004, foi eleita a primeira mulher prefeita do município, Maria do Socorro Pessoa Fernandes, mas seu mandato foi marcado por abusos que deixaram o município em situação de abandono, por isso a prefeita não conseguiu se reeleger em 2008, sendo derrotada pelo ex-prefeito Expedito Salviano, que ganhou as eleições daquele ano e foi reconduzido ao cargo em 1º de janeiro de 2009, sendo prefeito até os dias atuais.VENHASede da Prefeitura Municipal de Venha Ver

O clima de Venha Ver é tropical chuvoso, com temperatura média anual de 28,1°C. A umidade relativa do ar é 66%. Entre todos os meses do ano, o mais quente é dezembro , quando a média (aproximada) é de 29,1°C. Enquanto isso, o mais frio é julho; nesse mês, a temperatura mínima é 19,9°C, a máxima é 30°C e média é de quase 25°C.VENHA VER, ESTÁTUA DE FREI DAMIÃORua de acesso ao Santuário de Frei Damião. No fundo, a estátua do frei

Os municípios limítrofes com Venha Ver são Coronel João Pessoa e São Miguel  a Norte, Poço Dantas (na Paraíba) a Sul, Luís Gomes a Leste e Icó (no Ceará) a Oeste.VENHA 9Escadaria que leva à estátua de Frei Damião com mais de 13 metros de altura

A cidade de Venha Ver, localizada a 463 km de Natal, tem como padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A história de duas famílias, uma judia e outra holandesa, deu origem à comunidade de Venha Ver. VENHA 3Capela no Santuário de Frei Damião, o padroeiro do Nordeste

A explicação da origem do nome Venha Ver é contada de várias formas pelos mais antigos. A mais conhecida pelos patriarcas refere-se ao namoro entre a filha de um fazendeiro e um de seus escravos. Descontente com essa amizade, o fazendeiro decidiu mandar sua filha para outra região. Ao procurar pela filha na manhã do dia de sua partida, foi informado por uma escrava que a moça estava proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa da escrava que não teve outra alternativa a não ser chamá-lo para comprovar pessoalmente sua informação. “Venha Ver”, disse a escrava enfrentando o revoltado patrão.VENHA 8 Parte baixa da artesanalmente urbanizada Avenida Ministro Aluízio Alves  

A localidade, naturalmente, passou a se chamar Venha Ver e a força do seu povo tornou possível que o pequeno povoado viesse a experimentar um gradativo crescimento. VENHA 5Parte alta da urbanizada Avenida Ministro Aluízio Alves

O município possui pontos turísticos conhecidos e visitados por turistas de diversos lugares, como o Marco das Três Fronteiras e o Santuário Frei Damião. Outros destaques turísticos são as belezas naturais de suas cachoeiras e serras, que ficam a 815 metros acima do nível do mar, sendo um dos pontos mais altos do Estado, na divisa de Venha Ver com Coronel João Pessoa. VENHA 4 Hospital da cidade cercado pelas belas palmeiras imperiais

VENHA 10Parte da cidade vista da escadaria do Santuário de Frei Damião 

VENHA 1Imagem de Frei Damião no santuário construído em sua homenagem

Areia-branquense designado pastor começa sua jornada na bonita cidade de Venha Ver

A pacata comunidade evangélica da Assembleia de Deus da bela cidade de Venha Ver, localizada na região serrana do Alto Oeste Potiguar, recebeu festivamente o seu novo pastor Charlles Oliveira, que é de Areia Branca. A concorrida posse (definida pelos renomados pastores presentes no evento como algo histórico) ocorreu no dia 23 passado.CHARLLESCharlles Oliveira é pastor nsa cidade de Venha Ver

A menos de uma semana à frente da Assembleia de Deus de Venha Ver, as notícias acerca do trabalho desenvolvido pelo jovem pastor junto a suas “ovelhas” são alvissareiras. Dão a certeza de que algo extraordinário (impactante!) acontecerá naquela cidade, breve.

O pastor Charlles Oliveira é um homem preparado, conhecedor do Evangelho e sabe da importância da missão lhe confiada. Não há dúvidas que colocará seus conhecimentos bíblicos em função do seu “rebanho” que tende a crescer, fruto do seu trabalho como Mensageiro da Palavra de Deus.

Artesã de Ponta do Mel é uma das finalistas do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

Dos 50 grupos de artesãos do Rio Grande do Norte inscritos na terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, quatro foram classificados e já estão na final do concurso, disputando com outros 176 candidatos de várias partes do Brasil. A Associação de Artesãos de Vera Cruz, a Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e as empreendedoras individuais Maria do Socorro Santos saraiva, de Ponta do Mel, e Cristina Blondim, de Natal, serão novamente avaliados in loco por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional antes do anúncio dos campeões.NENEM MEL 1Artesã areia-branquense, “Neném do Mel”, é uma das finalistas do prêmio 

“Acredito que os candidatos do Rio Grande do Norte têm muitas chances de ficar entre os 100 por atender bem aos critérios estabelecidos. Essa premiação está muito ligada à gestão e, nesse quesito, os quatro selecionados estão muito preparados, pois encaram a atividade do artesanato como um negócio”, presume a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae-RN, Jupira Nunes.

A gestora se refere ao trabalho desenvolvido por Socorro Santos, mais conhecida por “Neném do Mel”, formalizada como EI, na praia de Ponta Mel, na cidade de Areia Branca. O talento da mulher é transformar o paneiro do coco em belos jogos americanos, bolsas e demais acessórios. “Neném do Mel” é a atual presidente da Associação das Artesãs de Ponta do Mel. Vem também do coqueiro a matéria prima usada pelos integrantes da Associação dos Artesãos de Vera Cruz. Eles usam a fibra do coco para produzir artigos de decoração de acabamento impecável, sobretudo luminárias e abajures.

Os tradicionais bordados também estão na competição, representados pela Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade que fica na região Seridó, cujas integrantes dominam a arte de bordar e criar peças de cama, mesa e banho, além de moda praia. Maestria semelhante tem a artesã natalense Cristina Blondim. Devidamente formalizada como EI, a mulher produz artigos em MDF pintados à mão.

Esses quatro grupos produtores do RN receberão a visita dos consultores. O resultado dessas visitas será avaliado por um júri composto por pessoas de notório reconhecimento na área de atuação, entre eles, decoradores, designers, comerciantes, representantes do governo e de áreas ligadas à cultura. A seleção leva em consideração diversos itens da cadeia de produção e comercialização do artesanato, além da qualidade estética e do valor cultural. Consideram-se os critérios de inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social, entre outros quesitos. 

Os vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em três eventos comerciais de expressão nacional, usar o selo TOP 100 de Artesanato – 3ª edição até o fim de 2014 e divulgar seus trabalhos no catálogo do prêmio. Os cem selecionados vão receber ainda uma consultoria de adequação de seus produtos ao mercado, para tratar desde as condições trabalhistas até a embalagem. A entrega do prêmio será feita no dia 28 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro.

Realizada de três em três anos, a premiação incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. (Com informações do Sebrae-RN).

Desejo de derrotar o Democratas pode unir partidos em torno de Larissa Rosado

Todos os ventos sopram favoráveis à pré-candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró. Depois do Partido Social Democrático (PSD) chegou a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) declarar guerra ao DEM mossoroense. Com isso, quem sairá lucrando será a pré-candidata do PSB.Larissa na Assembleia - Assecom ALBola da vez, Larissa Rosado poderá atrair o apoio dos petistas

Para melhorar ainda mais o cenário pró-Larissa, a pré-candidatura a prefeito do reitor da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Josivan Barbosa, vem perdendo força. O seu próprio partido, o PT, sinaliza apoio a Larissa Rosado.

O argumento usado pelo bloco petista para cambar para a pré-candidata do PSB, seria o desejo de derrotar o DEM em Mossoró. Desejo já expresso pelo líder maior do PSD, vice-governador Robinson Faria, que rompeu politicamente com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e não morre de amores pelo senador José Agripino Maia, presidente estadual e nacional do Democratas.

Sessão especial abrirá trabalhos legislativos referentes a 2012, na Câmara Municipal

CÂMARA MUNICIPAL DE AREIA BRANCA NOVO VISUALCasa recebeu inúmeras melhorias durante o recesso dos vereadores (Foto/Cedida: Jailton Rodrigues)

O presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), disse que está tudo pronto para a abertura dos trabalhos na Casa, referentes a 2012.

Durante o recesso parlamentar a estrutura da Casa legislativa passou por reformas e inclusive a fachada principal do edifício ganhou um novo visual.

Segundo o vereador Aldo Dantas, a abertura dos trabalhos nesta terça-feira, 28, será com uma sessão especial.

O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), irá àquela Casa fazer a leitura da mensagem anual quando será feito um balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2011, e uma explanação acerca do que poderá ser realizado em 2012.

A sessão de abertura dos trabalhos na Câmara será a partir das 19h, nesta terça-feira.

Ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino terá início nesta segunda-feira

ESCOLA GERALDA CRUZ OKEscolas do município recebem alunado a partir de hoje

A Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca confirma que nesta segunda-feira, 27, terá início o ano letivo 2012 na rede municipal de ensino. Nas creches do município as atividades letivas estão em franca atividade desde o dia 13 passado.

Com o objetivo de melhor preparar os professores para o retorno às salas de aula e ao convívio com o alunado, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Semana Pedagógica.

Durante a semana de estudos os educadores das escolas municipais participaram de palestras e dinâmicas motivacionais e pedagógicas, orientadas por profissionais da área e voltadas, essencialmente, para a realidade local.

Na oportunidade o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que fez a abertura oficial da semana de atividades pedagógicas, agradeceu aos educadores pelo empenho na melhora do sistema educacional do município.

O gestor falou dos avanços significados no setor, citando o aumento do número de vagas com reforma e ampliação de escolas na cidade e na zona rural, aumento do transporte escolar, pagamento do piso salarial para os professores, além de garantir qualificação permanente aos educadores.

Outro ponto abordado pelo prefeito foi a inserção de escolas da rede municipal de ensino no programa Mais Educação, que oferece ensino integral para os estudantes. "Pretendemos ter todas as escolas municipais no programa”, disse entusiasmado com o crescimento nos índices educacionais na rede municipal.

Agências do INSS/RN adotarão expediente corrido a partir da próxima quinta-feira

PREVIDÊNCIA SOCAL EM AREIA BRANCA_thumb[3]Mudanças no atendimento no INSS local beneficiam a população

A Agência da Previdência Social (APS) em Areia Branca, terá novo horário de atendimento ao público a partir da próxima quinta-feira, 1º de março. O atendimento será feito das 7h às 17h, com duas turmas de servidores com jornada de seis horas cada uma.

A informação foi repassada à imprensa pelo gerente da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Mossoró, Francisco Ozimar da Silva, explicando que o regime de jornada estendida de trabalho abrangerá as demais agências no Rio Grande do Norte, tais como: Natal-Centro, Natal-Sul, Natal-Ribeira, Natal-Nazaré, Natal-Norte, Currais Novos, Parnamirim, João Câmara, Santa Cruz, Santo Antônio, Ceará-Mirim, Touros, Assu, Angicos, Pau dos Ferros, Macau, Caicó e Areia Branca.

Antes, segundo Francisco Ozimar da Silva, o atendimento era feito por uma turma, trabalhando oito horas por dia, mas com pausa de duas horas para almoço. "A jornada será reduzida para seis horas seguidas, o servidor trabalhará mais motivado, terá mais qualidade de vida e isso refletirá no atendimento à população", frisa.

Os peritos médicos também poderão aderir à nova jornada de trabalho, desde que estejam lotados nas agências que adotarem o novo horário. Os médicos deverão realizar 15 exames diários, o que aumentará a quantidade de perícias nas Agências da Previdência Social.

Semana de Estudos Pedagógicos inicia hoje, em Serra do Mel, e vai até o dia 2 de março

Será aberta nesta segunda-feira, 27, e vai até 2 de março, a Semana de Estudos Pedagógicos visando o início do ano letivo de 2012, nas escolas da rede municipal de ensino de Serra do Mel.CAMARA MUNICIPAL DE SERRA DO MELAto solene de abertura das atividades pedagógicas será na Câmara

"Educação e diversidade: construindo uma escola inclusiva" é o tema em torno do qual irão trabalhar as equipes técnica-pedagógica e gestores das unidades escolares.

Realizada pela Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Educação e dos Desportos, a Semana de Estudos Pedagógicos na rede municipal de ensino tem como finalidade proporcionar aos professores e equipe técnica-administrativa e pedagógica momentos de estudos e análise de ações que possibilitem a construção e a interação do conhecimento.

A ação preparatória busca garantir autonomia na construção do saber e do fazer didático e pedagógico, numa proposta colaborativa, que somadas as experiências trabalhadas e vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem garantirão efetivamente a consolidação do fortalecimento da melhoria das práticas educativas no entorno da sala de aula.

Segundo a secretária de Educação, Milane de Oliveira Azevedo, a participação e o envolvimento de todos que fazem parte do processo educativo do município da Serra do Mel é fundamental para o êxito dessa ação. "Portanto, a secretária municipal de Educação convida a todos a se integrarem a esse movimento interativo em prol de educação que atenda a diversidade educacional", reforça. 

Programação será dividida entre escola e Câmara Municipal

BIBIANO TEM GESTÃO BEM AVALIADA EM PESQUISAPrefeito Bibiano fará abertura oficial do evento

A programação será aberta hoje, às 8h, na Câmara Municipal da Serra do Mel e na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte.

O primeiro momento é destinado ao credenciamento dos participantes. Às 8h30, haverá uma apresentação cultural; às 8h45, apresentação da programação; 9h, pronunciamentos oficiais com a participação do prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB).

Na sequência das atividades de abertura, às 9h30, haverá a palestra sobre "Educação e Diversidade: construindo uma escola inclusiva", ministrada pela professora mestra Selma Andrade de Paula Bedaque. Às 11h30, intervalo, e às 12h, encerramento.

Amanhã, 28, as atividades serão retomadas às 8h, com o tema "Ética nas Relações Interpessoais e Sociais nos dias atuais", tendo como expositor o dr. Frederico de Souza Costa. Às 9h30, movimento de discussão e socialização; 10h30, intervalo; 12h, encerramento.

Dia 29, às 8h, começam as oficinas com as seguintes temáticas: "A matemática no cotidiano escolar" e"Educação Infantil - Orientações didáticas", tendo como expositora uma equipe da Editora Positivo. E ainda, os temas "Ensino Fundamental I - (1º ao 5º ano - Zona Rural) - Metodologia da Escola Ativa", pela expositora professora especialistaOzana Maria Filha; "Ensino Fundamental I - (1º ao 5º ano - Zona Urbana)", pela professora especialista Maria de Fátima de Lima das Chagas; "Ensino Fundamental II - (6º ao 9º ano)", pela professora especialista Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros; 12h, encerramento.

Dia 1º de março, mais um ciclo de oficinas a partir das 8h, com a temática "Ainterdisciplinaridade numa proposta de leitura e compreensão de sentido" e "Educação Infantil - Orientações didáticas", com expositores da equipe da Editora Positivo; "Ensino Fundamental I - (1º ao 5º ano - Zona Rural) - Zona Rural - Metodologia da Escola Ativa", com a professora especialista Ozana Maria Filha; "Ensino Fundamental I - (1º ao 5º ano - Zona Urbana)", com a professora especialista Iara Maria Canuto Queiroz; "Ensino Fundamental II - (6º ao 9º ano)", com a professora especialista Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros; 12h, encerramento.MILANE AZEVEDO, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA DO MEL_thumb[1]Milane Azevedo, secretária de Educação, coordena as atividades

Dia 2 de março, às 8h, palestra "A influênciada avaliação no processo de ensino e aprendizagem", com a expositora professora especialista Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros; às 9h, movimento de discussão e socialização; às 12h, encerramento.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Servidores públicos municipais recebem os salários de fevereiro a partir de amanhã

Será iniciado nesta segunda-feira, 27, o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, referente ao mês de fevereiro. PREFEITURA AB NOVA_thumb[1]Prefeitura de Areia Branca mantém salários dos servidores pagos em dia 

Autorizado pela Prefeitura de Areia Branca, esse é o segundo desembolso efetuado integralmente pela Caixa Econômica Federal (CEF), agência local.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo César Garção, o desembolso segue o cronograma do mês anterior.

No primeiro dia recebem os servidores lotados em praticamente todas as secretarias e gerências, exceto os da Educação, que terão acesso ao desembolso na terça-feira, 28, e os da Saúde, que recebem na quarta-feira, 29.

Ministério da Saúde contempla Areia Branca com Núcleo de Apoio à Saúde da Família

O Ministério da Saúde (MS), autorizou a implantação, no município de Areia Branca, de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).  LIDI GARC[3]Lidiane Garcia anuncia mais um benefício na área da saúde

A informação é da secretária municipal de Saúde, Lidiane Michele Campos Garcia, adiantando que tal unidade reunirá profissionais de diversas áreas no atendimento à população.

O NASF é uma iniciativa que vai ampliar o número de profissionais vinculados às equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que vão atuar em parceria e em conjunto com essas equipes.

O objetivo dos núcleos é ampliar a abrangência das ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes do PSF.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Apostador de Cuiabá acerta as seis dezenas e leva sozinho o prêmio de R$ 22 milhões

Cuiabá-MTCidade de Cuiabá, onde foi feita a aposta premiada

Um único bilhete acertou as seis dezenas do concurso 1.366 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado, 25, e levou sozinho o prêmio de R$ 22 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal. O concurso 1.367, sorteado na próxima quarta, 29, deve pagar R$ 2 milhões.

A aposta vencedora é da cidade de Cuiabá (MT). Os números sorteados nesta noite em Capão da Canoa (RS): 12 - 27 - 37 - 44 - 54 - 59.

Ao todo, 124 apostas acertaram a quina e devem levar, cada uma, R$ 19.590,46. A quadra saiu para 7.974 bilhetes e pagará R$ 435,20 para cada um.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. A aposta mínima (seis números) custa R$ 2.

Horário de verão chega ao final após quatro meses de vigência em três regiões e na BA

DCF 1.0Nos estados onde o horário de verão foi adotado brasileiros terão que atrasar o relógio em uma hora  

Após quatro meses em vigência, o horário de verão terminará à 0h deste domingo, 26. Os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia, terão que atrasar o relógio em uma hora.

O horário é adotado no país com o objetivo principal de aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso.

Na última vez em que foi adotado, no entanto, o resultado da medida foi inferior ao esperado pelo setor elétrico e em relação à edição anterior. A redução de demanda na última edição foi de 4,4%. No ano anterior, a economia foi maior, de 4,7%.

Presidente da Câmara ultima preparativos para abertura dos trabalhos na terça-feira

SOUZA E ALDO DANTAS COMEMORAM[4]Prefeito “Souza” e o vereador Aldo Dantas, que abrem trabalhos legislativos na próxima semana 

Confirmada para a terça-feira, 28, a abertura dos trabalhos referentes ao calendário de sessões ordinárias em 2012, na Câmara Municipal de Areia Branca.

O presidente da mesa-diretora, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), disse que a primeira sessão do ano após o recesso parlamentar terá caráter solene, em virtude de ser destinada à leitura da mensagem anual pelo prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP).

Na oportunidade o gestor prestará contas das ações realizadas no período anterior e anunciará novos projetos a serem executados neste seu último ano de gestão.

O presidente do Legislativo municipal, Aldo Dantas, disse ainda que após a sessão de abertura das atividades na Casa, no ano em curso, o cronograma normal das sessões será retomado às terças e quintas-feiras, no horário regimental das 9h.

Mas Aldo Dantas ressalta que no dia 28 devido seu caráter especial, a sessão será à noite, com início a partir das 19h.

Ação no Carnaval concluiu etapa do projeto Verão Limpo programada para o período

Ações do projeto foram intensificadas durante o período de folia

O término da folia marcou também o encerramento de mais uma etapa do Projeto Verão Limpo, que iniciado em meados de janeiro deste ano, teve como ponto alto as ações desenvolvidas durante o Carnaval. Os resultados alcançados foram animadores para o pessoal envolvido.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, que este ano teve início na festa de São Sebastião, padroeiro de Ponta do Mel, e concluiu suas atividades na última terça-feira, 21, após percorrer todas as praias do município realizando uma série de ações ambientais.

Segundo informações da equipe técnica que esteve à frente do projeto, no decorrer do Carnaval as atividades foram realizadas na praia de Upanema, devido concentrar o maior número de visitantes ao longo do período festivo, pois era dali que saíam os “arrastões”.

Naquela praia foi instalada a Tenda Verão Limpo, que distribuiu sacolas com vendedores ambulantes e banhistas e trocou água mineral por materiais recicláveis, além de distribuir tonéis nos estabelecimentos comerciais da orla.

A Gerência de Gestão Ambiental, por meio do coordenador do Projeto Verão Limpo 2012, sociólogo Julimar França, fez uma avaliação positiva dessa política ambiental e afirmou que neste ano o projeto ampliou suas atividades produzindo resultados bastante satisfatórios e em consonância com as metas propostas. “Isso foi possível graças à parceria estabelecida entre o poder público e empresas como a HB Navegação, Salinor, Uchoa Construções, AC Transportes Marítimos, Drogarias Milagrosa, TCL Limpeza Urbana, F. Souto, Cimsal, Norsal, Central, Consórcio Areia Branca e FM Costa Branca”, disse.Tenda onde recicláveis eram trocados por água mineral  

O sociólogo Julimar França informa ainda, que as atividades realizadas pelo Projeto Verão Limpo no período carnavalesco produziram efeito no sentido de minimizar os impactos ambientais que o aumento do fluxo de pessoas e esses eventos de massa podem provocar ao ambiente costeiro.

Ele disse ainda, que além da equipe técnica da Gerência de Gestão Ambiental, o projeto conta também com a participação de voluntários e pessoas ligadas à Associação Rotativa, uma espécie de cooperativa que trabalha com material reciclável e recebe apoio do município. “O envolvimento da comunidade onde a ação é realizada é outro fator importante para o sucesso das ações do projeto”, conclui Julimar França.Tonéis foram colocados em pontos estratégicos, ao longo da orla marítima

Pré-candidato participou de churrasco que reuniu os membros da família Rebouças

TONHO ESSA OKTico, Alfredo Neto, “Tonho da Cohab” e o desembargador João Rebouças 

Cada vez mais próximo da família Rebouças, o pré-candidato a vereador “Tonho da Cohab” (DEM) participou de um churrasco realizado na segunda-feira de Carnaval, na residência do ex-prefeito e médico José Alfredo Rebouças e da pré-candidata a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (DEM).

O churrasco reuniu principalmente membros da família Rebouças e “Tonho da Cohab” esteve presente pelo fato de ser amigo dos mesmos.

A confraternização em ritmo de folia contou com as presenças do pré-candidato a vereador, “Tonho da Cohab”; desembargador João Batista Rebouças; Tico Rebouças; Alfredo Neto; Jaqueline Rebouças e Armin; além do casal anfitrião, José Alfredo/Iraneide.TONHO ESSA 2 OKKKKKKKKKKJaqueline Rebouças, “Tonho da Cohab” e Armin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações