sábado, 31 de agosto de 2013

Genildo Costa foi o entrevistado do mês no programa Sintonia, da TV Assembleia, onde falou do seu novo trabalho musical

GENILDO, TVGenildo Costa no programa Sintonia, da TV Assembleia, em Natal

O programa Sintonia deste mês, apresentado na TV Assembleia, emissora do Legislativo Potiguar, entrevistou o cantor, compositor, poeta e escritor Genildo Costa. Natural de Grossos, ele mora há mais de 20 anos em Mossoró, já escreveu um livro de poesia e gravou dois CDs de músicas poéticas de sua autoria.

A entrevista teve como cenário uma dos pontos históricos de Natal, o Solar Bela Vista. Genildo Costa falou sobre sua carreira e especialmente do seu novo trabalho musical, o CD Camboar, que constitui uma criteriosa seleção de poemas musicados de sua autoria, do irmão Geová Costa e da poetisa potiguar, Auta de Souza, entre outros.

O Sintonia é um programa de entrevistas com personagens da cultura potiguar, com destaque para os autores de livros lançados no Rio Grande do Norte, abordando questões relacionadas as obras e aspectos da vida pessoal dos convidados.

Para quem perdeu a entrevista de Genildo Costa exibida ontem, às 20h, o Sintonia tem reprise neste sábado, às 20h, e terça feira, às 14h. 

O programa é exibido sempre na última sexta-feira do mês. O telespectador assiste o Sintonia e os outros programas da TV Assembleia pelo canal 36 da cabo Natal, 37 da cabo Mossoró, 53 da cabo Assu e 36 da cabo Currais Novos.

“O PMDB abre diálogo com todos os partidos que queiram construir um projeto repensando o que quer o RN”, diz Henrique

127352Henrique Alves concedeu entrevista aos jornalistas na sede do partido, em Natal (Foto: Júnior Santos / Tribuna do Norte)

Transcrição da entrevista que o presidente do PMDB-RN, Henrique Eduardo Alves, concedeu no final da tarde, na sede do partido ontem, 30, em Natal, após reuniu da executiva estadual:

HENRIQUE - "O PMDB reuniu, agora de tarde, a sua executiva estadual com a presença de todos os seus integrantes. Na próxima semana vai reunir seus prefeitos, vice-prefeitos e representantes de vereadores, para discutir e explicar a decisão que acaba de tomar, de maneira consensual, de se afastar do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini".

- Primeiro, quero declarar por ela todo respeito e toda consideração. Nesse tempo de aliança que se formou na sua eleição por alguns, depois por todos, ela sempre dispensou um tratamento respeitoso - eu diria até - carinhoso, por todos nós. Mas, a questão, do ponto de vista administrativo de como executa a política administrativa, a maneira como trata as questões, conversando muito pouco, tratando muito  pouco dos problemas que todos gostaríamos que fossem resolvidos, pelo diálogo, por uma construção; mas, lamentavelmente, não foi possível se realizar esse projeto com essa amplitude. Então, sendo assim, o PMDB, atendendo a sua base, se afasta e se torna independente na q uestão do projeto político-eleitoral para 2014.

"Em segundo lugar, o partido declara, também por unanimidade, que, em razão de sua força, do seu crescimento ao longo dos anos, da sua responsabilidade com a sua militância, com as suas lideranças e com o futuro do Rio Grande do Norte, o partido reafirma que vai lutar para construir uma candidatura própria".

- Todos que participaram da reunião - todos - não disseram sim, nem não; porque esta não é a hora de buscar nomes; esta é a hora de buscar a unidade e, logo depois, imediatamente, constituir um grupo de trabalho (que já faremos até segunda-feira) para começar a repensar um programa de desenvolvimento possível, real, de visibilidade, de modo que o Rio Grande do Norte, que está tão carente em relação a confiar, acreditar, passe a ter esperança de novo, e possa acreditar nessa proposta renovadora e modernizadora do nosso PMDB. 

Perguntas dos jornalistas e respostas de Henrique.

Como é que o PMDB pretende construir essa candidatura própria?

127352 OKHENRIQUE - Eu volto a dizer: Todas as lideranças que compareceram - todas - nem disseram sim, nem disseram não. Até por entendermos que não é hora de nomes. O Rio Grande do Norte não quer personificar, não quer personalizar, salvador da pátria. Passou esse momento, há muitos anos, na política do Rio Grande do Norte. O que o povo quer agora e as ruas reclamam é capacidade, é eficiência, é projeto viável; que as pess oas acreditem na solução dos seus problemas que estão se agravando no Rio Grande do Norte a cada dia ou até a cada segundo. Então, antes de pensar em nomes, vamos preparar os projetos para que a gente possa apresentar com responsabilidade, com maturidade, com serenidade, em nome do PMDB. A partir daí vamos procurar todos os partidos que compõem a vida partidária no Rio Grande do Norte para discutir essa proposta, que não será uma imposição do PMDB, mas será um pensamento sobre o presente, sobre o futuro do Rio Grande do Norte, que nós faremos de maneira própria e, se Deus quiser, com candidatura própria.

O PMDB pode optar por um empresário de fora da política?

HENRIQUE - Pode ser de dentro da política, de fora da política - Todos aqueles que queiram abraçar esse projeto do PMDB que trará ideias, que trará conteúdo, que terá consistência e propostas com responsabilidade.

Esse novo posicionamento do PMDB afasta o partido daquelas legendas que estejam apoiando a governadora Rosalba Ciarlini neste momento?

127352 OKHENRIQUE - Não. Esta é uma posição do PMDB, respeitando cada partido que assim esteja, de se posicionar. Não cobraremos nada de ninguém; nenhum partido aliado que esteve conosco na eleição passada; que poderá estar conosco... Vamos ter a capacidade e a humildade de entender este é o caminho do PMDB e respeitaremos o caminho que os outros partidos considerem melhor para os seus planos.

O PMDB agora abre diálogo com a oposição?

127352 OKHENRIQUE - Abre diálogo com todos os partidos que queiram construir e participar de um projeto que nós vamos propor como princípio, como começo, como preliminar, repensando o que quer o Rio Grande do Norte. Hoje, nós entendemos que o povo não quer, apenas, relação de A, B  ou C. Porque chega lá A, B ou C e não consegue construir, não se preparou, não fez um planejamento. Hoje nós temos que pensar o Rio Grande do Norte não é prá amanhã, não. É prá daqui a 20 anos. Quer partidos que tenham visão de futuro, que não improvisem, que digam antes  o que se quer fazer e, sobretudo, como é que se vai fazer. Porque é muito fácil falar: "melhorar a saúde"... "melhorar a educação"... É ótimo. Todos dizem isso. Nós temos que dizer o que fazer, como fazer e de onde tiraremos os recursos para executar. Nós queremos ter uma interação com aqueles que estão desesperançosos e que precisam, em primeiro lugar, voltar a ter esperança num futuro melhor para o Rio Grande do Norte.

Qual o reflexo dessa decisão de hoje com a aliança do PMDB com o DEM em Mossoró?

127352 OKHENRIQUE - Nossas alianças municipais não são afetadas pela decisão de hoje. As alianças municipais são as mais diversificadas: Tem aliança do PMDB com o PT, com o PR, com o PP, com o DEM e essas alianças dizem respeito à autonomia de cada município. Esta é uma decisão a nível estadual de afastamento político-eleitoral da governadora Rosalba Ciarlini. Mas, volto a dizer que, no campo administrativo, o que ela precisar, o que o Estado precisar contará 100% com o meu esforço, com o de Garibaldi, com os deputados estaduais na Assembleia. Não é um rompimento com o governo do Estado do Rio Grande do Norte.  É o afastamento do projeto político da governadora Rosalba. Em relação ao Rio Grande do Norte, às suas prioridades, às suas necessidades, o Estado poderá contar como antes, e até com mais ainda, com aquilo que pudermos fazer.

E quanto às conversas relacionadas com alianças para eleição proporcional?

127352 OKHENRIQUE - Em relação a esse tema, eu tenho tido conversas informais com o PR, com o PP, com o PPS, com o PSDB, com o PD T - até o prefeito Carlos Eduardo me disse que o PDT poderia participar dessa coligação na proporcional; o próprio DEM do senador José Agripino... Mas, tudo de uma forma muito ampla e muito preliminar ainda. Nada definitivo, nada de compromisso firmado ainda. É apenas disposição e o PMDB agradece o respeito com que todos os outros partidos estão tratando a nossa legenda. Eu ouvi do PT nacional na semana passada que o projeto prioritário do PT entre vários estados, o do Rio Grande do Norte, era com o PMDB. Repetir a aliança nacional. É só uma manifestação a mais de respeito que o PMDB conseguiu granjear e conquistar junto a todos os demais partidos do nosso Estado.

O senhor fez duas indicações à governadora Rosalba: o secretário de Agricultura e um diretor da Emater. Eles vão entregar seus cargos?

127352 OKHENRIQUE - Eu espero que eles acompanhem a posição do PMDB. Vou ligar daqui a pouco pra um e pra outro e espero que eles acompanhem, porque essa posição pra ela ser forte e respeitada, ela tem que ter a cara do PMDB. De todo PMDB, da unidade e da consciência do PMDB. Muito obrigado a vocês.

Projeto Arte e Música à Beira-mar deste sábado apresenta o talento do músico areia-branquense, Ígor Santos

IGOR SANTOSOK OKÍgor Santos será a atração de hoje, com show ao vivo, à beira-mar

Neste sábado, 31, último sábado do mês, será realizada mais uma edição do projeto Arte e Música à Beira-mar. Mensalmente, sempre no derradeiro final de semana, a Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências executivas de Eventos, de Turismo e Fundação de Cultura realiza o projeto que tem como palco o largo de eventos da Praça Rivadávia Ferreira de Medeiros, na praia de Upanema.

A edição de hoje terá como atração principal o cantor Ígor Santos, voz e violão, um dos grandes nomes da música areia-branquense.

O projeto consiste em incrementar aquela praça de eventos, tornando-a mais uma opção de lazer e entretenimento para areia-branquenses e turistas, aquecendo as vendas nos quiosques ali existentes, bem como incentivando os artistas e músicos em suas apresentações culturais.

Com essa iniciativa a prefeitura proporciona shows de música ao vivo, com edições mensais.

Hoje, a partir das 17h, o projeto proporcionará uma tarde/noite inspiradora com o melhor da Música Popular Brasileira (MPB), ao vivo, com o talento de Igor Santos.2718                           Projeto se tornou um ponto de encontro dos areia-branquenses a cada fim de mês

Areia-branquenses são formados em 2º Oficial de Náutica da Marinha Mercante do Brasil pelo Ciaba de Belém do Pará

CIABAAreia-branquenses: Michael Wanderley, Roberto Miranda, Adolfo Menezes, Hugo Câmara e Robson Azevedo

Mais uma turma de areia-branquenses galgou a formatura em 2º Oficial de Náutica da Marinha Mercante do Brasil, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA). A próxima e derradeira etapa antes de estarem aptos ao exercício da profissão, é a realização de um estádio pelo período de um ano.

A busca por qualificação na área marítima, está levando muitos areia-branquenses, principalmente jovens, a tentarem ingresso nos cursos ofertados pelo Ciaba, que nos seus mais de 100 anos de história, até hoje, tem como missão primordial formar pessoal para a Marinha Mercante nas especialidades de Náutica e Máquinas, além de vários cursos de formação de pessoal subalterno (fluviários e portuários).

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é o alicerce do Ciaba, que está localizado à Rodovia Arthur Bernardes, n° 245, bairro do Pratinha, na capital paraense. É considerado, com destaque, como sendo um dos melhores estabelecimentos congêneres do mercado no mundo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto Clubinho Honda Trânsito Amigo encerra atividades nas escolas das zonas urbana e rural de Areia Branca

Alunos da Escola Aluízio Alves atentos às orientações repassadas pelo instrutor Ariclenes, da Honda

Foi um sucesso a semana de atividades nas escolas do município iniciada dia 27 e encerrada nesta sexta-feira, 30, numa iniciativa da Motoeste Honda em parceria com a Prefeitura de Areia Branca, por intermédio da Gerência Executiva de Turismo.

A semana de conscientização realizada em Areia Branca é parte do projeto Clubinho Honda Trânsito Amigo, um serviço de utilidade comunitária da Honda destinado às crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

O objetivo do projeto é ajudar na educação das crianças sobre segurança e harmonia no trânsito e promover o trânsito amigo.                                                                Alunos fizeram festa druante a entregue dos kits

Por meio da iniciativa, a Motoeste está visitando as escolas públicas e particulares com uma equipe formada por um instrutor de pilotagem e animadores.

Os conceitos de trânsito amigo são transmitidos através de uma aula com dinâmicas e participação das crianças. Ao final é entregue o Manual do Professor e um CD com as músicas tocadas durante o evento.

A gerente de Turismo de Areia Branca, Viviane Araújo, que deu todo o suporte necessário para a equipe desenvolver a etapa local do projeto, ressaltou a importância da iniciativa que foi muita positiva para as crianças, que além de receberem kits contendo material didático, aproveitaram bem o conteúdo das palestras ministradas de maneira simplificada.        Professores Jussier e Nairton Rebouças, da Escola Santo Expedito, em Redonda, com o pessoal da Honda e a gerente de Turismo, Viviane Araújo

Mais informações ou solicitação da visita da equipe do Clubinho Honda Trânsito Amigo na sua escola, basta ligar para (84) 3323-1111.

Abaxio, mais destaques da semana de atividades do projeto nas escolas da cidade e da zona rural.

PMDB oficializa rompimento com o Governo Rosalba e tentará uma candidatura própria para concorrer à sucessão estadual em 2014

henrique1“Partido decidiu se afastar do governo de maneira consensual”, afirma Henrique Eduardo Alves (Foto: Felipe Gibson/G1)

O PMDB não faz mais parte da base aliada do governo do Rio Grande do Norte, liderado por Rosalba Ciarlini (DEM). O rompimento foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira, 30, em reunião na sede do partido no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal. "De maneira consensual, o partido se afasta do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini", afirmou o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Procurada, Rosalba Ciarlini disse que não irá comentar o rompimento político.

"Sempre tivemos um tratamento de respeito, até carinhoso, mas do ponto de vista administrativo, como é exercida a política administrativa, a maneira como são tratadas as questões, com pouca conversa sobre problemas que todos gostariam de resolver por um diálogo, uma construção. Lamentamos que não foi possível realizar o projeto dessa forma", afirmou o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Procurada, Rosalba Ciarlini disse que não irá comentar o rompimento político.

Henrique Alves anunciou ainda que o partido vai tentar uma candidatura própria para concorrer ao governo do estado em 2014, mas não citou nomes. "Não é hora de nomes. O que o povo quer agora e as ruas clamam é capacidade, é eficiência, projeto viável que as pessoas acreditem", acrescenta.

Com o anúncio do rompimento, Henrique Alves disse ainda que o PMDB irá entregar os cargos da Secretaria Estadual de Agricultura e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do  Rio Grande do Norte (Emater/RN), onde tem indicados seus. Júnior Teixeira e Henderson Magalhães devem entragar os cargos até a semana que vem. "Espero que eles acompanhem a posição do PMDB. Vou ligar para os dois", ressalta.

Já nesta segunda-feira, 26, o então secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro, pediu exoneração alegando "insegurança" na pasta. Indicado ao cargo pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, Carneiro explicou que as especulações sobre o futuro da relação do governo do DEM com o PMDB afetaram o dia a dia na secretaria.  "Foi um posicionamento pessoal meu", esclareceu

Mesmo com o afastamento da administração estadual, o Henrique Alves explica que o governo contará com todo o apoio das lideranças do partido no campo administrativo.

"No campo administrativo, o que ela precisar e o que o estado precisar, contará com meu esforço, do ministro Garibaldi Alves Filho e dos deputados da Assembleia Legislativa. Não é um rompimento com o Governo do Estado, é um afastamento do projeto político da governadora Rosalba", diz o presidente do Diretório Estadual do PMDB. (Com informações do G1 RN).

Folha do funcionalismo da Prefeitura de Areia Branca injeta ânimo no comércio e movimenta a economia do município

AREIA BRANCA, OK_thumb[1]Com o pagamento do mês atual gestão incrementará as vendas no comércio da cidade  

Ao anunciar ontem, 29, o início do pagamento dos salários do mês de agosto para os servidores da Prefeitura de Areia Branca para esta sexta-feira, 30, o secretário de Administração, Casimiro Neto, disse que nos últimos meses os recursos destinados ao município têm sofrido quedas drásticas.

Ele disse que embora os royalties que o município recebe da Petrobras pela exploração de petróleo e gás em solo areia-branquense tenham apresentado uma reação positiva, a prefeitura não utiliza esses recursos para pagar os servidores, pois são destinados a outros fins, como projetos de infraestrutura urbana.

Segundo Casimiro Neto, hoje a Prefeitura de Areia Branca tem em média 2 mil servidores, cuja folha mensal absorve cerca de R$ 2,8 milhões do que é arrecadado no período.

“O lado bom nessa história, é que mensalmente a prefeitura está injetando quase R$ 3 milhões na praça areia-branquense, movimentando o comércio e aquecendo as vendas”, reforça Casimiro Neto.

Ainda de acordo com o secretário, mesmo enfrentando dificuldades para manter o equilíbrio financeiro do município, a ordem da prefeita Luana (PMDB) é não demitir servidores, nem reduzir salários, como já vem acontecendo em municípios da região.

Com relação ao pagamento dos servidores públicos do município, referente ao mês de agosto, a secretária municipal de Finanças, Girlande Oliveira, divulgou o seguinte cronograma:

Pagamento/Calendário

Sexta-feira, 30/8 – Todas as Secretarias

Segunda-feira, 2/9 – Secretaria de Saúde

Terça-feira, 3/9 – Secretaria de Educação

Alunos do Mais Educação da Escola Municipal Aluízio Alves foram destaque no IV Open Areia Branca de Taekwondo

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ALUÍZIO ALVESM TAEKWONDOJoão Henrique, Sandriele e Antônio Jorran, atletas mirins da Aluízio Alves que brilharam no taekwondo 

Três alunos do Programa Mais Educação, da Escola Municipal Aluízio Alves, foram destaque no IV Open Areia Branca de Taekwondo, realizado no último domingo, 25, no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral.

Os alunos João Henrique e Sandriele conquistaram o 1º lugar na modalidade Poomse, enquanto Antônio Jorran, ficou em 3º lugar na modalidade Kyorugui.

A diretora da escola, Emmeline Luciani de Oliveira, parabenizou o monitor de Taekwondo, João Batista, pelo excelente trabalho que vem realizando com os alunos.

A diretora também parabenizou, de maneira especial, aos alunos da Escola Municipal Aluízio Alves pela disciplina, responsabilidade e dedicação.

O IV Open Areia Branca de Taekwondo foi realizado pela Associação Areia-branquense de Taekwondo e Hapkido (AABTKD) com o apoio da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Educação e Gerência de Esportes.

Para o presidente da AABTKD, Leandro Dantas, o evento superou as expectativas em termos de participação de academias de diversas cidades do Rio Grande do Norte. Em nível local, ele destacou a expressiva presença de atletas das academias da cidade, bem como crianças, jovens e adultos, além de alunos do programa Mais Educação, das escolas da rede municipal de ensino.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Novos presidente e vice do TRE-RN tomam posse nesta sexta-feira; João Rebouças assume também a Corregedoria Regional Eleitoral

0281João Rebouças passa a ser vice-presidente e corregedor, e Amilcar Maia assume a titularidade da Corte Eleitoral

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Amilcar Maia, toma posse às 17h desta sexta-feira, 30, no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). Na mesma solenidade, será empossado o novo vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador João Rebouças. Os dois estarão à frente da administração da instituição até agosto de 2014.

Amílcar Maia é natural de Mossoró. Foi nomeado Juiz de Direito em dezembro de 1990 para a Comarca de Almino Afonso. Em seguida, assumiu as Comarcas de Patu, Mossoró e Natal. Em outubro de 2008 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, onde integra a Primeira Câmara Cível. Atualmente exerce o cargo de vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RN.

João Rebouças nasceu em Areia Branca, no Oeste do Estado. Foi Juiz de Direito das Comarcas de Pendências, Martins, Mossoró e Natal e nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte em novembro de 2004. Atualmente é o presidente do TRE-RN.

O COJE localiza-se na Rua da Torre s/n, Tirol, próximo a entrada do Parque das Dunas, antigo Bosque dos Namorados.

Fonte: TRE-RN

Líder comunitário defende mobilização junto às empresas eólicas para que priorizem a contratação da mão de obra local

EÓLICAApesar da presença marcante das eólicas no município, absorção da mão de obra local ainda é tímida (Foto: Reprodução)

O presidente do Conselho Comunitário de Ponta do Mel, José Aparecido Nascimento, segue incansável na busca por melhorias para a vila-praia. Uma das preocupações dele no momento, é com a geração de empregos na zona rural do município, especificamente na área onde estão sendo instalados os parques eólicos, que vão produzir a chamada energia limpa, gerada pelo vento.

2Segundo Aparecido, uma das empresas responsáveis pela execução de um desses projetos, no litoral areia-branquense, prevê a contratação de pelo menos 300 pessoas, brevemente. “Estou me mobilizando junto aos setores competentes no município para evitar que essas vagas sejam preenchidas por pessoas de outras cidades”, disse.

Aparecido defende que as empresas eólicas instaladas no litoral, contratem a mão de obra do município

De acordo com o líder comunitário, o governo municipal e os vereadores devem tomar a iniciativa de procurar as empresas que estão instaladas no município e exigir delas que priorizem a mão de obra local. “O município de Areia Branca não vai conseguir avançar, se desenvolver, se os nossos trabalhadores não forem priorizados”, reforça Aparecido.

Juíza da 34ª Zona Eleitoral decidiu pelo arquivamento de cinco notícias-crime movidas pela oposição contra o prefeito serrano

FABINHO ASSUME EM DEFITIVO O EXECUTIVO SERRAMELENSE“Fabinho” venceu a eleição suplementar em Serra do Mel por ampla maioria sobre candidata do PT

Está no blog do advogado Aldo Araújo, de Serra do Mel: o Diário da Justiça Eletrônico (TRE/RN), edição de ontem, 28, trouxe as publicações de sentenças judiciais da juíza eleitoral Ana Clarisse de Arruda Pereira, da 34ª Zona Eleitoral, que decidiu pelo arquivamento de cinco Notícias-crime, ajuizadas pela Coligação "A Mudança é pra Valer, essa mudança inclui você", liderada pelo PT de Serra do Mel, contra o então prefeito e candidato à reeleição, Fábio Bezerra de Oliveira "Fabinho" (PMDB), referente às eleições de Abril de 2013.

Foram arquivadas as ações: Notícia-Crime nº 34002-07.2013.6.20.0034; Notícia-Crime nº 34003-07.2013.6.20.0034; Notícia-Crime nº 32-82.201; Notícia-Crime nº 34004-07.2013.6.20.0034 e Notícia-Crime nº 34005-07.2013.6.20.0034.

Todas as ações arquivadas pela magistrada acompanharam parecer favorável da Promotoria Eleitoral, que previamente opinou pelo arquivamento.

Veja, abaixo, a sentença (que tem a mesma redação para todas as cinco ações).

34ª ZONA ELEITORAL

SENTENÇAS

Notícia-Crime nº 34002-07.2013.6.20.0034 (Protocolo nº 34.000.002/2013)

Investigado: Prefeito Candidato à Reeleição

Vistos etc.

Processo de natureza criminal onde foi noticiada possível ocorrência de ilícito eleitoral praticado no dia da eleição 07/04/2013, data das novas eleições realizadas no município de Serra do mel, por suposta prática de crime previsto na Lei nº 6.091/74.

Promoção do Ministério Público Eleitoral para ARQUIVAR o procedimento investigatório (fls. 07/08).

É o que comporta relatar, decido.

ana clarisse arruda pereiraSucede, no caso em tela, razão a manifestação do Ministério Público Eleitoral, conquanto conformada situação de inexistência de fato penalmente típico.

Juíza Ana Clarisse arquivou ações que tramitavam contra o prefeito serrano

Deste modo, não vislumbrando elemento algum que viabilize a convicção da possibilidade do desenvolvimento de qualquer persecução penal em juízo, acato a zelosa e fundamentada manifestação do órgão do parquet, relativamente a este procedimento de investigação preliminar, e lhe determino o arquivamento, ex-vi do permissivo legal encartado no artigo 28 do Pergaminho Processual Penal Pátrio, com a ressalva da possibilidade de desarquivamento nos termos do artigo 18 do Código de Processo Penal.

Feitas anotações e comunicações necessárias, arquive-se.

Publique-se, registre-se e intimem-se.

Mossoró, 26 de agosto de 2013.

ANA CLARISSE ARRUDA PEREIRA

Juíza Eleitoral da 34ª Zona

NOTA: Em nome da transparência nas informações, o que será sempre respeitada e cumprida à risca por este Blog (do Aldo Araújo) e que não paire dúvidas aos leitores (principalmente os de Serra do Mel), informo que a Ação principal - Ação de Investigação Judicial Eleitoral, também ajuizada pela Coligação petista contra “Fabinho” e Erivaneide, segue em tramitação na Justiça Eleitoral e encontra-se em fase de instrução probatória.

Secretários de Administração e de Finanças vão ao rádio divulgar o cronograma do pagamento de agosto que começa amanhã

LUANA BRUNO QUER CHEGAR AOS 30% DE AUMENTO PARA A CATEGORIAPrefeita Luana Bruno autoriza o início do pagamento dos servidores amanhã

Os secretários de Finanças, Girlande Oliveira, e de Administração, Casimiro Neto, foram ao rádio nesta quinta-feira, 29, para confirmar que o pagamento dos servidores públicos do município, referente ao mês de agosto, começa nesta sexta-feira, 30.

De acordo com Girlande Oliveira, no primeiro dia o desembolso, amanhã, recebem os servidores de todas as secretarias, exceto os lotados na Saúde e na Educação, cujos salários serão pagos na segunda-feira, 2 (Saúde), e na terça-feira, 3 (Educação).

Segundo Casimiro Neto, antes de ir à Rádio Costa Branca (FM 104,3) para conceder entrevista no programa “Costa Branca em Debate”, sobre a sistemática do desembolso deste mês, juntamente com a secretária de Finanças, Girlande Oliveira, checaram com a gerência da Caixa econômica Federal (CEF), em Areia Branca, todos os procedimentos para início do pagamento amanhã. “Os recursos já foram depositados na agência pagadora”, confirmou a titular da pasta de Finanças.

Respondendo a questionamentos de alguns servidores sobre o motivo da prefeitura não ter ainda divulgado o calendário de pagamento, os secretários explicaram que houve mudança no procedimento de alguns repasses financeiros ao município, como é o caso da Educação, o que impossibilita, no momento, fixar uma data para efetuar o desembolso.

Mas, de acordo com Girlande Oliveira e Casimiro Neto, isso não implica em atraso no pagamento, pois como é do conhecimento de todos, mesmo diante do quadro de dificuldades que se apresenta no âmbito administrativo, nesses oito meses de gestão a prefeita Luana Bruno (PMDB) nunca deixou de pagar os servidores em dia, já que o atraso de pagamento só é caracterizado a partir do quinto dia do mês subsequente ao trabalhado. “Nós sempre pagamos entre o derradeiro dia do mês e os dois primeiros dias úteis do mês seguinte, como acontece agora, de iniciarmos o pagamento amanhã e concluir dia 3, em virtude do dia 1º cair no domingo”, explica.

Gustavo Carvalho volta a defender instalação de Restaurante Popular no Campus Central da Uern, em Mossoró

Gustavo-Carvalho OKGustavo Carvalho defende pleito em favor da classe universitária

O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), voltou a cobrar junto ao Governo do Estado a instalação de uma unidade do Restaurante Popular no interior do Campus da Universidade Estadual do Rio grande do Norte (Uern) em Mossoró.

Na opinião do deputado Gustavo Carvalho, a chegada do Restaurante Popular no Campus da Uern seria de suma importância para os universitários daquela conceituada instituição de ensino superior, haja vista existirem centenas de estudantes de outras cidades que procuram em Mossoró o ensino superior.

“Esse “Restaurante Popular” poderia funcionar pela manha e noite, passando á servir duas refeições, exclusivamente para os universitários e professores daquela unidade de ensino, com uma alimentação saudável e acessível para os que não dispõem de muitos recursos financeiros”, comentou o parlamentar destacando a grande importância social do pleito.

O Governo do Rio Grande do Norte mantém uma rede de restaurantes populares que integram o Programa Estadual de Segurança e Suplementação Alimentar e tem o objetivo de atender as necessidades nutricionais da sua clientela-alvo, adotando cardápios diversificados de acordo com os costumes e hábitos alimentares da população.

“Aqui, todos trabalhamos para ajudar uns aos outros”, diz matriarca de família de Canto do Amaro visitada pela prefeita

0Luana Bruno ouviu relatos e prometeu empenho da sua gestão em prol da comunidade

Acompanhada pelos secretários e gerentes da administração municipal, a prefeita Luana Bruno (PMDB) iniciou seu expediente no dia de ontem, 28, visitando o assentamento Canto do Amaro, onde tomou o café da manhã na residência da líder comunitária, Francisca de Assis Gomes, cuja família é um exemplo de empreendedorismo numa área voltada para as atividades do campo.

Durante sua permanência na localidade, que atraiu outros moradores das adjacências, a prefeita teve uma conversa franca com as famílias assentadas e ouviu atentamente os relatos feitos em forma de reivindicações.

Depois de ouvi-los, a prefeita Luana Bruno disse que na verdade estava ali para saber deles quais seriam as prioridades, visto que desde que esteve em Canto do Amaro em julho passado, no lançamento do Programa de Formação e Mobilização Social Para a Convivência Com o Semiárido, vinha traçado uma estratégia de ação visando beneficiar aquela comunidade.

Aos moradores, a prefeita disse que a questão da saúde visando melhorar o atendimento local, estava entre as necessidades mais urgentes. A gestora também revelou interesse de criar mecanismos para a valorização do artesanato que é trabalhado em família, mas ainda precisa de um apoio mais direto para que se torne uma atividade rentável.00                               Auxiliares deram suporte a Luana Bruno durante a visita a Canto do Amaro

Tanto Luana Bruno, como os demais integrantes da sua comitiva ficaram admirados com o “faro” empreendedor dos familiares de Francisca Gomes, que é fabricante de doces caseiros que são reconhecidos pela boa qualidade. “Apesar desses produtos já serem comercializados no município, vamos buscar meios para incrementar a produção e agregar a novos valores, aumentando a renda familiar”, afirmou a gestora.

Apesar de morar em área de assentamento, onde nem sempre se tem tudo ao alcance das mãos, a família de dona Francisca Gomes não conhece dificuldades. “Aqui, todos trabalhamos para ajudar uns aos outros”, diz a matriarca, expondo os potinhos de doces que fabrica, enquanto os outros membros da família mostravam pintura em tela, avião e carrinhos de brinquedo feitos de latas de óleo de cozinha, e até convites para eventos e bilhetes de rifas e bingos confeccionados pelos mais jovens. Tudo feito em família. 000Prefeita conferiu a pintura em tela feita pela moradora  

0000Brinquedos feitos artesanalmente pelo membro da família

00000Dona Francisca mostra à prefeita suas preciosidades: os doces caseiros que fabrica

000000                             A família reunida. Cada um mostra sua habilidade na produção de alguma coisa

Cobertura fotográfica: Erivan Silva

Serviços de reforma e ampliação da quadra poliesportiva da Escola Josélia de Souza têm conclusão prevista para setembro

QUADRA DE ESPORTES NA CIDADE DE PORTO DO MANGUENos próximos dias a cidade ganhará mais uma praça poliesportiva para a prática das diversas modalidsdes

Dentro do pacote de obras em execução no período, na zona urbana, o que vem chamando a atenção dos populares é o ritmo dos serviços da reforma e ampliação das estruturas da quadra de esportes da Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva, que quando for concluída, passará a funcionar como ginásio poliesportivo.

A obra foi possível a partir da obtenção de recursos junto ao Governo do Estado para efetuar melhorias na quadra de esportes que a princípio seria apenas a cobertura, mas com a contrapartida da prefeitura, o espaço está recebendo outras melhorias que vão possibilitar um melhor aproveitamento da área para a prática esportiva e também eventos de cunho sociocultural voltados para a comunidade.

A praça poliesportiva fica localizada na entrada da cidade, e as obras se encontram em fase de conclusão. A previsão é que até o final de mês de setembro a empresa responsável pelos serviços terá concluído toda a obra e a nova quadra seja entregue.

De acordo com pessoas ouvidas na cidade pelo Blog, "Titico" é o prefeito que mais investe no esporte local, pois além de estruturar os espaços já existentes, ele criou novas alternativas para a prática do esporte nas diversas modalidades, tanto na cidade como nas comunidades do perímetro rural.TITICO CONTINUA TRABALHANDO POR PORTO DO MANGUE                                                  "Titico" é o prefeito que mais investe no esporte local

Aliado ao esporte, o prefeito "Titico" está incrementando novas iniciativas que visam dar maior impulso ao turismo, um dos setores que mais avançaram no município, nos últimos anos. Para isso, o gestor se reuniu com o secretário de Turismo, Carlos Maia, para tratar de novos investimentos turísticos que serão feitos por meio da atual administração.

O secretário Carlos Maia tem em mãos projetos que serão desenvolvidos em parceria com os governos estadual e federal. O titular da pasta do Turismo já agendou uma reunião de "Titico" com o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, para discutir sobre os investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) que chegarão ao município, por intermédio de parcerias, para desenvolver o turismo local.

Luana Bruno lança a quarta etapa do Programa Brasil Alfabetizado que já abriu porta à cidadania para mais de mil alunos

000Luana Bruno e Vicente Faustino fizeram abertura do programa, na terça-feira 

Tendo como meta a alfabetização de jovens, adultos e idosos foi na terça-feira, 27, a quarta etapa do Programa Brasil Alfabetizado no município. A solenidade, que marcou também o início da semana de treinamento com os professores e pessoal de apoio que vão desenvolver o programa, aconteceu às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O lançamento do programa foi feito pela prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), secretário municipal de Educação, professor Vicente Faustino Filho, e pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Terezinha Fernandes, além da coordenadora do Brasil Alfabetizado, Maria da Conceição Melo.

O primeiro a falar no ato solene, que contou com expressiva participação de secretários, gerentes e servidores da educação, foi o professor Vicente Faustino Filho, que destacou a importância do programa e agradeceu à prefeita Luana Bruno pelo apoio dado pela sua gestão a todos os eventos realizados pela sua pasta. Ele também elogiou o trabalho que vem sendo feito pela educadora Cilene Guimarães, que atua como adjunta na Secretaria de Educação, em substituição a Victor Porfírio que foi convidado pela prefeita Luana Bruno para assumir a função de Assessor Especial da governante.00                Coordenadora pedagógica Terezinha Fernandes: "vamos vestir a camisa do programa” 

A coordenadora pedagógica Terezinha Fernandes conclamou os professores selecionados para atuarem no Brasil Alfabetizado, para "vestir a camisa" do programa, somando ao esforço empreendido pela atual administração para acabar de uma vez com o analfabetismo.

A prefeita Luana Bruno iniciou seu discurso dizendo da sua satisfação de estar contribuindo para fazer do Brasil Alfabetizado uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

"Estamos lançando hoje (terça-feira) a quarta etapa do programa que em nosso município já alfabetizou mais de mil alunos. Como disse a coordenadora pedagógica, Terezinha Fernandes, a hora é de "vestir a camisa" do Brasil Alfabetizado e dos demais programas desenvolvidos pela nossa gestão voltados para o combate ao analfabetismo que infelizmente ainda existe em escala considerável, em todo o país", disse.0                 Auxiliares da prefeita Luana Bruno e os educadores prestigiaram o lançamento do programa 

De acordo com o secretário Vicente Faustino, nessa modalidade o programa atenderá cerca de 230 alunos no município, sendo a maioria na zona rural. Após a abertura e aula inaugural do programa na manhã de ontem, teve início a semana de treinamento para os professores que irão atuar no Brasil Alfabetizado.

O treinamento iniciado terça-feira vai até esta sexta-feira, 30, sendo desenvolvido pela ONG Inclusão e Cidadania de Areia Branca, coordenada pelo ex-secretário de Educação do município, professor Raimundo Lacerda, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Fotos: Erivan Silva

Juiz Gilson Barbosa é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte; ele substituirá Osvaldo Cruz

127159Gilson Barbosa teve o nome avalizado pelo critério de antiguidade (Foto: Reprodução)

O juiz Gilson Barbosa, titular da 1ª Vara de Sucessões de Natal, é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O nome do magistrado foi avalizado a unanimidade pelo Pleno do TJRN, na sessão de ontem, 28, pelo critério de antiguidade. Gilson Barbosa substituirá o desembargador Osvaldo Cruz, aposentado em julho passado. A nomeação foi  publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico de ontem.

O atual processo de definição do novo desembargador do TJRN foi aberto em 7 de agosto com a publicação do aviso de edital para a inscrição de juízes interessados no preenchimento da vaga. Somente juízes da 3ª Entrância podem concorrer ao cargo de desembargador e no critério de antiguidade, apenas três nomes podem figurar na relação a ser votada pela Corte de Justiça. O então juiz titular da 1ª Vara de Sucessões foi o único a se inscrever no processo.

Histórico

A primeira comarca na vida funcional do magistrado Gilson Barbosa foi a de Santana do Matos, assumida em julho de 1982. Ele registra 26 anos de atuação em 3ª Entrância. O juiz é natural de Pitimbu (PB).

Fonte: TJRN

Município de Areia Branca recebe convite da Seturde para mostrar suas potencialidades turísticas em feira no interior de São Paulo

Desde que assumiu a pasta, Viviane Araújo tem buscado subsídios fora para promover o turismo local

Cenário de produções nacionais para o cinema e para a televisão, graças às suas belezas naturais, Areia Branca figura entre os 18 municípios do Rio Grande do Norte que estão sendo convidados a mostrarem suas potencialidades turísticas num evento grandioso programado para acontecer em novembro, no interior de São Paulo.

Ontem, 28, a gerente executiva de Turismo da Prefeitura de Areia Branca, Viviane Araújo, participou, em Natal, de uma reunião na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) que está discutindo com os municípios onde foram gravadas cenas da novela “Flor do Caribe”, em exibição pela Rede Globo, a possibilidade deles participarem da Feira de Turismo que acontecerá na cidade de Leme (SP) no período de 7 a 11 de novembro.

De acordo com a gerente Viviane Araújo, a ideia da Prefeitura de Natal, via Seturde, é promover as potencialidades dessas cidades aproveitando a repercussão da novela global que teve boa parte gravada em solo potiguar.

Segundo a representante de Areia Branca na reunião, o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, fez uma explanação sobre o projeto, onde cada município potiguar terá seu estande na feira para apresentar as suas potencialidades turísticas, como forma de “vender” a imagem dessas localidades, turisticamente.

A gerente Viviane Araújo diz que a promoção do turismo local tem sido uma constante na administração da prefeita Luana Bruno (PMDB) visando projetar Areia Branca, suas belezas naturais e a arte dos areia-branquenses.

NOTA: Na postagem anterior intitulada “Areia Branca enviou representantes para o lançamento da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Natal” foi citado erroneamente que a reunião que Viviane Araújo participou teria sido na Secretaria Estadual de Turismo (Setur), quando na verdade foi na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), da Prefeitura de Natal. Feita a correção.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mega-Sena acumula novamente e pode pagar R$ 32 milhões no próximo concurso que será sorteado no sábado

LOTECA 2 OKLotérica de Areia Branca deverá registrar grande movimento até o próximo sábado

A Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 32 milhões no próximo concurso, a ser sorteado no sábado, 31. Os números que saíram foram: 02 - 26 - 30 - 35 - 46 - 54.

Sessenta e sete pessoas levam a quina, que paga R$ 36.863,34 para cada um; já a quadra, para 6.260 apostadores, deu R$ 563,63 para cada um. A arrecadação total foi de R$ 42.186.772.

O sorteio da Mega Sena 1525, nesta quarta-feira, 28, foi realizado na cidade de Presidente Venceslau (SP).

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h do dia do concurso, em qualquer uma das lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Queimadas em linhas de transmissão privadas no Piauí provocaram apagão de energia que atingiu todos os estados do Nordeste

12Apagão de hoje gerou prejuízos e causou transtornos na região Nordeste (Foto: Romildo de Jesus/Futura Press)

O apagão de energia que atingiu todos os estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira, 28, foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste. A falha causou diversos transtornos, sobretudo no trânsito, em razão dos sinais apagados, e nas redes de comunicação.

O primeiro desligamento ocorreu às 14h58 na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.

Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig.

As informações são do Operador Nacional do Sistema (ONS). Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".

"A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", gerente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf ) no Piauí, Airton Feitosa11       Trânsito engarrafado no viaduto Joana Bezerra, no Recife, na tarde desta quarta-feira (Foto: Daniel Carvalho/Folhapress)

O gerente comparou o problema a uma "freada brusca" em um carro. "É como você estar acelerando a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de transmissão de 500 kV apresentaram problemas", afirmou o gerente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa

A perda de carga foi de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.

Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste. No momento algumas cidades do interior ainda continuam às escuras, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema) Hermes Chipp, disse que até o final do dia o abastecimento será restabelecido em todas as cidades.13         Semáforos apagam e atrapalham o trânsito na cidade de Natal, nesta quarta-feira (Foto: Frankie Marcone/Futura Press)

A presidente Dilma foi informada do apagão logo no início da tarde de hoje, quando estava no Palácio da Alvorada. Irritada, por temer exploração política do caso pela oposição, que a acusa de tomar medidas intervencionistas no setor, a presidente determinou à sua equipe rapidez no restabelecimento da energia e investigação sobre a origem do problema.

Por volta das 17h ela recebeu as informações sobre os motivos do apagão e que a energia já estava sendo restabelecida em todas as capitais.

Investigação

Lobão afirmou que o governo fará uma investigação para apurar as causas da queimada de grandes proporções que provocou o curto-circuito.14     Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o apagão foi provocado por uma queimada numa fazenda de Canto do Murici, no Piauí (Foto: Agência Brasil)

"O impacto, inegavelmente, foi forte. Vamos investigar as causas", disse Lobão. Ele negou que a ocorrência se deva a fragilidade do sistema elétrico. O Nordeste vive este ano a pior seca dos últimos 50 anos, o que prejudica o funcionamento das usinas hidrelétricas.

"Não existe fragilidade do sistema. Esse episódio acontece aqui, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar", concluiu Lobão.

Fonte: Folha/UOL

Areia Branca enviou representantes para o lançamento da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Natal

VICTOR E VIVIANEVictor Porfírio e Viviane Araújo representaram o município em eventos, na capital (Foto: Erivan Silva)

Representando o governo municipal, o assessor especial da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), Victor Porfírio, e a gerente executiva de Turismo, Viviane Araújo, participaram nesta quarta-feira, 28, em Natal, do lançamento da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.  A solenidade foi realizada na churrascaria Sal & Brasa, a partir das 12h.

Ainda em Natal, às 16h, Victor Porfírio e Viviane Araújo representaram a Prefeitura de Areia Branca no encontro realizado na Secretaria Estadual de Turismo (Setur) para discutir a participação do Rio Grande do Norte na  Feira de Turismo no interior de São Paulo, onde o RN vai mostrar suas potencialidades turísticas baseado no tema “Nós temos a Flor do Caribe”.

A etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é promovida pelo Sebrae-RN e reconhece o esforço de administradores públicos que tenham elaborado e implementado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas em suas cidades.

O prêmio contempla seis categorias, além do grande prêmio que é o Melhor Projeto Estadual: Compras Preferenciais, Atendimento Legal, Pequenos Negócios no Campo, Lei Geral, Projetos Inovadores, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos.

De acordo com o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Hélmani de Souza Rocha, a expectativa é ampliar o número de projetos inscritos. Na última edição, o Rio Grande do Norte teve 51 prefeitos inscritos, dos quais 39 foram classificados como finalistas.

Criado em 2001, o prêmio incentiva prefeitos de todos os municípios a implementar os dispositivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece prioridades para os pequenos negócios nas compras públicas e cria também um ambiente legal para desenvolvimento das pequenas empresas em âmbito municipal.

Até agora o Rio Grande do Norte tem 159 cidades com essa legislação em vigor, restando apenas Alexandria, Coronel João Pessoa, Encanto, Lajes Pintadas, Jundiá, Passagem, Sítio Novo e Várzea, que ainda não aprovaram a Lei Geral.

Entre os sete municípios do Rio Grande do Norte finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor em 2006, o primeiro lugar ficou com Areia Branca. Além de Areia Branca, em primeiro lugar, os outros dois municípios que obtiveram as melhores pontuações naquele ano foram Mossoró (2° lugar) e Guamaré (3° lugar).  

Petrobras realiza caravana social em Mossoró e Assú no início de setembro; Areia Branca é um dos municípios contemplados

AREIA BRANCA  VISTA DO CAISProjetos sociais desenvolvdos em Areia Branca participarão da seleção pública (Foto: Cid Bezerra Neto) 

A Caravana Social do Integração Petrobras Comunidades (IPC) chega ao município de Mossoró, na segunda-feira, 2, das 8h às 16h no auditório do Ativo de Mossoró, e Assú, na terça-feira,3, das 8h às 16h no  Cine Teatro Pedro Amorim .

As oficinas são gratuitas e abertas a representantes de entidades do terceiro setor. O objetivo é apresentar o roteiro de elaboração de projetos sociais e esclarecer dúvidas sobre o regulamento.  

O IPC é uma seleção pública de projetos sociais desenvolvidos nas áreas de influência das instalações da Petrobras e está alinhado às diretrizes do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. As inscrições estão abertas até 13 de setembro no site www.petrobras.com.br/ipc.

A seleção pública vai destinar R$ 21 milhões, em período de dois anos, para projetos sociais desenvolvidos nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte, com valor de até R$ 300 mil.

Os projetos sociais devem contemplar ao menos uma das linhas de atuação: geração de renda e oportunidade de trabalho; a Educação para a qualificação profissional; e a Garantia dos direitos da criança e do adolescente.   

No Rio Grande do Norte, serão contempladas iniciativas em Mossoró, Natal, Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Carnaubais, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Porto do Mangue e Upanema.

Começa a Semana de Conscientização Para o Trânsito nas escolas da rede municipal de ensino na cidade e na zona rural

ESCOLA VALDECIR NUNES OKAtividades da semana são direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino

Alunos matriculados na rede municipal de ensino de Areia Branca são o público-alvo da Semana de Conscientização Para o Trânsito que iniciou ontem, 27, e que vai até sexta-feira, 30.

A semana de eventos é uma iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Turismo, em parceria com a Motoeste Honda.

No período serão realizadas diversas ações educativas, voltadas para crianças e beneficiários do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A semana é desenvolvida nas escolas da rede municipal nas zonas urbana e rural, iniciando com a entrega de material educativo para crianças de 6 aos 12 anos, e palestras em salas de aula para jovens e adultos.

De acordo com a gerente de Turismo, Viviane Araújo, essa ação visa desenvolver um trabalho de sensibilização com os alunos de agir de forma correta no trânsito para que o mesmo tenha fluidez e ofereça segurança.

Advogado já havia “cantado a bola” sobre inconstitucionalidade da CEI criada para investigar a folha da Prefeitura de Mossoró

10 ALDOAldo Araújo foi um dos primeiros a considerar que a CEI era irregular

“Uma vergonha para uma Câmara do porte de Mossoró”. Dessa forma, o advogado Aldo Araújo, serramelense com atuação em diversos municípios do Estado e prestando assessoria jurídica às Câmaras Municipais de Serra do Mel, Jardim de Angicos, Riachuelo e Alto do Rodrigues, se posicionou sobre a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Mossoró para investigar possíveis irregularidades na folha de pagamento da prefeitura.

O advogado Aldo Araújo foi um dos primeiros a considerar que a CEI criada na Câmara de Mossoró era irregular e inconstitucional. De acordo com sua análise, o requerimento de abertura da CEI fere a própria Constituição Federal, além de ser contrário também ao Regimento Interno da Câmara.

Para o advogado, estava visível que o documento que criou a comissão estava incorreto, mas estranhamente só agora, diante da repercussão do caso, o presidente do Legislativo mossoroense, Francisco José Júnior (PSD), admita que "o documento não é correto".

Para Aldo Araújo, o presidente tem a obrigação de consultar a assessoria da Casa, antes de proclamar a legalidade das matérias apresentadas na edilidade.

Corroborando o que o advogado Aldo Araújo havia dito em relação à criação da CEI, a imprensa de Mossoró (Jornal De Fato) deu ênfase à nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Mossoró, dando conta que um grupo de dez vereadores apresentou ontem, 27, um recurso contra o ato da presidência quanto ao recebimento do requerimento de criação da CEI para investigar possíveis irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura de Mossoró, bem como o ato que instalou a referida comissão. 10                 Francisco José Júnior resolveu consultar a Assessoria Jurídica da Câmara sobre o teor do documento

De acordo com o requerimento, o ato da Presidência não atendeu ao disposto nos artigos 122, §3º, e ao artigo 182 do Regimento Interno, condições sem as quais não se pode instalar a referida comissão. 

A exemplo do que fez para o recebimento do requerimento que instaurou a CEI, o presidente da Casa, vereador Francisco José Júnior, suspendeu a sessão para discutir junto aos vereadores o teor do documento, e consultar a Assessoria Jurídica da Câmara. 

O recurso está sendo analisado pela comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Mossoró. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Guamaré receberá a primeira etapa do Circuito Petrobras de Vela 2013 no período de 30 de agosto a 1º de setembro

Circuito Petrobras de Vela _ Guamaré_foto1_Eduardo KenedyCorrida de velas será o ponto alto da programação que começa na sexta-feira (Foto: Eduardo Kenedy) 

De 30 de agosto a 1º de setembro, as águas do Rio Aratuá, no município de Guamaré, serão o cenário da primeira etapa do Circuito Petrobras de Vela 2013. Em sua 12ª edição no município, o Circuito conta com uma programação que vai além das competições náuticas. Esporte, educação, cultura e saúde também fazem parte da programação.

A abertura será na sexta-feira, 30, e contará, entre outras atividades, com a apresentação do Programa de Comunicação Social Regional da Petrobras e a palestra da Capitania dos Portos do RN, sobre navegação segura. Durante todos os dias, a partir das 17h, as crianças poderão participar de atividades educativas e de lazer na Tenda Petrobras, momento em que também é divulgado o telefone de emergência da Petrobras: 0800.084.5005.

No sábado, 31, e domingo, 1º de setembro, haverá as competições esportivas, envolvendo atletas locais em jogos de vôlei, futevôlei, futebol e natação. Nesses dois dias, a partir das 10h, será dada a largada à corrida de velas, quando os pescadores se transformam em competidores.

Na noite do sábado, o palco principal do Circuito abrirá espaço para a cultura local, com uma apresentação da orquestra do Programa de Criança Petrobras de Guamaré. Em seguida, haverá uma sessão de cinema ao ar livre.

A premiação ocorrerá no domingo, quando os melhores nas águas e nos esportes em terra, serão homenageados no Largo da Regata.

Em Guamaré, o Circuito Petrobras de Vela conta com a parceria da Colônia de Pescadores Z-17, da Prefeitura Municipal e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do RN que participa de todas as etapas do Circuito no Estado.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (30 de agosto)

Tenda Petrobras

17h - Atividades para as crianças e Plano de Comunicação de Dutos.
Palco do evento
19h - Abertura oficial
19h40 - Palestra da Capitania dos Portos;
20h - Projeto de Monitoramento de Praias e Embarcados (PMP);
20h20 - Programa de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro (PMDP);
20h40 - Programa de Comunicação Social Regional (PCSR): palestra e grupo musical;
21h15 - Encerramento.
Clube Municipal
21h15 - Leitura do regulamento e entrega dos kits aos competidores.

Sábado (31 de agosto)

Associação dos Pescadores Artesanais

8h - Curso de Geração de Renda (Artesanato – Bordados)
Tenda Petrobras
8h - Aferição de pressão (Secretaria de Saúde de Guamaré)
Largo da Regata
9h - Vôlei e Futevôlei
10h - Largada da Categoria B
Palco do evento
17h - Palestra sobre ortopedia/ para os competidores esportivos
(Secretaria de Saúde de Guamaré)
18h - Apresentação do Programa de Criança Petrobras
19h - Sessão de Cinema
Largo da Regata
18h – Futebol

Domingo (1º de setembro)

Largo da Regata

7h - Largada do passeio ciclístico
9h - Natação
10h - Futebol
10h - Largada da Categoria A
13h – Premiação

Sebrae-RN formaliza parceira para ampliar a inserção da tilápia na merenda escolar nos municípios da região Oeste

10Newman Costa diz que projeto ataca um dos principais gargalos das pequenas economias (Foto: Fred Veras)

O município de Apodi, que é uma das referências na criação de tilápias em cativeiro no Rio Grande do Norte, inicia uma nova fase para promover melhorias na qualidade da merenda escolar e ao mesmo tempo fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar na cidade. Projeto pioneiro, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) em parceria com o poder público local, prevê a inserção do pescado no cardápio das escolas será ampliado. A ideia, que teve início em 2011 com a adesão de seis escolas, contemplará onze instituições de ensino municipais. Cerca de 3.500 alunos serão beneficiados com a ação.

A ideia é implantar a medida em outros municípios da Região Oeste Potiguar, a exemplo de Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes e Umarizal. A expansão do projeto, promovido por meio do Setorial de Piscicultura do Sebrae-RN e desenvolvido junto à Secretaria de Educação do município, tem início nos próximos meses.

Além de oferecer uma alimentação mais saudável às crianças atendidas pela rede municipal de ensino na zona rural e área urbana da cidade, o projeto possui um forte viés econômico e social.

Todo o pescado utilizado para o preparo de hambúrguer, cachorro quente, canja, sopas, risotos, lingüiças e almôndegas servido às crianças, serão fornecidos pela Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que cria os peixes em gaiolas, na Barragem de Santa Cruz, em Apodi. Mensalmente serão fornecidos cerca de 250 quilos do produto, em forma de filé.

“Tivemos resultados muito positivos ao longo da implantação do projeto, tanto pelo fato de oferecer uma alimentação saudável quanto pelo caráter social e econômico. Isso nos levou a buscar a ampliação junto à prefeitura local e a outros municípios da região”, explica João Hélio Cavalcanti Júnior, diretor Técnico do Sebrae-RN.

10                    Hambúrguer de tilápia integra cardápio da merenda escolar na região Oeste (Foto: Fred Veras)

De acordo com a coordenadora da carteira de Aquicultura e Pesca do Sebrae Nacional, Newman Costa, ao manter os recursos no município, projeto ataca um dos principais gargalos das pequenas economias. “Este projeto é importantíssimo. Manter os recursos nos próprios municípios é um dos grandes desafios dos pequenos municípios, e, ao beneficiar criadores locais com a compra direta, o projeto está dando um passo importante para o fortalecimento da economia. Além disso, temos o ganho na saúde das crianças. É uma iniciativa louvável”, avalia. (Com informações do Agência Sebrae de Notícias RN).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações