domingo, 27 de julho de 2014

Mossoró sediará o maior evento da Anestesiologia do RN que acontecerá no período de 31 de julho a 2 de agosto

0O maior evento da Anestesiologia do Rio Grande do Norte foi agendado para Mossoró.  Trata-se da XIII Jornada de Anestesiologia de Mossoró (JAM) e XXI Jornada Norte-rio-grandense de Anestesiologia, que tem como tema central “Decisões em Anestesiologia”.

o evento acontecerá no período de 31 de julho a 2 de agosto, no  Hotel Thermas de Mossoró. “A JAM é o único evento que resistiu a tudo, ao longo de treze versões. Jornada de Pediatria, Jornada de Ortopedia, Simpósio de Obstetrícia, Cirurgia Geral... Tudo acabou ou já teve. Nem mesmo a presença de uma Faculdade de Medicina (sem hospital) mudou esse marasmo científico”, diz o anestesiologista Ronaldo Fixina Barreto, coordenador da jornada.

Segundo ele, o evento é incluído oficialmente no Calendário Científico da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, com divulgação em sua home-page (de Mossoró para o mundo), na Revista Brasileira de Anestesiologia e no Brasil Journal  of Anesthesiologia. “Este evento deveria ser um grande motivo de orgulho para uma cidade do interior. Registramos que não existe (25/7/2014) nenhum tipo de  incentivo por parte do Estado ou do município”, afirma Fixina.  

Anestesiologista Ronaldo Fixina, da coordenação do evento  

De acordo com a programação, durante três dias alguns representantes da elite científica do Brasil (SC, SP, PE, SE, CE, RN e RJ) debaterão os temas mais evidentes da atualidade: repercussões clinicas e aspectos legais das transfusões de sangue, responsabilidade civil dos gestores da saúde e do anestesiologista, anestesia obstétrica, o trauma, qualidade de vida do profissional anestesiologista, entre outgros temas.

Ainda conforme o cronograma do evento, haverá uma parte prática importantíssima, do dia próximo dia 31, no Hospital Wilson Rosado, com a realização de anestesias para cirurgias de vesícula, por meio de videolaparoscopia, utilizando material e medicamento (Sugamadex) com tecnologia de ponta (a excelência da Medicina). Os procedimentos serão  realizados pelos profissionais da Clínica de Anestesiologia de Mossoró, conjuntamente com o dr. Marcos Albuquerque (SE), “staff“ do Hospital Universitário da Faculdade Federal de Sergipe. O Wilson Rosado é um dos hospitais mais bem equipados do Estado do Rio Grande do Norte.

Na programação constam, ainda: mesas-redondas (diversos temas), palestras e workshop (sobre via aérea difícil).  

Evidenciando a importância do eveto, já confirmaram presença:Dr. Sylvio Valença Lemos (presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia), dr. Francisco Alberto (presidente da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia), dr. Geraldo Ferreira (presidente da Federação Nacional dos Médicos), dr. Francisco Seráphico Nóbrega (Juiz Corredor), dr. Nilton Bezerra (Doutor em Farmacologia), além de outros importantes anestesiologistas. “Desta forma a JAM coloca Mossoró em evidência  no fantástico mundo  sensível e ininteligível  da Anestesiologia”, reforça Fixina. 

No sábado, 2 de agosto, haverá uma exposição de temas livres no Salão Thermas com a apresentação de 16 temas.

Há uma programação social paralela com apresentação da Banda Acarajazz, I Campeonato Anestésico  de Xadrez (aberto ao público)  e outras atrações lúdicas. “A JAM é um patrimônio de Mossoró”, conclui Fixina.

A programação completa da jornada no site: www.camossoro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações