sexta-feira, 18 de julho de 2014

Retrospecto político mostra que “Souza” é o candidato com chances reais de conquistar o mandato de deputado estadual

SOUZA, CANDIDATO

“Souza” quer ser a voz da Costa Branca na Assembleia Legislativa 

Começa a campanha eleitoral rumo às urnas de 5 de outubro deste ano. Pela primeira vez, nos últimos anos, o eleitor areia-branquense terá opção de votar em candidatos da cidade para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. São dois para deputado estadual, o ex-prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PHS), e o vereador João Ferreira Tavernard Souto Neto, "João de Beguinho" (PROS), e um para federal, o deputado Paulo Wagner (PV), que concorre à reeleição.

Ao longo dos anos, vários filhos de Areia Branca tentaram e não lograram êxito na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. O último deputado estadual natural do município foi Manoel Avelino, na década de 1950.

Desde então o eleitor areia-branquense preferiu votar em nomes oriundos da região, muitos sem nenhum compromisso com a cidade, que geralmente só dão o ar da graça a cada quatro anos.

A título de ilustração, vale lembrar que nos últimos 30 anos o candidato natural de Areia Branca mais bem votado para deputado estadual foi o saudoso ex-prefeito Expedito Gomes Leonez, pelo extinto PFL, que nas eleições de 1998 obteve 6.556 votos, o equivalente a 55,288% do eleitorado naquele ano.

Em 98, Leonez enfrentou um grupo poderoso que apoiava o candidato Frederico Rosado, do PMDB, em Areia Branca. Mas só conseguiram dar 1.996 votos ao então candidato, que foi eleito deputado no referido pleito.

Em 2006, teve outro candidato local à Assembleia Legislativa com boa votação. Mas teve menos da metade dos votos obtidos pelo saudoso ex-prefeito Expedito Leonez em 98.

Foi o advogado Mauro Gusmão Rebouças, pelo PAN, que obteve 3.082 votos. Pouco mais de 20% do eleitorado que foi às urnas naquele pleito, no município. Mauro não logrou êxito na sua empreitada rumo ao Legislativo estadual.

Analisando minuciosamente o cenário montado em torno da campanha eleitoral deste ano, em termos proporcionais, percebe-se que apesar de oriunda de Areia Branca, a candidatura “Souza” a deputado constitui um projeto político da região da Costa Branca, que se ressente da falta de um representante natural no Legislativo estadual.

Graças à experiência acumulada como vereador, vice-prefeito e prefeito duas vezes, “Souza” segue conquistando apoios importantes à sua postulação. Seu projeto político conta com o respaldo de importantes lideranças políticas da região, que veem nessa candidatura a oportunidade da Costa Branca ter voz (e vez) na Assembleia Legislativa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações