quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Desfile cívico é destaque nas comemorações dos 87 anos de emancipação política de Areia Branca

00

Desfile cívico já é uma tradição no aniversário da cidade

O tradicional desfile cívico-cultural realizado na tarde desta quarta-feira, 22, será o ponto alto da programação comemorativa dos 87 anos de emancipação política e administrativa do município de Areia Branca.

Devido ser a data de aniversário da cidade, hoje é feriado municipal e por conta disso o comércio funcionará parcialmente, com alguns estabelecimentos abertos até o meio dia. Mas nos bancos, escolas, organismos públicos e autarquias não haverá expediente.

O desfile começa às 16h, com concentração das autoridades no palanque oficial armado no largo da Praça da Conceição, próximo ao Palacete Municipal. A prefeita Luana Bruno participará da festa cívica ao lado dos seus auxiliares e dos convidados. Antes, às 9h, será celebrada uma missa em alusão à data, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

O município salineiro foi criado pelo Decreto Estadual de 16 de fevereiro de 1892, numa Resolução da Junta Governativa, desmembrando de Mossoró, ocorrendo sua instalação em 31 de março do mesmo ano. Em 24 de outubro de 1927, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade, pela Lei 656.

0

A exemplo de 2013, hoje a prefeita Luana Bruno receberá as autoridades no palanque oficial

No quadro político-administrativo do estado do Rio Grande do Norte, Areia Branca era um dos municípios mais novos da primeira divisão administrativa municipal. O território da atual cidade e município integrava o território do antigo arraial de Santa Luzia de Mossoró, do qual veio a se desmembrar em 1892.          

História

A cidade de Areia Branca é uma ilha, cercada de salinas e gamboas por todos os lados, situada à margem direita do rio Apodi-Mossoró. Passando nas Pedrinhas e, ao largo da praia do Upanema, a estrada penetra na cidade pela antiga ilha, onde se localizavam, outrora, pequenas granjas que recebiam o nome genérico de "cercados'".

Informam os historiadores que, por volta de 1860/1870, o território da futura cidade ainda era todo coberto por uma espessa mata de imburanas, quixabeiras, espinheiros e outras espécies vegetais. Com a seca de 1877, legiões de flagelados invadiram a ilha e devastaram toda a vegetação, a fim de construir casebres onde passaram a morar.

000

Visual da bela cidade de Areia Branca ao amanhecer

Com a devastação da mata, o solo ficou exposto à erosão dos ventos que levantava nuvens de pó e as transformava depois em pequenas dunas de areia, que alcançavam às vezes até dois metros de altura. Fenômeno interessante, decorrente dessa ação eólica, ocorria com o Morro do Pontal, localizado à entrada da barra do rio Mossoró. Periodicamente, o morro desaparecia da paisagem, para reaparecer anos depois, como num passe de mágica. Os mesmos ventos que levavam, traziam-no de volta.

O decreto nº 10, de 16 de fevereiro de 1892, da junta Governativa do Estado que fora aclamado pelo povo, Exército e Armada, eleva a povoação de Areia Branca ao predicamento de Vila, sede do novo município. E a 31 de março deste mesmo ano, numa festiva solenidade, foi instalado o município de Areia Branca e tomaram posse os intendentes nomeados, perante o Presidente da Intendência de Mossoró, Manuel Cirilo dos Santos, vindo especialmente para presidir as solenidades de instalação do novo município.

Fotos: Arquivo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações