segunda-feira, 31 de março de 2014

Ampliação do quadro de médicos no município de Areia Branca otimiza o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

LUANA BRUNO COM OS NOVOS MÉDIDOS

No início de março a prefeita Luana Bruno trouxe para o município cinco novos médicos que já estão atuando

Com a ampliação do quadro de médicos no município, a Prefeitura de Areia Branca está otimizando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com a contratação dos novos profissionais que já atuam na rede pública, as UBS passaram a contar com no mínimo um médico e até dois profissionais de medicina, conforme o porte da unidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Bruno Filho, essa é mais uma demonstração da busca pela garantia do atendimento de saúde no município.

O secretário adianta que desde o início do governo da prefeita Luana Bruno (PMDB), o empenho tem sido contínuo para que a população tenha atendimento médico e a garantia de um serviço de qualidade na saúde.

BRUNO FILHO E MÉDICAS CUBANAS

Bruno Filho ladeado por médicas cubanas recentemente integradas à rede de saúde pública do município

“Com estes novos profissionais, estamos proporcionaremos atendimento com maior frequência, inclusive na zona rural”, disse Bruno Filho, destacando ainda que a Atenção Primária é muito importante na questão da prevenção, pois é ela que trabalha preventivamente e no estágio inicial das doenças.

De acordo com Bruno Filho, que é médico, a população deve sempre procurar primeiro a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa antes de buscar atendimento no hospital, pois a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto nos casos de urgências ou emergência que mereçam um nível de atenção mais complexo.

Câmara Municipal de Areia Branca retoma atividades normais com a abertura do calendário ordinário referente ao mês de abril

MESA DIRETORA DA CÂMARA SANDRO GÓIS (CENTRO)

Sandro Góis (centro) comanda a mesa diretora da Casa em mais uma sessão ordinária

O presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Sandro Góis (PV), anunciou para esta terça-feira, 1º, a retomada das atividades normais da Casa, com a abertura do calendário ordinário referente ao mês de abril.

Em cumprimento ao horário regimental, os trabalhos no Plenário Euclides Leite Rebouças iniciam às 9h.

O presidente Sandro Góis informa ainda que o retorno dos trabalhos do Legislativo será feito de forma tranquila e serena, já que no momento não existem temas polêmicos em discussão.

Sandro Góis adiantou que virão novidades por aí e uma delas, é o projeto de implantação da TV Câmara, que ficaria hospedada no site da instituição na internet, com transmissão ao vivo e com qualidade técnica das reuniões do legislativo.

Ele também defende a realização de várias audiências públicas ao longo de 2014, para ouvir a comunidade sobre temas diversos relacionados à cidade e à população.

Conforme o calendário ordinário do período, além da sessão dessa sessão, em abril as reuniões dos vereadores serão realizadas ainda nos dias 3, 8, 10 e 15.

Cumprindo mais uma etapa do Programa Câmara Itinerante, este mês os vereadores irão se reunir no próximo dia 15, na localidade de Canto do Amaro.

A primeira sessão itinerante do ano foi realizada na comunidade de Serra Vermelha, no último dia 20 de março.

Semana do Microempreendedor Individual de Areia Branca aberta hoje prossegue até sexta-feira com ampla programação

0 OK

Empreendedores locais na abertura da semana de atividades, na noite de hoje (Foto: Cedida)

Foi aberta nesta segunda-feira, 31, com palestra, a Semana do Microempreendedor Individual de Areia Branca, com programação que segue até o próximo dia 5. A Agente de Desenvolvimento Local, Maria Edivanda Pereira, que está à frente da programação em nível local, informa que nesta terça-feira, 1º de abril, as atividades serão direcionadas às famílias empreendedoras do programa Bolsa Família.

Para o referido público-alvo, a partir das 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), será ministrada uma palestra sobre empreendedorismo com a equipe do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nesta quarta-feira, 2, às 20h, haverá uma Aula Jantar, sobre a amostra de culinária dos alunos que estão concluindo o Curso de Auxiliar de Cozinha, nas dependências da Gerência de Emprego e Renda.

Na quinta-feira, 3, das 19h às 20h30, na Sala do Empreendedor: O Mar é Nosso, no conjunto Cohab, haverá palestra ministrada por consultores do Sebrae.

Na sexta-feira, 5, às 9h, mesa de debates com empreendedores locais, poderes Executivo e Legislativo, sobre o tema “Encontrando soluções para os tributos para pelo EI”. O local, será a Sala do Empreendedor.

A Semana do Microempreendedor Individual é fruto da parceria da Prefeitura de Areia Branca e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visando o fortalecimento do pequeno empreendedor local.

Pesquisa Ibope realizada na época aponta que Jango tinha 70% de aprovação às vésperas do golpe de 64

111

João Goulart, deposto pelos militares, tinha amplo apoio popular de acordo com sondagem da época (Foto: Reprodução)

Pesquisas feitas pelo Ibope às vésperas do golpe de 31 de março de 1964 mostram que o então presidente da República, João Goulart, deposto pelos militares, tinha amplo apoio popular. Doadas à Universidade de Campinhas (Unicamp) em 2003, as sondagens não foram reveladas à época.

Pelos números levantados, Jango, como Goulart também era conhecido, ganharia as eleições do ano seguinte se elas tivessem ocorrido. Entrevistas realizadas na cidade de São Paulo na semana anterior ao golpe mostravam que quase 70% da população aprovavam as medidas do governo.

Em alusão aos 50 anos do golpe de 1964, a Câmara dos Deputados promoverá umasessão solene nesta terça-feira (1º)  para homenagear a resistência à ditadura militar.

Pesquisa contradiz militares

O professor Luiz Antônio Dias, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), afirma que uma das pesquisas do Ibope, desconhecida durante 40 anos, havia sido encomendada pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), que fazia oposição a Jango. Ele participou do programa Ponto de Vista, da TV Câmara. O especialista destaca que o levantamento derruba uma das justificativas dos militares para tomarem o poder em 1964: a de que o governo de João Goulart era frágil e impopular.

"Muitos historiadores, até dez anos atrás, ainda tinham essa ideia de que Goulart caiu porque era frágil, não tinha o apoio dos partidos e, sobretudo, da população", comenta Dias.

Radicalização ideológica

1111Historiador da Universidade de Brasília (UnB), Antonio Barbosa ressalta o clima de polarização ideológica que o País vivia. Para os opositores, Jango representava uma "ameaça comunista". "A partir de 1963, cria-se um quadro de crescente radicalização: a Igreja Católica, o empresariado, as Forças Armadas e a imprensa vão assumir uma posição contrária às reformas defendidas por Jango, identificadas como a ‘comunização’, a ‘esquerdização’, a ‘bolchevização’ do Brasil", explica.

Bolsonaro defende militares: "Sociedade queria afastar fantasma da ditadura do proletariado”

Mas para o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), o perigo comunista era real: "Estávamos à beira de ser implantada aqui a ditadura do proletariado. Os empresários e a igreja queriam que os militares assumissem o poder. Ou seja, toda sociedade queria afastar o fantasma da ditadura do proletariado que estava presente em nosso país."

Já o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) acredita que a população foi manipulada: "Criou-se a ideia de que o Brasil estava em um caos total, que Jango queria implantar o comunismo. Era a época da ‘guerra fria’, da forte polarização entre União Soviética e Estados Unidos, e acabaram fazendo uma manipulação grosseira para influenciar a opinião pública."

Imprensa

O professor Luiz Antônio Dias vai além e diz que a grande imprensa participou da articulação do golpe militar. Segundo ele, esse movimento inclui todos os maiores jornais da época, como: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

"Eram recorrentes matérias ou editorais vinculando o governo aos comunistas. Não me lembro de ter visto nenhuma afirmação direta de que Goulart fosse comunista, mas era muito comum, por exemplo, atribuir ao Ministério da Educação, um programa comunista, como a criação de cartilhas para doutrinar nossos jovens", informa. "Outra situação relativamente comum, tanto na Folha quanto no Estadão, era a preocupação com a possibilidade de Goulart dar um golpe para se manter no poder", completa.

Dias lembra que o jornal A Última Hora, que apoiava o governo Jango, sofreu boicote de anunciantes e foi à falência, até ser comprado pela Folha de S.Paulo.

Reportagem – Mauro Ceccherini
Fonte: Agência Câmara Notícias

Volume de obras muda visual da cidade de Tibau e deixa população satisfeita com ações da atual administração

000

Sinalização das principais vias públicas recentemente pavimentadas pela prefeitura

A atual administração do município de Tibau continua trabalhando e os efeitos já podem ser observados no novo visual que a cidade apresenta com as obras de calçamento, pavimentação e sinalização nas ruas.

Nos últimos dias foram iniciadas as obras de calçamento da Avenida Beira-Mar, na Praia das Emanoelas, como um dos primeiros passos para a urbanização da orla marítima naquela área.

Também já está em andamento a pavimentação da Avenida Tereza Patrício, que é uma importante via de ligação com a cidade, além das obras de drenagem das ruas do Pargo e Arabaiana, que eram áreas bastante afetadas pelas inundações no período de chuvas.

0000

Canalização para escoamento de água da chuva das ruas Pargo e Arabaiana

Outro projeto considerado importante pela atual gestão é a construção do Ginásio de Esportes da cidade, um antigo sonho dos jovens tibauenses. Para o início dessa obra já está sendo preparada a publicação do edital licitatório para definição da empresa que executará os serviços.

Pagamento

Ainda no âmbito administrativo de Tibau, no sábado, 29, o prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD) realizou o pagamento referente ao mês de março, a todos os servidores públicos municipais efetivos, contratos e comissionados.

Foi o décimo quinto mês consecutivo que o prefeito “Naldinho” efetua o desembolso do funcionalismo dentro do mês trabalhado.

PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DA PRAIA DAS EMANOELAS ERA UMA REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Pavimentação chega à praia das Emanoelas, uma reivindicação antiga dos moradores

Fotos cedidas pela Prefeitura de Tibau

Prefeito de Tibau deverá publicar edital de licitação para construção do Centro Administrativo no decorrer desta semana

00

Visão da parte da frente do futuro Centro Administrativo, de acordo com o projeto elaborado (Foto: Ilustração) 

No decorrer desta semana deverá ser publicado o Edital de Licitação para construção da sede própria do Poder Executivo municipal. A informação é do prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), acrescentando que o novo prédio será construído no local onde funcionava o antigo Mercado Público, cuja área já foi legalmente destinada para esse fim.

Desde que o município foi oficialmente instalado em 1997, a estrutura administrativa municipal funciona num prédio alugado que não oferece as condições necessárias para uma prestação de serviços mais eficiente à população. Ao longo desses 17 anos foram muitas as promessas que a sede própria da prefeitura seria construída, mas o projeto nunca saiu do papel.

Agora, o prefeito "Naldinho" garante que o projeto será executado. Para isso, ele já resolveu todas as questões burocráticas, faltando apenas licitar a empresa que vai realizar as obras. “Podemos dizer que o Centro Administrativo de Tibau é uma realidade. Há 17 anos as administrações municipais têm vivido em peregrinação por prédios para funcionamento da sede do Executivo municipal. Mas isso está com os dias contados, pois vamos construir um Centro Administrativo com todas as condições para proporcionar comodidade para os nossos auxiliares diretos e oferecer um atendimento com qualidade à população", afirma.

domingo, 30 de março de 2014

Semana do Microempreendedor Individual em Areia Branca começa nesta segunda-feira com palestra

0

Oficinas são um dos destaques da semana de eventos destinada aos microempreendedores locais (Foto/Reprodução 2013) 

Começa nesta segunda-feira, 31, a edição 2014 da Semana do Microempreendedor Individual. A ação acontece em todo país e só no Estado potiguar mobilizará 68 cidades. Com uma programação diversa, que inclui atendimentos, palestras e oficinas, a semana segue até o dia 5 de abril.

Em Areia Branca, hoje, às 19h, na Sala do Empreendedor: O Mar è Nosso, localizada no conjunto Cohab, haverá a palestra “Micro Empreendedor Individual - Orientações sobre a Declaração Anual do Simples Nacional”.

São parceiros nesse evento, a Prefeitura de Areia Branca e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pesquenas Empresas (Sebrae) visando o fortalecendo do pequeno empreendedor local.

Nesta terça-feira, 1º de abril, a programação será direcionada aos microempreendedores beneficiários do Bolsa Família. A partir das 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) será ministrada uma palestra sobre empreendedorismo com a equipe do Sebrae.

A proposta da semana de mobilização é mostrar a importância de formalizar o negócio e apresentar ferramentas que proporcionem a expansão dos negócios de microempreendedores já formalizados.

Leonardo Nogueira visita Areia Branca para mais um encontro com vereadores e expoentes políticos locais

Encontro-de-políticos-2

“Tonho da Cohab”, Klinter Luiz e o deputado Leonardo Nogueira, durante encontro, ontem (Foto: Cedida)

Ontem, 29, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) esteve em Areia Branca e acompanhado do vice-presidente da Câmara Municipal desta cidade, vereador Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (DEM), empreendeu visita ao empresário do ramo imobiliário, Klinter Luiz, da KL Construções e Serviços Imobiliários.

Na oportunidade, o deputado e o empresário falaram a respeito de um investimento imobiliário que está sendo feito na cidade de Grossos pela empresa de Klinter Luiz. A conversa enveredou pela política, já que este é um ano eleitoral e Leonardo Nogueira busca a reeleição à Assembleia Legislativa numa dobradinha com a esposa e ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (PMDB).

Embora a ex-prefeita mossoroense e pré-candidata não acompanhasse o marido Leonardo Nogueira na visita a esta cidade, ontem, observadores da cena política local vislumbram a possibilidade de Fafá Rosado conquistar um leque significativo de apoios no município.

O que conta como ponto positivo para a pré-candidata Fafá Rosado, em nível local, é o trabalho de articulação que vem sendo feito pelo presidente da Câmara Municipal, Sandro Góis (PV), e o vice-presidente “Tonho da Cohab”.

Encontro-de-políticos-1

As eleições deste ano entraram em pauta na conversa entre o ex-prefeito “Souza”, vereadores Sandro Góis e “Tonho da Cohab”, emrpesário Klinter Luiz, Leonardo Nogueira, e os vereadores João Paulo e “Netinho Cunha” (Foto: Cedida)

Aproveitando a sua vinda a Areia Branca, o deputado Leonardo Nogueira ainda se encontrou com o ex-prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), e com os vereadores Sandro Góis, João Paulo (PC do B) e Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB).

Em tempo: o vereador “Tonho da Cohab” está se recuperando de uma cirurgia no  tornozeiro direito, que foi quebrado durante uma patida de futebil society no último dia 17. Mas mesmo assim, ele não se afastou das suas atividades legislativas.

sábado, 29 de março de 2014

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 40 milhões no sorteio da próxima quarta-feira

0

Porto Belo (SC), cidade onde foi realizado o sorteio deste sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.586 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado, 29, em Porto Belo (SC). Com isso, o prêmio acumulou e deve pagar R$ 40 milhões na próxima quarta-feira, 2.

Os números sorteados foram: 08 – 39 – 43 – 46 – 47 – 58.

Segundo informações da Caixa, 150 apostadores acertaram a quina e vão receber R$ 25.052,84 cada. Outros 10.556 que fizeram a quadra vão embolsar R$ 508,57 cada um.

A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas do Brasil.

Prefeita e secretários visitam vala em companhia de engenheiro visando a realização de estudos para solucionar o problema

IMG_2871

Joaquim Abellan, Bruno Filho, prefeita Luana Bruno e Cleodon Bezerra durante visita à vala (Foto: Carlos Júnior)

Um problema antigo que afeta milhares de famílias que residem na periferia da zona urbana, entra no rol de  prioridades da prefeita Luana Bruno (PMDB). Ela está disposta a acabar de uma vez por todas com o incômodo causado às pessoas que moram ao longo da “levada”, que é uma espécie de esgoto a céu aberto, que passa por diversos bairros da cidade.

Neste sábado, 29, a prefeita Luana Bruno empreendeu visita ao local acompanhada dos secretários de Saúde, José Bruno Filho, e de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Cleodon Bezerra, além de um representante da empresa Coate – Concreto, Água e Terra Ltda, que atua na área de construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto, construções correlatas, entre outras atividades.

IMG_2875

Engenheiro Joaquim Abellan explica detalhes de um possível projeto para solucionar o problema (Foto: Carlos Júnior) 

Juntamente com o engenheiro Joaquim Abellan, empresário da Coate - Concreto Água e Terra Ltda, os gestores públicos percorreram vários pontos da cidade pelos quais perpassa a vala. 

O objetivo da visita compreende a análise prévia do local para a realização de estudos visando solucionar o problema desse canal. 

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cúpula do PHS de Areia Branca participará em Natal da Plenária Estadual do PHS na manhã deste sábado

CÚPULA DO PHS ONTEM, EM NATAL

Romildo Queiroz (pré-candidato a deputado federal pelo Vale do Açu), Leandro Prudencio (presidente do PHS-RN), empresário Hélio Borges (presidente do PHS-Areia Branca) e “Souza” (pré-candidato a deputado estadual) estarão no evento

Uma caravana de areia-branquenses, tendo à frente o empresário Hélio Borges e o ex-prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza”, segue para Natal neste sábado, 29, para participar da Plenária Estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O evento acontece a partir das 10h, nas dependências da Assembleia Legislativa do RN.

Segundo Hélio Borges, presidente do PHS em Areia Branca, o evento promete ser muito concorrido, inclusive contando com a presença do presidente nacional do partido, Eduardo Machado, entre outros nomes de expressão, além de comitivas e representações dos diversos municípios potiguares.

O ex-prefeito de Areia Branca, “Souza”, que tem seu nome colocado à disposição da sigla como postulante à Assembleia Legislativa do RN nas eleições deste ano, considera que a plenária do PHS neste sábado será um grande momento do partido nessa fase pré-eleitoral. “Além do encontro de importantes lideranças política e partidária do RN, estarão presentes os pré-candidatos pela sigla por cada região. E ainda, os dirigentes devem falar das diretrizes que estão sendo traçadas com vistas às urnas de outubro deste ano”, diz.

O PHS potiguar está constituído em 50 cidades. Em 2010, elegeu um deputado estadual e em 2012 elegeu  22 vereadores e 4 vice-prefeitos .

0

“Souza” é uma das apostas do PHS na disputa por vagas na Assembleia Legislativa

Segundo estimativas do partido, para as eleições deste ano, já existem pelo menos 12 pré-candidatos a deputado federal e 25 pré-candidatos a deputado estadual. O ex-prefeito areia-branquense, “Souza” é citado como nome em potencial para conquistar uma cadeira no Legislativo estadual.

Com relação à Plenária Estadual deste sábado, o objetivo é cumprir o Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Estado  em 27 de fevereiro de 2014, e da continuidade a campanha de filiação partidária ao PHS e discutir os arcos de alianças na majoritária e na proporcional.

Posto Costa Branca será inaugurado neste sábado propondo oferecer combustíveis de qualidade com os melhores preços da cidade

POSTO COSTA BRANCA

Em área bem localizada, novo posto de combustível entra em operação neste sábado (Foto/reprodução: Afrânio Mesquita) 

Localizado no Km 1 da BR-110 numa ampla área totalmente dotada de infraestrutura, será inaugurado na manhã deste sábado, 29, o Posto Costa Branca, que tem como meta oferece combustíveis de qualidade com os melhores preços da cidade.

De acordo com os proprietários, empresários Zudimar e Medeiros Maia, pai e filho, o posto representa a distribuidora BR, uma das maiores bandeiras do país na comercialização de combustível de qualidade com a marca Petrobras.

Para comemorar o mais novo empreendimento na área de combustíveis instalado em Areia Branca, na manhã deste sábado, a partir das 7h, os proprietários vão promover um café da manhã e sorteios de kits com os motoristas.

Com o Posto Costa Branca, os empresários pretendem oferecer aos clientes um ambiente confortável, familiar que vai muito além de um simples posto de gasolina. “Areia Branca tem um potencial econômico muito grande, com um mercado bastante evoluído que precisava de mais um posto nesse padrão. Quem ganha são a população e os turistas que visitam a nossa cidade”, enfatiza o empresário Medeiros Maia, um dos responsáveis pelo empreendimento.

MEDEIROS E O PAI ZUDIMAR MAIA, DO SHOW DE PREÇO

Os empresários Medeiros e Zudimar Maia são os responsáveis pelo empreendimento

Medeiros Maia diz ainda que é o primeiro empreendimento da família nesse ramo, mas com certeza irá levar aos consumidores areia-branquenses a mesma credibilidade e a mesma qualidade dos produtos e serviços que fornece ao longo dos anos em seus negócios que envolvem supermercados (Show de Preço), Areia Branca Center e Areia Branca Apart Hotel.

O Posto Costa Branca conta ainda com uma loja de conveniência.

Presidente da Câmara Municipal de Areia Branca confirma para o dia 4 a entrega de certificados aos concluintes do curso de inglês

SANDRO GÓIS FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA

Sandro Góis pretende trazer novos cursos com foco nos jovens areia-branquenses

Confirmado para o dia 4 de abril, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca, a solenidade para entrega de certificados aos alunos concluintes do curso de inglês ofertado pelo Legislativo em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fecam-RN).

A informação foi repassada pelo presidente do Legislativo areia-branquense, vereador Sandro Góis (PV).

Segundo ele, mais de setenta alunos distribuídos em duas turmas nos turnos matutino e vespertino, participaram do curso de inglês ofertado pela Câmara, por sua iniciativa junto à Fecam-RN.

Segundo o presidente do Legislativo municipal, Sandro Góis, além desse curso de inglês a pareceria está projetando a realização de outros, inclusive voltados para atender a classe que está buscando se qualificar na área marítima.

O vereador Sandro Góis destaca que investir na qualificação da mão de obra local é fundamental para garantir um futuro promissor para os areia-branquenses.

Largo de eventos da praia de Upanema recebe o show de Kerson Luiz neste sábado, atração do mês no Arte e Música à Beira-mar

KERSON LUIZ

Show de Kerson Luiz, neste sábado, fecha a edição do mês do projeto que é um sucesso desde a sua criação

Neste sábado, 29, será realizada mais uma edição do projeto Arte e Música à Beira-mar. A atração, a partir 17h, no largo de eventos da Praça Rivadávia Ferreira de Medeiros, na praia de Upanema, será o músico Kerson Luiz.

O cantor Kerson Luiz é um nome conhecido no cenário artístico de Areia Branca e da região, músico profissional que possui um vasto repertório. O show de Kerson Luiz fecha a edição do mês de março do projeto.

Sempre no derradeiro final de semana de cada mês a Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências executivas de Eventos e de Turismo, realiza o projeto que tem como objetivo promover e valorizar os artistas da terra.

Iniciativa da prefeitura, o projeto consiste em incrementar a praça de eventos da praia de Upanema, tornando-a mais uma opção de lazer e entretenimento para areia-branquenses e visitantes, aquecendo as vendas nos quiosques instalados na área recreativa, bem como incentivando os artistas e músicos locais, em suas apresentações culturais.

praça-rivadávia

Projeto promove o encontro das famílias areia-branquenses no último sábado de cada mês

A partir do ano passado o projeto Arte e Música à Beira-mar passou a receber novos incentivos da prefeitura, ampliando o leque de atrações que se apresentam ao ar livre e gratuitamente.

Uma das novidades foi a diversificação da modalidade de apresentações, de forma que possa contemplar todos os ritmos.

Inicialmente eram priorizados os shows de MPB voz e violão. A partir do ano passado, por iniciativa da prefeita Luana Bruno (PMDB) o espaço ganhou novos ritmos, como rock, reggae e música eletrônica.

Prefeitura de Serra do Mel abre processo seletivo para a contratação de profissionais para o programa Mais Educação

PREFEITURA DE SERRA DO MEL, LOCAL DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO EM ANDAMENTO

Inscrições dos candidatos estão sendo feitas na recepção da Prefeitura de Serra do Mel

A Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na quarta-feira, 26, o edital de processo seletivo para a contratação de profissionais com nível superior que atuarão no programa Mais Educação. A seleção busca preencher 84 vagas de monitores para escolas das zonas urbana e rural do município.

De acordo com o edital do certame, os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal que irá considerar a quantidade de turmas atendidas, tendo por base os valores de R$ 80 por turma monitorada em escola urbana e R$ 120 por turma monitorada em escola rural.

Para tornar mais transparente o processo, assessores do prefeito Fábio Bezerra de Oliveira, “Fabinho” (PMDB), explicaram detalhes da sistemática de remuneração dos monitores. Os profissionais selecionados para atuarem nas escolas do perímetro urbano receberão subsídios no valor de R$ 80 mensais por turma monitorada, podendo atingir até cinco turmas. Já os destinados às escolas da zona rural, receberão R$ 120 mensais por turma, podendo monitorar até cinco turmas.

Conforme o edital de convocação do processo seletivo, as inscrições estão abertas até o dia 31 deste mês. Os interessados, munidos dos documentos exigidos, devem se dirigir à recepção da Prefeitura de Serra do Mel, no horário das 8h às 13h.

A comissão designada pelo prefeito “Fabinho” para conduzir o processo seletivo informa que os candidatos inscritos serão avaliados por meio de análise de currículo e formação inicial de 32 horas.

Após a homologação das inscrições, irá ocorrer uma prova escrita com tema relacionado a educação de tempo integral. A classificação final será divulgada dia 9 de maio deste ano. O edital que rege o processo foi publicado no Diário oficial do Estado (DOE) desde o dia 25 passado.

O programa Mais Educação tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral, ampliando a jornada escolar para sete horas diárias.

Presidente eleito da mesa diretora da Câmara de Areia Branca para o biênio 2015-2016 é o aniversariante de hoje

NETINHO CUNHA OK ELEIÇÃO

“Netinho Cunha” recebe parabéns pela data natalícia, nesta sexta-feira

Vereador mais jovem e mais votado nas eleições municipais de 2012, com 1.166 votos, Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), é o aniversariante desta sexta-feira, 28. Em alusão à data, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Sandro Góis (PV), está parabenizando o colega legislador em nome dos demais vereadores, servidores e assessores da Casa.

Segundo o presidente Sandro Góis, destacar os aniversários dos colegas de assento no Legislativo municipal é uma forma de homenageá-los pela passagem de uma data significativa em suas vidas, bem como estreitar ainda mais as relações entre eles, fortalecendo os laços de boa convivência.

O vereador “Netinho Cunha” é membro de uma família com tradição na política local, tanto pelo lado do pai, Antônio Marcos de Souza, “Toninho Cunha”, irmão do ex-prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), como por parte da mãe Luciana Rebouças, filha do saudoso ex-vereador areia-branquense “Dedé da Padaria”, que militou na política por mais de 20 anos.

Um ano depois de eleito para o primeiro mandato legislativo, “Netinho Cunha” protagonizou outra façanha na sua curta trajetória política: em agosto do ano passado foi eleito presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Areia Branca para o biênio 2015-2016 em pleito antecipado.

“Netinho Cunha” é um edil com destacada atuação parlamentar. Suas reivindicações versam sobre benefícios para os jovens e ações de alcance que contemplem as populações urbana e rural. Mais recentemente ele tem defendido investimentos na área de recursos hídricos, pedindo a perfuração de mais poços profundos na zona rural para acabar de vez com a problemática da escassez de água nas grandes comunidades como Ponta do Mel, São Cristóvão e Redonda, entre outras.

Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Areia Branca inicia cadastro de carros-pipas que prestam serviços ao município

CAERN POÇO 2 OK

Carros-pipas que abastecem as comunidades terão que ser cadastrados a partir de agora

Diante do uso de carro-pipa como medida emergencial para o abastecimento das comunidades vulneráveis à escassez de água e do risco iminente da transmissão de doenças por meio hídrico, a Coordenadoria Municipal de Vigilância Sanitária de Areia Branca, está solicitando o comparecimento ao órgão de todos os responsáveis pelos carros-pipas utilizados para o transporte de água no município, para que possa ser realizados os seus respectivos cadastros na Vigilância Sanitária.

O comunicado está sendo feito pelo coordenador de Vigilância Sanitária no município, Nael Gomes Dantas, reforçando que os proprietários de carros-pipa não deixem de comparecer ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, Centro, onde funciona a Vigilância Sanitária, para o devido cadastro no órgão.

Recentemente a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) fez um esclarecimento às comunidades do interior do Estado sobre a água transportada por meio de carros-pipa. O órgão alertou que nesse período de seca e consequente escassez de água, pode acarretar transmissão de doenças, por meio da água que será utilizada pela população. 

De acordo com a Suvisa, a verificação da qualidade da água transportada é de competência da Vigilância Ambiental e à Vigilância Sanitária compete vistoriar o veículo usado para transporte, como o carro-pipa. Essas competências são atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Secretarias Municipais de Saúde. O Governo Federal e os estados participam desse trabalho, em caráter excepcional, quando fica constatada que o município não fez a sua parte e coloque em risco a saúde da população, disseminando doenças. 

SECRETARIA DE SAÚDE AB

A Vigilância Sanitária funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde

Ainda de acordo com a Suvisa, o transporte de água potável deve obedecer rigorosamente os seguintes requisitos: cadastro da empresa no Serviço de Vigilância Sanitária Municipal; o motorista do veículo tem que estar de posse da cópia atualizada da Licença Sanitária expedida pelo Serviço de Vigilância Sanitária Municipal; o veículo utilizado para o fornecimento de água potável deverá ter uso exclusivo para este fim e ter expresso na parte externa do tanque a inscrição "Agua Potável"; abertura para preenchimento dotada de tampa com borracha de vedação e presilha de fechamento; torneira para saída de água do tanque com vedação que impeça a entrada de insetos e roedores; realizar limpeza e desinfecção regularmente do tanque, com uso de produtos registrados no Ministério da Saúde; e dispor de controle da qualidade da água de acordo com o estabelecido na portaria de número 2914/2011.   

Governo do RN reajusta salários dos especialistas de educação e cria 666 funções gratificadas para diretor e 575 de vice-diretor

Escola-Estadual-Desembargador-Silvério-Soares-Foto-Carlos-Júnior

Leis estabelecem novos critérios para classificação das escolas públicas estaduais (Foto/Reprodução: Carlos Júnior)

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sancionou na noite de ontem, 27, duas leis aprovadas por unanimidade pela Assembleia Legislativa na semana passada com benefícios para a educação potiguar, a saber:

· A que reajusta os salários dos Professores e Especialistas de Educação em 8,32%;

· A que estabelece novos critérios para classificação das escolas públicas estaduais, de acordo com o porte, variável de I a V, de acordo com o número de matrículas, cria 666 funções gratificadas para diretor e 575 de vice-diretor, conforme mostra a tabela abaixo:

PORTE DAS ESCOLAS

NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS

DISTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE DIRETOR DE ACORDO COM O PORTE DAS ESCOLAS

DISTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE VICE-DIRETOR DE ACORDO COM O PORTE DAS ESCOLAS

VALOR EM REAIS (R$) DA GRATIFICAÇÃO DA FUNÇÃO GRATIFICADA DE DIRETOR

VALOR EM REAIS (R$) DA GRATIFICAÇÃO DA FUNÇÃO GRATIFICADA DE VICE-DIRETOR

I

MAIS DE 1.200 ALUNOS

27

27

1.562,50

1.250,00

II

DE 500 A 1.199 ALUNOS

176

176

1.250,00

1.000,00

III

DE 250 A 499 ALUNOS

211

211

1.000,00

800,00

IV

DE 100 A 249 ALUNOS

161

161

800,00

640,00

V

MENOS DE 100 ALUNOS

91

-

640,00

-

TOTAL

 

666

575

-

-

Fonte: Assecom/RN

quinta-feira, 27 de março de 2014

Revitalização dos espaços públicos na zona urbana de Areia Branca começa pela praça do conjunto Cohab

PRAÇA QUE SERÁ REFORMADA É O ESPAÇO PÚBLICO MAIS IMPORTANTE DO CONJUNTO COHAB

Praça no conjunto Cohab receberá melhorias em toda a sua estrutura (Foto/Reprodução: Erivan Silva)

Dando continuidade às ações de revitalização dos espaços públicos no perímetro urbano de Areia Branca, a prefeita Luana Bruno (PMDB) autorizou o início das obras de reforma da praça Walter Fernandes, no conjunto Cohab, que já foi um dos cartões postais da cidade. Além da praça, as ruas próximas também vão receber melhorias, como recuperação do calçamento e de meio-fio.

A iniciativa é resultado do compromisso da atual gestão em preservar espaços para o lazer além de valorizar os cartões postais da cidade, proporcionando aos moradores e visitantes um ambiente agradável e urbanizado. “Ao longo deste ano a nossa gestão continuará ampliando o trabalho de recuperação e revitalização de diversos espaços públicos no município, entre os quais as praças”, destacou Luana Bruno.

Na semana passada a prefeita Luana Bruno teve uma reunião demorada com o secretário municipal de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Cleodon Bezerra. Entre os assuntos em pauta, o destaque foi o projeto de revitalização dos espaços públicos que a atual administração irá desenvolver no período, iniciando pela praça Walter Fernandes, no conjunto Cohab.

LUANA BRUNO  CLEODON

Luana Bruno e Cleodon Bezerra se reuniram para definir cronograma de revitalização de espaços públicos

Ao Blog, o secretário de Serviços Públicos, Cleodon Bezerra, disse que está autorizado pela prefeita a adotar todos os procedimentos necessários para dar iniciou aos serviços de reforma e revitalização da praça Walter Fernandes, que constitui a única área de lazer do populoso conjunto habitacional.

Além da recuperação do seu espaço físico, a praça contará com novos bancos, um moderno sistema de luminárias, jardinagem  e pintura. “Com os serviços de revitalização que iremos executar no local, a praça voltará a ser o ambiente de encontro dos moradores, além de proporcionar um belo visual para os visitantes”, reforça Cleodon Bezerra.

Embora a reforma e revitalização da praça Walter Fernandes faça parte do plano de governo da prefeita Luana Bruno, alguns vereadores vinham reivindicado o benefício, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Sandro Góis (PV); o vice-presidente da Casa, Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (DEM); e José Nazareno de Lemos (DEM), os dois últimos moradores no conjunto Cohab.

PRAÇA DA COHAB

Visual da praça no conjunto Cohab na época em que foi inaugurada e entregue à população (Foto: Arquivo)

Projeto Arte e Música à Beira-mar fechará o mês de março com o show imperdível do cantor Kerson Luiz

KERSON LUIZ, VILA DAS AREIAS BRANCAS hoje

Kerson Luiz será a atração deste sábado, na praia de Upanema

Neste sábado, 29, é dia de encontro das famílias areia-branquenses na orla marítima da praia de Upanema, para apreciar o belo pôr do Sol ouvindo o melhor da Música Popular Brasileira (MPB).

Seguindo a sua programação definida para este ano, o projeto Arte e Música à Beira-mar fechará o mês de março com o show imperdível do cantor local, Kerson Luiz, que apresentará no largo de eventos da Praça Rivadávia Ferreira de Medeiros, na praia de Upanema, um repertório com qualidade.

Sempre no derradeiro final de semana de cada mês a Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências executivas de Eventos e de Turismo, realiza o projeto que tem como objetivo promover e valorizar os artistas da terra.

Iniciativa da prefeitura, o projeto consiste em incrementar a praça de eventos da praia de Upanema, tornando-a mais uma opção de lazer e entretenimento para areia-branquenses e visitantes, aquecendo as vendas nos quiosques instalados na área recreativa, bem como incentivando os artistas e músicos locais, em suas apresentações culturais.

Emissoras de rádio lançam campanha pela votação do projeto que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil

FM OK

A Rádio Costa Branca (FM 104,3) de Areia Branca transmite a Voz do Brasil religiosamente às 19h

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lançou nesta quinta-feira, 27, uma campanha para que os brasileiros apoiem abaixo-assinado pedindo aos deputados a votação do projeto de lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil (PL 595/03).

Atualmente, o programa é veiculado pelas rádios de todo o País de segunda a sexta-feira, às 19 horas (com duração de uma hora). Se o projeto for aprovado, o programa poderá ser transmitido entre 19 e 22h.

O projeto foi apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) em 2003 e, originalmente, estendia o horário até meia-noite e meia. O texto, no entanto, foi alterado no Senado e, por isso, precisa ser votado novamente no Plenário da Câmara.

Se o texto for aprovado pelos deputados e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, a transmissão poderá começar às 19h, 20h ou 21h, dependendo da escolha da emissora de rádio.

Segundo o presidente da Abert, Daniel Slaviero, hoje o ouvinte não tem alternativa no horário das 7 da noite, e essa imposição é incompatível com a realidade brasileira.

Slaviero afirma que a população quer ter poder de escolha. Ele ressalta que a A Voz do Brasil interrompe a transmissão de informações sobre assuntos como trânsito e catástrofes naturais. “E o Brasil receberá o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo. Dos 64 jogos, 27 serão interferidos pela Voz do Brasil."

Defesa do horário

Os argumentos não convenceram o deputado Amaury Teixeira (PT-BA). De acordo com ele, o programa é democrático e não é pautado por interesses ou sensacionalismos. Para o deputado, o horário das 19 horas deve ser mantido porque já faz parte da cultura brasileira.

"Mudar o horário significa diluí-lo, dispersar, perder referência. Hoje, há uma referência forte no Brasil todo em relação ao horário, inclusive de quem está no trânsito."

Lançada durante o governo de Getúlio Vargas, A Voz do Brasil está no ar desde 1935.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Mega-Sena acumula e Caixa Econômica Federal prevê prêmio de R$ 33 milhões para o sorteio do próximo sábado

00

Sorteio de ontem mais uma vez aconteceu na cidade de Osasco (SP)

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.585 da Mega-Sena, sorteadas na noite de ontem, 26, em Osasco (SP). O prêmio acumula e a previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 33 milhões no sorteio do próximo sábado (29), segundo a Caixa Econômica Federal.

As dezenas sorteadas foram estas: 02 - 43 - 47 - 48 - 49 - 55.

A Quina teve 103 acertadores e cada um vai levar R$ 28.656,30. Já a Quadra paga R$ 512,03 para cada um de seus 8.235 ganhadores.

A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.

Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostrou queda de 43% para 36% na aprovação do governo da presidente Dilma

0

Segundo analistas, taxas de aprovação do governo de Dilma ainda são suficientes para dar a ela uma vitória em outubro

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27, indica que a presidente Dilma Rousseff tem no momento uma aprovação para o seu governo igual ou no mesmo patamar do que teve Luiz Inácio Lula da Silva em março de 2006, também um ano eleitoral em que o ocupante do Planalto buscava mais um mandato.

Segundo o Ibope, Dilma tem 36% de aprovação para o seu governo (os que respondem que sua administração é boa ou o ótima). Outros 36% consideram o comando dilmista regular. E 27% cravaram que é ruim ou péssimo.

A pesquisa mostrou queda de 43% para 36% na aprovação do governo da presidente Dilma.

Nesta mesma época e na mesma pesquisa em março de 2006, os percentuais do governo de Lula eram 38% de ótimo ou bom, 39% de regular e 22% de ruim ou péssimo. Naquela época, o petista ainda sentia os efeitos do escândalo do mensalão, surgido em 2005.

A margem de erro usada na pesquisa CNI/Ibope é de dois pontos percentuais. A rigor, portanto, Dilma está hoje na mesma faixa de aprovação de Lula em 2006 – embora o antecessor numericamente aparecesse à frente em pontos percentuais. Mas no grupo que rejeita o governo, Dilma está de fato pior do que seu padrinho político – ela tem 27% de ruim e péssimo e Lula registrava 22% há 8 anos. (Com informações do UOL).

Desembargador determina bloqueio de recursos da Cosern por não ter repassado valores referentes ao ICMS para municípios do RN

Cosern Fachada . Mauricio_Cuca_

Sede da Cosern em Natal, empresa criada em 1961 por intermédio de Lei Estadual (Foto: Reprodução) 

O desembargador Saraiva Sobrinho determinou o bloqueio de R$ 362 mil na conta da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). A medida foi tomada em virtude de a empresa não haver repassado valores referentes ao ICMS para os municípios de Campo Redondo, Coronel João Pessoa, Ipueira, José da Penha, Riachuelo e São Miguel.

As quantias referentes a cada município serão levantadas mediante alvará individualizado.

A ação perdura há mais de 13 anos, tendo sido submetida a todas as instâncias, inclusive Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), “reforçando o intento postergatório da devedora”. Apesar de o ICMS ser um tributo estadual, os municípios têm direito a rebecer 25% do recolhido pelo imposto.

O posicionamento judicial é uma resposta “à tentativa de eternização do litígio”, em observação aos princípios da efetividade da jurisdição, economia e celeridade processuais, estabilidade da coisa julgada e da segurança jurídica, de acordo com a 2ª Seção do STJ e da Corte Especial daquele tribunal superior.

Aquela unidade do STJ já externou entendimento sobre a matéria, que “ressuscitar o reexame de todas as matérias anteriormente julgadas em todo e qualquer processo" , resultada em tornar o caso como algo sem fim.

O cálculo para a estipulação do valor fixado pelo magistrado de segundo grau está baseado em laudo pericial homologado atualizado.

Fonte: TJRN

Prefeita de Areia Branca assegura recursos superiores a R$ 1 milhão para construção de duas quadras poliesportivas cobertas

LUANA BRUNO DIZ QUE AÇÕES VISAM OTIMIZAR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO

Luana Bruno diz que quadras proporcionarão lazer, diversão, além de promover interação esportiva e social

Mais de um R$ 1 milhão será investido na construção de duas quadras esportivas escolares cobertas, sendo uma no conjunto IPE, zona urbana da cidade, e outra na comunidade rural de Redonda. O anúncio foi feito pela prefeita Luana Bruno (PMDB) que para a execução dos projetos, já assinou o termo de compromisso com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2), do Governo Federal.

As quadras esportivas cobertas e com vestiários serão construídas pela Prefeitura de Areia Branca, por meio Secretaria Municipal de Educação. A prefeita Luana Bruno informou que os reursos para execução dos projetos são provenientes do Pac 2 e já estão assegurados. Uma das praças poliesportivas será construída na entrada do conjunto residencial IPE, ao custo de R$ 509.993,06. A outra unidade, que será instalada no povoado de Redonda, está orçada em R$ 509.977,18.

7 - QUADRA-PERSPECTIVA

Modelo de quadra poliesportiva coberta que será construída no município (Foto: Ilustração)

Segundo a prefeita Luana Bruno, os espaços serão destinados à prática esportiva de alunos e para a realização de eventos envolvendo a comunidade. “A construção desses equipamentos proporcionará lazer, diversão, além de promover interação esportiva e social. Serão espaços para desenvolvimento de ações e projetos educativos, envolvendo escola e comunidade”, explicou a gestora.

No caso da quadra poliesportiva na rua Maria Lúcia de Góis, no IPE, os grandes beneficiários serão os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora, que funciona nas proximidades onde a quadra será construída. A unidade também contemplará crianças, jovens e adolescentes, bem como os moradores do IPE e bairros adjacentes.

7-quadra

Outro modelo de quadra coberta e com vestiários nos moldes do projeto que contempla Areia Branca (Foto: Ilustração) 

Nessa parceria, a prefeitura terá a obrigação de fazer, com recursos próprios, as obras e serviços de terraplenagem e contenções, infraestrutura de redes (água potável, esgotamento sanitário, energia elétrica e telefonia), bem como por todos os serviços necessários à implantação dos empreendimentos nos terrenos tecnicamente aprovados, uma vez que os valores a serem repassados pelo MEC/ FNDE referem-se exclusivamente aos serviços de engenharia constantes nas planilhas orçamentárias dos projetos pactuados e aprovados.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Carnaval fora de época movimentará Alto do Rodrigues e região a partir desta quinta-feira com boas atrações musicais

0

Tradicional micareta movimentará a região do Vale do Açu a partir desta quinta-feira (Foto/Reprodução: Canindé Soares) 

A cidade de Alto do Rodrigues está em festa com mais uma edição do maior Carnaval fora de época do interior do Estado, o Alto Folia 2014. O evento acontece dentro das festividades em comemoração aos 51 anos de emancipação política do município.

A expectativa é geral entre os moradores de Alto do Rodrigues, visitantes e foliões de diversas cidades do RN e estados vizinhos, com relação aos quatro dias de micareta que atrairá milhares de pessoas a partir desta quinta-feira, 27, quando as grandes atrações contratadas para animar o Alto Folia deste ano estarão se apresentando.

Quanto à programação do município para o Alto Folia 2014, é a seguinte: nesta quinta-feira, 27, às 16h, sairá o Bloco da Melhor Idade, com a Orquestra Harmonia do Frevo. Na sexta-feira, 28, às 16h, Bloco Infantil com a Orquestra Harmonia do Frevo. No sábado, 29, e domingo, 30, a partir das 16h, “mela-mela” e “arrastão” com a banda Grafith.

Quanto aos blocos oficiais, as apresentações iniciam a partir das 23h. O bloco Alto Astral terá duas atrações na sexta e no sábado. Uma delas vem diretamente da Bahia. Trata-se do cantor Edcity (dia 29), que agradou muito em sua apresentação no Carnaval de Macau. A outra grande atração será a banda Grafith (dia 28), sensação dos carnavais da região há mais de 20 anos.

00

Sensação dos carnavais da região, banda Grafith será uma das atrações (Foto/Reprodução: Canindé Soares)

A novidade no Alto Folia 2014 fica por conta do bloco Chame Gente, que sairá no segundo dia de folia (dia 29) com o cantor Moraes Moreira. O nome do bloco é uma homenagem a um dos maiores sucessos do cantor. A proposta do bloco é inserir na programação do sábado uma alternativa diferente dos tradicionais blocos Alto Astral e Kissarro que tradicionalmente saem na avenida com bandas e cantores no estilo axé/swingueira. O bloco trabalha o resgate à cultura do frevo, ritmo muito bem aceito pelos foliões.

Já o tradicional bloco Kisssarro, frustrou parte dos seus foliões que esperavam mais em termos de atrações. O bloco sairá apenas no sábado, com Dan Ventura (ex-Bonde do Maluco) e Os Meninos.

Vereador renova pleitos em favor dos moradores e de infraestrutura urbana na localidade litorânea do Paraíso

ANTÔNIO CARLOS NOVA

Antônio Carlos voltou a defender os interesses dos moradores do Paraíso (Foto/Reprodução: Erivan Silva)

Problemas estruturais apontados pelos moradores da localidade do Paraíso, foram levados ao plenário da Câmara Municipal de Areia Branca pelo vereador Antônio Carlos de Souza (PC do B) durante recente sessão ordinária realizada na Casa.

Entre as muitas reivindicações feitas em prol dos moradores daquela populosa área litorânea, Antônio Carlos renovou o requerimento solicitando a iluminação pública do Paraíso.

Ele lembrou que há cerca de um ano apresentou requerimento idêntico, mas até agora nenhuma providência foi tomada. “O Paraíso é uma das praias mais movimentadas do litoral areia-branquense e precisa de iluminação. Já foi feito um levantamento sobre a viabilidade do projeto, por isso solicitamos providências quanto ao pleito”, reforçou.

Antônio Carlos se lembrou de outro requerimento de sua autoria, solicitando que fosse trocada a tubulação de esgotos do bairro Nordeste, zona urbana, solicitado faz mais de ano, ressaltando que se estivesse chovendo o problema seria maior.

Concluindo, Antônio Carlos disse que as cobranças aos setores competentes pelos vereadores, são constantes, contudo, as providências não são tomadas.

Principal exportadora de bananas do RN irá demitir mais de 6 mil trabalhadores, afirma deputado do Vale do Açu

George-Soares

George Soares disse que essas demissões causarão um terremoto econômico para o RN

A principal exportadora de bananas do Rio Grande do Norte, a Del Monte, empresa que mantém mantém 10 fazendas na região do Vale do Açu com 1.450 hectares de área plantada, irá demitir mais de 6 mil trabalhadores no Estado. A informação foi levada ao plenário da Assembleia Legislativa (AL-RN) pelo deputado George Soares (PR), durante sessão plenária realizada ontem, 25. Na ocasião, o parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado, Federação da Indústria (Fiern), Federação da Agricultura (Faern) e todo setor produtivo para que interfiram nessa situação.

“São milhares de pais de família que pederão suas fontes de sustentação. Milhões de reais que deixarão de circular na economia do Estado. Em 2008 o vale do Açú sofreu com uma grande enchente e agora vive os efeitos da seca. O setor produtivo depende do clima e tem enfrentado grandes dificuldades. Há quem pense que se trate de qualquer empresa, mas é uma demissão de mais de 6 mil postos de trabalhao. Isso é um desastre par a economia do RN. Isso irá gerar muito prejuízo”, afirmou.

Para o deputado, O RN possui uma péssima condição de infraestrutura que impede investimentos privados. “É preciso que o Governo crie condições para a chegada de novas indústrias, mas também dê apoio às que já funcionam aqui. Por causa dessa precariedade, o Vale do Açú está na iminêcia de perder uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O projeto foi apresentado nesta Casa, fizemos audiências públicas sobre isso”, disse George.

0

Demissões serão motivadas pela redução da área destinada ao cultivo da banana, no Vale do Açu (Foto: Rodrigo Sena)

O parlamentar lembrou que estados vizinhos como Ceará, pernambuco e Alagoas estão à frente do RN no setor industrial. “Até quando vamos assistir esses Estados se transformarem em celeiros de apoio, enquanto o RN se afasta aos poucos dos empreendedores que podem gerar riquezas para nosso Estado? O Vale do Açú clama por ajuda. Essas demissões causarão um terremoto econômico para o RN”, argumentou.

Fonte: AL-RN

Alta do dólar e a falta de chuvas no período favoreceram o aumento do volume de sal movimentado no Porto-Ilha

PEDRO TERCEIRO DE MELO DESTACOU  ESTUDO DE CABOTAGEM COMO AÇÃO DE PLANEJAMENTO

Pedro Terceiro diz que a previsão para os próximos meses é que a movimentação de sal no Terminal cresça ainda mais

Se para uns a alta do dólar e a falta de chuvas representam prejuízos, para o setor salineiro é motivo de euforia. De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o Terminal Salineiro de Areia Branca, Pedro Terceiro de Melo, o aumento do volume de sal movimentando no Porto-Ilha nos primeiros meses do ano, deve em parte à alta do dólar e também à falta de chuvas registradas no primeiro bimestre desse ano.

“O dólar é um dos atrativos para esse tipo de transação, pois ele estando alto facilita as negociações e grande parte desse sal foi exportado para países como Nigéria e Camarões. Além disso tivemos poucas chuvas nesse período, o que também permitiu que a produção de sal aumentasse, e consequentemente as exportações”, explica Pedro Terceiro de Melo.

Ainda segundo ele, a previsão para os próximos meses é que a movimentação de sal no Terminal cresça ainda mais. Para o mês de março a expectativa é fechar em 120 mil toneladas – no ano passado foram registrados 85 mil toneladas no mesmo mês.

Já a previsão para o primeiro semestre desse ano é atingir em torno de 800 mil toneladas, o que no comparativo com os primeiros seis meses de 2013 aumentaria a movimentação em mais de 50%, já que no primeiro semestre do ano passado o Terminal movimentou 524,2 mil toneladas de sal.

Terminal Salineiro de Areia Branca já embarcou 254.804 toneladas de sal somente nos dois primeiros meses do ano

TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA RECEBERÁ PARTE DOS CONCURSADOS NESSA ETAPA

Porto-Ilha registra nos primeiros meses aumento percentual na movimentação de sal

Administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), o Terminal Salineiro de Areia Branca começou bem o ano de 2014. Fechou os meses de janeiro e fevereiro deste ano com aumento percentual na movimentação de sal em relação ao mesmo período de 2013.

Enquanto no ano passado o Porto-Ilha embarcou 106.700 toneladas em janeiro, neste ano o volume em toneladas alcançou 147.980 para o mesmo mês, o que significa um aumento de 38,69%.

Já em relação ao mês de fevereiro de 2014 o Terminal Salineiro embarcou 106.824 toneladas de sal, contra 104.650 no mesmo mês do ano passado. Esses números traduzem um aumento de 2,08% durante o mês e de 20,56% no acumulado.

Segundo a Codern, neste ano o Terminal já recebeu oito navios, que foram responsáveis pelos embarques acima registrados. Somados os valores de janeiro e fevereiro, o Porto-Ilha já somou um volume de 254.804 toneladas embarcadas de sal.

No ano passado, em janeiro e fevereiro foram somadas 212,35 toneladas em embarques de sal, com quatro navios em cada mês. Isso significa que o aumento, no comparativo realizado nos dois primeiros meses de cada ano, chega a quase 20%.

sábado, 15 de março de 2014

Prefeitura de Areia Branca e Ufersa firmam parceria para oferta de cursos direcionados aos assentamentos no município

0

Professora Elisabete Stradiotto, Juliana Rebouças e Ari Félix durante o encontro na Ufersa/Mossoró

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, firmou parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para ofertar cursos direcionados aos assentamentos do município, por meio do Programa de Educação Tutorial.

O Projeto PET Gestão Social do Programa de Educação Tutorial é formado por alunos do curso de Administração da Ufersa, tendo como coordenadora a professora Elisabete Stradiotto.

Serão oferecidos cursos nas áreas de Gestão Ambiental, Marketing, Finanças, Liderança e Cooperativismo. Os assentamentos de Casqueira I e II, neste município, serão os primeiros a serem contemplados.

00

No encontro com os bolsistas foi decidido que os cursos iniciam ainda no mês de abril

Em reunião realizada na quinta-feira, 14, na Ufersa, em Mossoró, com a coordenadora do projeto, Elisabete Stradiotto, os bolsistas do projeto, a gerente de Gestão Ambiental, Juliana Rebouças, e o secretário de Agricultora, Ari Félix, ficou decidido que ainda no mês de abril serão iniciados os cursos. 

Aquaviários discutem renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho com empresas que têm data-base em março e abril

0

Sindicalistas João Batista Souto, Lenilton do Vale e Francisco Ventura acreditam numa boa participação dos marítimos   

Será realizada neste sábado, 15, às 10h, na sede do Sindicato  dos Mestres, uma Assembleia Geral com a categoria de aquaviários que trabalha nas empresas de navegação de Areia Branca. O objetivo da reunião será discutir a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho com as empresas que têm data-base em março e em abril.

Na pauta, estão temas como a correção salarial, que visa corrigir o salário pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), englobando variação do índice e ganho real, totalizando 10% A correção salarial pretendida tem por objetivo recompor os salários da categoria e fortalecer o Instituto da livre negociação.

Na pauta do encontro, também será abordada a participação dos aquaviários nos lucros e/ou resultados da movimentação financeira das empresas. Consiste no pagamento de um valor  nominal a todos os integrantes da categoria, a título de PLR de que trata a Lei 10.101 de 19.12.2000.

Outros temas: Vale-alimentação: o valor de correção solicitado visa cobrir os custos com aquisição de mantimentos. Garantia de emprego: conceder garantia de 12   meses o período exclusivamente anterior a aquisição de direito a aposentadoria. O  prazo visa proteger os trabalhadores em véspera de aposentadoria.

Além destas cláusulas, serão discutidas outras reivindicações e a manutenção das atuais 26 cláusulas e dezenas de parágrafos.

O dirigentes sindicais, João Batista Souto, Lenilton do Vale e Francisco Ventura esperam contar com a participação dos  associados marítimos que trabalham nas empresas Sermapra, HB Navegação, Antonio Carlos Transp. Marítimos, com data-base em 1º de abril. E Navenor S/A e Nacional Transp. Marítimos (conhecida como Maranata), com data-base em 1º de março.

A assembleia delegará poderes para os representes sindicais a negociarem os empresários do setor de navegação.  

sexta-feira, 14 de março de 2014

Prefeitura de Areia Branca pleiteia aumento do repasse de royalties pela produção marítima de óleo e gás natural

AREIA BRANCA DO ALTO

Areia Branca busca royalties pela produção marítima de óleo e gás natural, especificamente quanto às plataformas

Dentro do processo em que a Prefeitura de Areia Branca processa a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Juíza Federal Emanuela Mendonça Santos Brito, da 8ª Vara, realizou inspeção no município de Areia Branca.

Na ação, o Executivo areia-branquense pleiteia o aumento do repasse de royalties com o argumento de que as instalações nas quais há o escoamento da sua produção marítima de óleo e gás natural, especificamente quanto às plataformas, seriam caracterizadas como de embarque e desembarque.

A inspeção da magistrada foi acompanhada pelos representantes judiciais da prefeitura e da ANP, além de um engenheiro e um técnico da Petrobras, e, na qualidade de preposto, um engenheiro da Agência.

Nessa inspeção não foi possível analisar e visitar as instalações e plataformas. Com isso, a Juíza Federal Emanuela Mendonça promoveu uma reunião onde todas as partes envolvidas no processo se pronunciaram e expuseram os questionamentos.

A magistrada destacou que o objetivo da inspeção era “primordialmente, buscar esclarecimentos técnicos, advertindo as partes não adentrarem em discussão jurídica ou normativa”.

Fonte: Site da JFRN

Governadora empossa o novo secretário de Segurança Pública do RN, general Eliéser Girão Monteiro Filho

Posse Sec.de Segurança_Demis Roussos (5)

General Eliéser sendo empossado como novo secretário de Segurança do RN pela governadora Rosalba Ciarlini

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deu posse do novo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, general Eliéser Girão Monteiro Filho no final da manhã desta sexta-feira, 14, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal. Estiveram presentes todos os quadros de comando da segurança pública do Estado e secretários de diversas pastas.

No discurso de posse, o novo secretário traçou as principais linhas de trabalho e traçou um rápido panorama do quadro de segurança pública x violência no Brasil. “A Segurança Pública não se faz sozinho, precisa de toda a sociedade para ser feita”, disse o novo titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) após a assinatura do termo de posse.

A Chefe do Executivo Estadual disse que confia no trabalho do novo secretário. “Eu tenho certeza que nós vamos avançar nas ações na Segurança Pública, não só para a Copa do Mundo, mas desde já”, pontuou.

Posse Sec.de Segurança_Demis Roussos (6)

No discurso de posse, o novo secretário traçou as principais linhas de trabalho

O general Monteiro é natural de Fortaleza (CE) e é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima. (Com informações de Assecom/RN).

Foto: Demis Roussos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações