segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Homenageando Marquês de Sapucaí, Beija-Flor tenta bicampeonato do Carnaval do Rio

Tradicional escola de samba de Nilópolis tenta mais um título

A Beija-Flor foi campeã em 2015 cercada de muita polêmica com o seu enredo sobre a Guiné Equatorial. Para o Carnaval 2016, a azul e branca de Nilópolis optou por um homenageado menos polêmico: Cândido José de Araújo Viana, o marquês de Sapucaí.

O enredo "Mineirinho Genial! Nova Lima – Cidade Natal. Marquês de Sapucaí - O Poeta Imortal" contou a história do político que deu nome à passarela do samba carioca, que foi ministro da Fazenda e da Justiça do Império, Conselheiro de Estado, deputado, Presidente de Província e senador.

Atriz Cláudia Raia comemorou 30 anos desfilando pela Beija-Flor

Sem patrocinadores, a escola ainda assim entregou um desfile cheio de brilho e luxo mesmo com fantasias mais leves, menos plumas e abusando de materiais alternativos. Mas o enredo de pouco apelo popular não chegou a empolgar o público.

Personagens já históricos do Carnaval carioca, a porta-bandeira Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho foram muito aplaudidos ao evoluírem em frente aos setores 12 e 13, os últimos do sambódromo. Os dois já somam 25 anos de parceria. "É uma forma de reconhecimento para o público. Cada ano dá um friozinho na barriga porque somos humanos", comentou Selminha. "Minha fantasia é de colombina, que sempre foi meu sonho. Dessa vez consegui realizar", contou.

Beija-Flor abusou do luxo para lembrar do ciclo do ouro em Minas Gerais

À frente da bateria, a rainha Raíssa de Oliveira, há 14 anos na escola, representou a nobreza da corte. "Minha preparação é rezar, fazer uma oração, me benzo e entro com o pé direito", contou ela, na concentração. Além das musas, os ritmistas tiveram companhia de violinistas da orquestra da favela da Maré, que tocaram durante o desfile.

Madrinha da escola, a atriz Cláudia Raia comemorou 30 anos desfilando pela Beija-Flor. "Tenho muito orgulho de ser madrinha dessa escola maravilhosa. Tenho um respeito muito grande pela comunidade de Nilópolis. A organização dessa escola não tem para ninguém. Rumo ao bicampeonato", disse à atriz, sorridente, enquanto posava para fotos com fãs.

Comissão de frente representou o barroco mineiro

No segundo setor, a Beija-Flor abusou do luxo para lembrar do ciclo do ouro em Minas Gerais, sobretudo nas cidades da região de Congonhas de Sabará, atual Nova Lima, terra natal do homenageado.

Em seguida, o desfile da Beija-Flor passou à biografia do marquês de Sapucaí, enfocando sua formação acadêmica com um carro que representava seus estudos na prestigiada Universidade de Coimbra, em Portugal, onde se formou em direito aos 21 anos.

A escola relembrou também a atuação política do homenageado, que ganhou a alcunha de "O Executivo do Império".

Bateria teve apresentação impecável

Encerrando o desfile, a passarela do samba --que é o motivo pelo qual o nome do marquês de Sapucaí ainda é lembrado hoje-- foi homenageada com um carro nas cores da escola, cheio de beija-flores e espelhos, relembrando os momentos marcantes da trajetória da própria agremiação, primeira a ser campeã neste local de desfiles, em 1978, e também maior campeã da Sapucaí, com 11 de seus 13 títulos obtidos nesse palco.

Confira a ordem dos desfiles no primeiro dia na Sapucaí

21h30 - Estácio de Sá
Entre 22h35 e 22h52 - União da Ilha
Entre 23h40 e 0h14 - Beija-Flor
Entre 0h45 e 1h36 - Grande Rio
Entre 1h50 e 2h58 - Mocidade
Entre 2h55 e 4h20 - Unidos da Tijuca

Com informações do UOL, no Rio

Fotos: Julio Silva / André Campos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações