segunda-feira, 4 de abril de 2016

Contribuinte tem até o dia 29 deste mês para entregar declaração do Imposto de Renda

Receita Federal em Mossoró já recebeu mais de 16 mil declarações (Foto: Reprodução)

O contribuinte que ainda não entregou sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 (IRPF) terá até o dia 29 de abril para fazê-lo. Até esta segunda-feira, 4, 16.200  contribuintes entregaram suas declarações à Delegacia da Receita Federal em Mossoró (DRF), esse número representa cerca de 27,8% do esperado, que é  61.000.

Quem tiver dúvidas sobre o IRPF/2016 poderá acessar na página da Receita o “Perguntão”. Nela o contribuinte encontrará perguntas e respostas sobre o Imposto de Renda solucionadas pela instituição.

Para quem já fez a declaração e está a espera da restituição a Receita já divulgou as datas dos lotes. Os valores serão corrigidos pela taxa Selic–atualmente ela é de 14,25%. Veja abaixo as datas:

1º lote: 15 de junho

2º lote: 15 de julho

3º lote: 15 de agosto

4º lote: 15 de setembro

5º lote: 17 de outubro

6º lote: 16 de novembro

7º lote: 15 de dezembro

Além da ordem de entrega da declaração terá prioridade na restituição quem tiver idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com enfermidades graves e os portadores de necessidades especiais.
Quem não entregar a declaração em tempo hábil terá que pagar multa de 1% do imposto devido ao mês. O menor valor de multa é de R$ 165,74, podendo chegar até 20% do imposto devido.

Para declarar o IRPF/2016 é necessário baixar o software na página da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).O programa é compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac, Solaris, Linux e multiplataforma. Quem optar pela  declaração através dos dispositivos móveis (Smartphones ou Tablets)  deverá  baixar o aplicativo nas  lojas Google Play (Android) e App Store (IOS).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações